Na última terça-feira (6), foi realizada a primeira etapa do FESPA Brasil Fórum, em São Paulo. Com palestrantes especialistas do setor de impressão, os profissionais presentes adquiriram um aprendizado único, com rico conteúdo que uniu gestão, tecnologia e dados exclusivos do mercado.
O evento teve início com o diretor da FESPA Brasil, Alexandre Keese, explicando a parceria entre APS Feiras e FESPA e o programa de reinvestimento no mercado. Keese apresentou números do FESPA Print Census, pesquisa global realizada em parceria com a InfoTrends e que teve expressiva participação do Brasil. Os números exclusivos refletem as tendências vistas no atual mercado de impressão.
Os dados ilustram relevantes tendências dentro do setor: o otimismo do mercado, em especial em relação ao seu próprio negócio; o entendimento de que a indústria de impressão é também uma indústria de serviços, ou seja, é preciso ir além de oferecer o produto: é preciso oferecer soluções ao cliente; o aumento da demanda em materiais customizados, com menores tiragens; o crescimento de segmentos como impressão digital - em especial na área têxtil - e a sinalização digital, que pode conviver em harmonia com sinalização impressa.
Todos as conclusões foram baseadas em entrevistas com profissionais do setor, principalmente do Brasil; números detalhados do FESPA Print Census foram apresentados aos participantes na primeira etapa em São Paulo e serão novamente mostrados em todas as edições do FESPA Brasil Fórum.
Para Alexandre Keese, "ter a oportunidade de realizar um encontro repleto de informações como este é muito importante para a APS e FESPA. Em São Paulo, conseguimos atingir os objetivos ao transmitir aos empresários e profissionais de impressão um panorama completo, com números exclusivos do mercado, além de ensinamentos de gestão e tecnologia. Com as informações corretas, o investimento do empresário é potencializado. Reforçamos assim o nosso compromisso com o FESPA Brasil Fórum em reinvestir o lucro da feira em ações para agregar valor ao mercado, para que este possa crescer de forma sustentável".
Mercado e gestão
O consultor Hamilton Terni Costa iniciou a etapa de gestão de negócios do FESPA Brasil Fórum tratando da Gestão Inovadora da Gráfica de Comunicação Visual e o mundo novo da impressão das coisas. Hamilton reforçou o conceito de que a indústria se transformou de produto para serviços. Sendo assim, é fundamental que o empresário tenha visão estratégica para revolucionar e reinventar seus métodos e processos para oferecer aos clientes o melhor resultado, com soluções que de fato se encaixem com as necessidades.
O consultor apresentou números do mercado gráfico e detalhou que a base da gestão é formada por pessoas, tecnologias e processos. Dentro disso, estão inseridos recursos humanos, estrutura, materiais, produção, produtividade, finanças, custos e formação de preços, temas detalhados durante a apresentação. Ter a correta consciência destes itens é fundamental para a gestão empresarial de sucesso.
Para Hamilton Costa, "Em um mercado ávido por informações, buscando alternativas para novos negócios e novos nichos, a iniciativa da FESPA na realização do Brasil Fórum é excelente e muito oportuna. Passando por diferentes cidades, propiciando interação e diálogo com os participantes, o fórum estimula o desenvolvimento de um mercado que já é surpreendente e crescente em nível mundial".
A palestra, que também abordou temas como web-to-print, sustentabilidade, a diversidade de possibilidades da impressão no mundo atual, os novos mercados da impressão e seus desafios, será novamente ministrada nas outras cidades do FESPA Brasil Fórum.
Programa de tecnologia
No período da tarde, teve início no FESPA Brasil Fórum o programa de tecnologia com Alexandre Keese, um dos grandes especialistas em Adobe Photoshop da América Latina e Adobe Certified Expert. Uma oportunidade exclusiva de aprender gratuitamente conceitos e técnicas com um profissional de enorme renome dentro do mercado.
Alexandre Keese destacou em sua apresentação temas de extrema relevância e que fazem parte da rotina do profissional que trabalha com impressão, com dicas para agilizar o fluxo de trabalho, otimizar a pré-impressão e diminuir a quantidade de erros e retrabalhos, reduzindo tempo e custos de produção.
O especialista abordou temas como resolução do arquivo, formatos, interpolação, o poder de tratamento do Photoshop e de seu plugin Camera RAW, exportação e fechamento de arquivos da maneira correta, evitando assim dores de cabeça com diferenças de cor e formato.
Foi apresentada uma ampla explanação sobre cores, luminosidade, saturação e como o entendimento destes conceitos pode transformar os trabalhos. O mesmo vale para a valiosa explicação sobre fontes, sua infinidade de opções e como trabalhar com criatividade para inovar nos projetos.
