A comunicação visual está presente nos mais diferentes locais e cumprindo diferente funções. Entre estes estabelecimentos, estão as áreas de saúde, especialmente hospitais, mas também postos de saúde, laboratórios e consultórios de todas as especialidades.
Não há dúvidas de que este é o ambiente em que mais se inspiram cuidados no momento de pensar em um projeto e também no momento da instalação. A comunicação visual em um hospital precisará seguir regras e conceitos fundamentais para proteger a saúde das pessoas. Porém, a impressão e sinalização com uso de acrílico e ACM são bem importantes para os ambientes.
Quando pensamos em um projeto de comunicação visual para uma área de saúde, a funcionalidade precisa estar sempre em primeiro lugar. Ou seja: qual objetivo principal da sinalização? Onde e como ela será instalada? Ela estará na passagem? Ela tem pontas ou quinas que podem ferir alguém? O que está escrito nela está impresso com clareza? A que distância é possível ler a informação? A indicação está apontada de forma clara e inteligente? As tintas e mídias usadas são as mais corretas para o ambiente que estou usando? A sinalização será resistente ao ambiente em que será instalado? Esta e muitas outras perguntas têm que ser sempre feitas.
Em primeiro lugar, por sua função informativa. É essencial a um hospital ou qualquer área médica ter bem claras as informações de onde cada departamento fica, cada sala, as direções que o paciente precisa seguir e especialmente onde pode-se ou não entrar, e a sinalização impressa pode ajudar em todos os momentos.
Há, inclusive, vários conceitos com o uso de formas, cores e fontes para ajudar na identificação. Essas comunicações podem estar nas paredes, pisos, em cartazes, totens e outros espaços. Isto é muito importante, pois erros de locomoção dentro de um hospital por conta de falhas de sinalização podem gerar desconforto enorme a um paciente, especialmente se este já estiver com dificuldades de locomoção.
Então o pensamento é o de usar materiais que sejam resistentes e não percam a sua coloração ao passar do tempo, para que as informações estejam sempre bem claras aos usuários.
E, claro, materiais atóxicos, sem odores. Uma laminação fosca também ajuda para proteger a decoração de limpeza e também não prejudicar o ambiente. E, nos mobiliários de comunicação visual, tomar cuidado na instalação para não influenciar na rotina do hospital.
Porém, a impressão digital pode ir além e ajudar a trazer mais conforto a um ambiente que nem sempre utilizamos em bons momentos. Um exemplo claro é a ala infantil, em que é possível decorar salas e ambientes com muitas cores e desenhos, dando uma alegria maior às crianças que estarão no hospital. Há muitos cases de sucesso nessa área.
Os hospitais podem acabar sendo menos "pesados" para uma criança se o ambiente for mais colorido e menos "branco" - claro que sempre levando em conta todas as normas e necessidades médicas. Há até cases de equipamentos de tomografia decorados para não despertar medo nas crianças. Esta visão mais humanizada das unidades de saúde é algo que vem crescendo muito e deve se tornar padrão nos próximos anos.
Então, se a sua empresa pensa em entrar nesta área, alguns pontos são bem importantes:
- conhecer bem todas as regras e normas de cada ponto
- ter os equipamentos e suprimentos corretos
- buscar sempre novas informações e referências
- estar sempre focado em oferecer uma sinalização funcional
- ser criativo sempre que possível
Na FESPA Digital Printing, sua empresa terá acesso direto aos fabricantes e representantes de equipamentos e insumos. Será possível entender melhor cada máquina, conhecer os suprimentos disponíveis e conversar com os técnicos para saber quais as opções que mais se encaixam para projetos como esses que falamos na matéria. A credencial de visitante antecipada e gratuita pode ser feita agora em: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.