Com as novas tecnologias de impressão e novos suprimentos disponíveis, se abriram muitas novas oportunidades de atuação para nosso mercado. Vemos o aumento de demanda para as impressões tanto solvente, quanto UV e látex.
Um dos nichos mais desejados pelos empresários é o mercado da decoração, por ser mais rentável que a comunicação visual tradicional. Porém, é necessário ter um “plano de ação” bem alinhado quando se trata de atuar em novos nichos.
Vejo hoje, em muitas empresas, um emaranhado de “tentativas” de abraçar nichos. Afinal, são muitas as oportunidades que aparecem e, assim, muitas empresas pegam um pouco de cada, tentam abraçar tudo e não conseguem ter sucesso em nenhum nicho.
Depois, acabam por voltar ao formato tradicional, e, muitas vezes cansados, aceitam cair em guerras de preços novamente para sobreviver. Os vendedores acabam tendo tantos novos focos sem conhecimento aprofundado em nenhum que não dão continuidade e, para bater as metas, permanecem no mesmo formato comercial anterior.
Apostar em um novo mercado é uma das melhores iniciativas para quem deseja ter mais lucratividade, porém, requer muita análise prévia principalmente de quem serão os clientes deste mercado, como irão atingi-los e alinhar o marketing, a estrutura comercial e de produção. Os investimentos mais assertivos para isto são em marketing e em treinamentos específicos para a equipe. Para que tudo isto funcione, o ideal é focar em um novo nicho somente e, quando este estiver dando resultados, partir para novas oportunidades!
Os mercados em alta para os próximos anos são: Decoração (residencial e corporativa); PDV (pontos de venda), principalmente com o novo modelo de “retail” - que tem o objetivo de gerar experiências dos clientes em pontos físicos; soft signage - comunicação visual em tecidos impressos; envelopamento automotivo; eventos e a indústria moveleira.