Durante sua apresentação, Alexandre Keese ressaltou a importância do planejamento como elemento fundamental para o sucesso do projeto. Para atingir este resultado, é imprescindível o conhecimento do processo e de todas as etapas da produção. Diversos aplicativos foram usados pelo profissional de impressão durante a palestra, que agradou os participantes e abriu novos horizontes para o fluxo de trabalho eficiente. Alexandre Keese estará presente em todas as cidades do FESPA Brasil Fórum para uma grande aula.
Resposta positiva
O retorno da primeira etapa do FESPA Brasil Fórum, em São Paulo, contou com um saldo muito positivo. Os presentes no Senai Barueri relataram a oportunidade única que tiveram em aprender, em um dia, um material essencial sobre gestão e tecnologia, abraçando assim todos os processos empresariais e dando a oportunidade especial de adquirir novos e modernos conceitos. Foi possível ainda ao participante conversar com outros profissionais do setor para trocar experiências e até iniciar parcerias de negócio.
Para Bruno Cialone, da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), "é preciso que ocorram muitas outras iniciativas como o FESPA Brasil Fórum. Foram apresentados dados estatísticos importantes de pesquisas, algo que sentimos falta no Brasil". Bruno destacou ser essencial que o empresário gráfico saiba sobre gestão de empresa e tecnologia, para que seus equipamentos sejam usados em toda sua capacidade e criatividade. Para ele, as companhias gráficas precisam ser parte do resultado do cliente, uma verdadeira provedora de soluções.
O empresário Ruy Massakazu Yamanaka, de São Bernardo do Campo (SP), ressaltou o quão útil é o conhecimento em tempos difíceis: "No momento pelo qual estamos passando, é preciso justamente ir atrás de novos mercados dentro da comunicação visual e alcançar outras possibilidades, também reforçando o conhecimento no mercado em que se atua. O evento ajudou nesse sentido".
João Fabiano Marques, de São Paulo (SP), atua no campo de comunicação visual e considerou a iniciativa muito produtiva: "Para quem trabalha no segmento, é muito importante ter acesso às estatísticas, pois faz a diferença na hora de planejamento e tomada de decisões. Este equilíbrio de teoria e técnica do FESPA Brasil Fórum é muito bom, e a iniciativa da FESPA em promover encontros fora dos dias da feira mostra seu comprometimento com os profissionais e com o mercado".
Leopoldo Pereira Guarnieri, empresário da indústria gráfica de Itu (SP), "o evento é muito interessante porque é sempre positivo discutir tendências e novidades, abordando dificuldades que todos temos em nossa rotina de trabalho. É bom para o negócio que o empresário saiba olhar com consciência em tudo que está em sua volta para tomar decisões acertadas. E o FESPA Brasil Fórum trouxe esta oportunidade".
Louis Mituru Yuba, empresário, ressalta que o aumento do conhecimento colabora na execução do trabalho: "Temos que fazer muitos eventos como este no Brasil. É possível inspirar os profissionais"; Louis também destaca que é preciso visualizar os novos horizontes, e as palestras do FESPA Brasil Fórum ajudam nesta propagação, em especial para que o profissional entenda a cultura em que está inserido e os nichos de mercado que estão presentes.
FESPA Brasil Fórum percorre o país
Após o sucesso do FESPA Brasil Fórum em São Paulo, a iniciativa passa por mais cidades: dia 20 de outubro o evento acontece no Senai Rio de Janeiro (RJ); em 27 de outubro é a vez do Recife (PE) receber a iniciativa; Curitiba (PR) será palco do FESPA Brasil Fórum em 12 de novembro no Sigep Paraná; Blumenau (SC) também está entre as cidades escolhidas e terá o evento no dia 17 de novembro; a última etapa será em Brasília, dia 24 de novembro, no Sindigraf-DF. Ao final, dentro da FESPA Brasil 2016, de 6 a 9 de abril, ocorre o 1º Encontro Nacional, que fará um balanço de tudo que foi abordado.
A iniciativa acontece graças ao programa de reinvestimento da FESPA, chamado de "Profit for Purpose", ou seja, "Lucro com Propósito". O reinvestimento é voltado para projetos que visam educar e desenvolver as técnicas do profissional de impressão, em um grande encontro de toda a comunidade, que poderá trocar ideias sobre mercado, tendências, produtos e muito mais.
Com realização da APS Feiras e FESPA, o FESPA Brasil Fórum tem como Patrocinadores Ouro as empresas Mimaki, Roland, FIX Impressoras, Vinilsul e Sign Supply; os Patrocinadores Prata são OKI, New Time, Vinilsul, IITA e Havir. Todas as informações sobre o fórum em: www.fespabrasil.com.br/pt/forum-fespa-brasil. Inscrições podem ser feitas no link: www.fespabrasil.com.br/pt/forum-fespa-brasil/inscricao.