A cidade do Rio de Janeiro recebeu no último dia 20 a segunda etapa do FESPA Brasil Fórum. Com profissionais de grande experiência no setor de impressão, o público presente aproveitou a chance única de adquirir um rico conteúdo, que englobou a melhor gestão, alta tecnologia e números importantes do mercado.
O evento no Senai Rio de Janeiro contou com a presença do gerente executivo do Senai Maracanã, Jorge Rezende Soares (na foto acima), e Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho, da SIGRAF (Sindicatos das Industrias Gráficas do Est. do Rio de Janeiro) e FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que abriram o evento.
Em seguida, o diretor da FESPA Brasil Alexandre Keese falou da parceria entre APS Feiras e FEPSA e também sobre o "Profit for Purpose", programa de reinvestimento global executado no mercado com os lucros da feira. Keese apresentou números do FESPA Print Census, pesquisa global realizada em parceria com a InfoTrends e que teve expressiva participação do Brasil. Os números exclusivos refletem as tendências vistas no atual mercado de impressão.
Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho, Sigraf e Firjan
Os dados ilustram relevantes tendências dentro do setor: o otimismo do mercado, em especial em relação ao seu próprio negócio; o entendimento de que a indústria de impressão é também uma indústria de serviços, ou seja, é preciso ir além de oferecer o produto: é preciso oferecer soluções ao cliente; o aumento da demanda em materiais customizados, com menores tiragens; o crescimento de segmentos como impressão digital - em especial na área têxtil - e a sinalização digital, que pode conviver em harmonia com sinalização impressa.
O FESPA Brasil Fórum contou também com as presenças de Cesar Brito, consultor comercial da Mimaki, e Bruno Ayala, Suporte Técnico & Especialista de Produto LATAM da Caldera, patrocinadores da iniciativa que abordaram sobre soluções importantes existentes dentro do mercado de impressão.
Cesar Brito, Mimaki
Mercado e gestão
O consultor Hamilton Terni Costa iniciou a etapa de gestão de negócios do FESPA Brasil Fórum tratando da Gestão Inovadora da Gráfica de Comunicação Visual e o mundo novo da impressão das coisas. Hamilton reforçou o conceito de que a indústria se transformou de produto para serviços. Sendo assim, é fundamental que o empresário tenha visão estratégica para revolucionar e reinventar seus métodos e processos para oferecer aos clientes o melhor resultado, com soluções que de fato se encaixem com as necessidades.
Hamilton Costa, AnConsulting
O consultor apresentou números do mercado gráfico e detalhou que a base da gestão é formada por pessoas, tecnologias e processos. Dentro disso, estão inseridos recursos humanos, estrutura, materiais, produção, produtividade, finanças, custos e formação de preços, temas detalhados durante a apresentação. Ter a correta consciência destes itens é fundamental para a gestão empresarial de sucesso.
Programa de tecnologia
No período da tarde, teve início no FESPA Brasil Fórum o programa de tecnologia com Alexandre Keese, um dos grandes especialistas em Adobe Photoshop da América Latina e Adobe Certified Expert. Uma oportunidade exclusiva de aprender gratuitamente conceitos e técnicas com um profissional de enorme renome dentro do mercado.
Alexandre Keese destacou em sua apresentação temas de extrema relevância e que fazem parte da rotina do profissional que trabalha com impressão, com dicas para agilizar o fluxo de trabalho, otimizar a pré-impressão e diminuir a quantidade de erros e retrabalhos, reduzindo tempo e custos de produção.
Bruno Ayala, Caldera
FESPA Brasil Fórum percorre o país
O FESPA Brasil Fórum, após passar por São Paulo e Rio de Janeiro, segue com sua agenda: dia 27 de outubro em Recife (PE); Curitiba (PR) será palco do FESPA Brasil Fórum em 12 de novembro no Sigep Paraná; Blumenau (SC) também está entre as cidades escolhidas e terá o evento no dia 17 de novembro; a última etapa será em Brasília, dia 24 de novembro, no Sindigraf-DF. Ao final, dentro da FESPA Brasil 2016, de 6 a 9 de abril, ocorre o 1º Encontro Nacional, que fará um balanço de tudo que foi abordado.
A iniciativa acontece graças ao programa de reinvestimento da FESPA, chamado de "Profit for Purpose", ou seja, "Lucro com Propósito". O reinvestimento é voltado para projetos que visam educar e desenvolver as técnicas do profissional de impressão, em um grande encontro de toda a comunidade, que poderá trocar ideias sobre mercado, tendências, produtos e muito mais.
Com realização da APS Feiras e FESPA, o FESPA Brasil Fórum tem como Patrocinadores Ouro as empresas Mimaki, Roland, FIX Impressoras, Vinilsul e Sign Supply; os Patrocinadores Prata são Alltak, Akad, Caldera, LZ, OKI, New Time, Poly Fly, IITA e Havir. Todas as informações sobre o fórum em: www.fespabrasil.com.br/pt/forum-fespa-brasil.