O mundo da comunicação visual está sempre em busca de usar novos e criativos materiais para as suas criações. Isso vale para a decoração em ponto de venda e em objetos que podem se integrar em projetos inteligentes de comunicação visual.
A impressão em termoplásticos, especialmente a impressão em acrílicos, está cada vez mais próxima da comunicação visual, não só em grandes projetos de decoração de fachadas como na decoração de interiores, na comunicação visual funcional e também na produção de pequenos e lucrativos objetos personalizados.
Mas, o que é o acrílico? O acrílico é um dos primos mais nobres da família dos termoplásticos, seu uso vai desde do ramo médico para hemodiálises e incubadoras pré-natal, e em armazenamento de alimentos.
Há uso também em móveis e peças decorativas como mesas, luminárias, aquários, acessórios de banheiro, clutchs e bijuterias. Mais especificamente para Comunicação Visual, temos além do acrílico o uso de diferentes termoplásticos como PETG, PSAI, PVC, Alveolar e XPS, que usamos nos mais variados tipos de expositores, faixa de gôndola, display de balcão e porta-folders, por exemplo.
Os termoplásticos são muito versáteis. Muito usados na indústria em geral, podem ser injetados, termo-moldados, adesivados, impressos, envelopados, e também utilizados com outros materiais como ACM, madeira, aço e outros.
Investir em uma Estação de Transformação de Acrílicos, além de uma ótima opção, é também umas das mais baratas, pois muitas empresas já investiram em uma laser ou ECNC e agora com bem pouco investimento podem dar forma aos seus cortes e transformar ideias criativas em realidade.
A versatilidade deste material permite que gráficas e empresas de comunicação visual ampliem muito seu mercado de atuação se destacando da concorrência, sejam nos segmentos de PDV, brindes, carenagem de proteção, displays, luminárias, expositores, móveis, bijuterias e diferentes peças de design.
Saber identificar as características de cada material é muito importante para definir sua melhor aplicação. Basicamente, podemos encontrar duas formas de fabricação:
- Cast, em que temos dois vidros juntos que separados por uma borrachinha nos dá a espessura final após cozimento da resina;
- Extrudada, em que a resina é prensada em dois rolos e depois resfriada rapidamente.