A Konica Minolta tem um enorme conhecimento do mercado e possui um portfólio completo atuando em diferentes ramos, como impressão promocional, fotografia e rótulos. Seus equipamentos estão sempre evoluindo para atender as constantes necessidades do profissional do setor.
Para mostrar estas evoluções, a Konica Minolta sempre participa da FESPA Digital Printing. Conversamos com Ronaldo Arakaki, Presidente & CEO da Konica Minolta Business Solutions do Brasil, sobre o mercado atual, tecnologia, o crescimento do digital e mais temas. Confira:
Ronaldo Arakaki: A Konica Minolta está presente diretamente no Brasil desde 1988 e, hoje, somos líderes de mercado no segmento de impressão digital colorida de produção (Digital Production Printing). Mundialmente, o Brasil é um país estratégico para nossa empresa, o maior mercado na América Latina, no qual temos excelentes clientes em todos os segmentos em que atuamos, ou seja, promocional, editorial, comercial, fotográfico e de rótulos/etiquetas.
Também é um mercado bastante desafiador e concorrido e, portanto, entendemos que devemos investir sempre não apenas em novas soluções, mas também em atendimento e suporte técnico para que nossos clientes possam extrair o máximo de nossos equipamentos, com o menor tempo de parada possível. Além disso, por meio de parceiros, atendemos todo o território nacional, o que é um desafio bastante grande, já que se trata de um país continental.
Por fim, investimos constantemente na melhoria de nossa estrutura no país, contando, além de nosso escritório administrativo em São Paulo (onde está nosso showroom Digital Imaging Square – DIS), com filiais em Manaus, Porto Alegre, Recife e Florianópolis para atender estrategicamente nossos clientes de norte a sul.
Arakaki: Acreditamos fortemente nos eventos como locais adequados para encontrar clientes e potenciais clientes para nossas soluções. Particularmente sobre a FESPA Digital Printing, trata-se de um evento com visitação altamente qualificada que sempre nos rendeu ótimos negócios e prospecções, uma feira em que o mercado acredita e confia como importante fonte de atualização e investimentos.
Arakaki: Sem dúvidas, o mercado de rótulos e etiquetas é um dos mais promissores dentro do segmento de impressão. Ainda há muitas oportunidades a serem exploradas dentro desse mercado, principalmente no que se refere à impressão digital. Na Konica Minolta, estamos atentos aos desafios que convertedores e clicherias têm enfrentado, como diminuição dos volumes e o aumento dos SKUs, exigência por qualidade, fidelidade de cor, definição de imagem, acabamentos especiais...
Nossa linha AccurioLabel 190/230 destaca-se pela facilidade de uso e a baixa curva de aprendizado, sobretudo em relação a empresas que estão habituadas aos processos de flexografia e rotogravura, com as vantagens de oferecer um rápido tempo de acerto, com mínimo desperdício de papel, performance estável de cor e imagem, e possibilidade de usar as mesmas mídias dos processos convencionais, sem uso de prime. Além disso, apresenta um custo-benefício muito atrativo, o que permite um rápido retorno sobre o investimento inicial.
Temos conquistado vários casos de sucesso em segmentos como rótulos de bebidas, cosméticos, produtos alimentícios, entre outros, que gradualmente estão abraçando a impressão digital como solução para enfrentar os desafios de custo para baixas e médias tiragens.
Arakaki: Sem dúvidas. Mas não apenas produtividade; é preciso inteligência, ou seja, que a produtividade não impacte apenas em se imprimir mais, mas em imprimir com qualidade, com mínimo desperdício, com a possibilidade de atender mais clientes em menor tempo, com um equipamento estável e confiável.
O empresário gráfico já está entendendo isso, e na hora de investir, não procura apenas um equipamento, mas uma solução completa para otimizar rapidamente seu investimento e aumentar a rentabilidade.
Arakaki: Nos orgulhamos de possuir um dos portfólios mais amplos do mercado brasileiro, com soluções para impressão digital para clientes das áreas promocional, editorial, educacional, de rótulos/etiquetas, comercial e fotográfico. Isso, para diferentes tipos de aplicações, em variados volumes e características de produção.
Arakaki: Em um país continental como o Brasil, é fundamental. É o local em que o mercado pode se encontrar, trocar experiências, aprender e investir.
Arakaki: O ano de 2022 nos apresentou os desafios da pós-pandemia, diante dos quais o mercado está mais exigente, com margem menor para investimentos. Por isso, a escolha de um equipamento deve ser a mais assertiva possível, e, nesse quesito, é importante ter uma equipe comercial preparada para ajudar os clientes a projetar seus investimentos, escolher a melhor solução, calcular o ROI e descobrir oportunidades novas de aplicações. Todavia, também está sendo um ano de conquistas e novidades; agregamos dois novos equipamentos à nossa linha de produtos – a AccurioPress C14000 e AccurioPress C7100 – que estão sendo bem aceitos pelos clientes e já possuem casos de sucesso, e muito mais novidades virão por aí.