Artigo - A outra crise: o que as empresas de impressão podem fazer para enfrentar as mudanças climáticas e a COVID-19?

A especialista Sonja Angerer reforça que o empresário que se atentar agora às questões de meio ambiente pode colher frutos mais à frente

Artigo - A outra crise: o que as empresas de impressão podem fazer para enfrentar as mudanças climáticas e a COVID-19?

Por Sonja Angerer

Pela Europa, as medidas para conter a pandemia estão colocando uma pressão extra sobre os impressores digitais. Considerando a pandemia atual, é muito fácil subestimar outra crise global. A batalha contra as mudanças climáticas está em andamento e tem um impacto direto na indústria de impressão. É hora de se preparar.

Eventos e restaurantes fecharam e, na maioria dos países, muitas lojas estão fechadas, pois a crise do COVID-19 tem “sob controle” muitos dos clientes das empresas de impressão digital. Esta situação é particularmente difícil para empresas que têm como foco aplicações de ponto de venda. No entanto, a crise climática ainda é algo que esta indústria precisa se concentrar.

Legenda: A demanda por impressão digital de aplicações para ponto de venda caiu significativamente em 2020. Muitas empresas foram forçadas a cortar custos para seguirem fortes. Foto: S. Angerer

Na comparação com 2019, vendas na indústria de impressão digital como um todo caíram consideravelmente. Isso ainda tem um impacto profundo em seus fornecedores:

- Menor demanda por consumíveis
- Redução do interesse em investir em maquinário
- Contratos de serviço foram trocados ou encerrados

Muitos fabricantes e distribuidores estão agora no processo de se adaptarem à situação, concentrando-se principalmente em mercados em crescimento conhecido, como:

Impressão têxtil
Soft signage (sinalização com tecido)
Design de interior customizado
Itens promocionais e presentes personalizados
Embalagem

Essa estratégia deve ser considerada pelas empresas de impressão digital se elas quiserem garantir o futuro de suas empresas.

Hoje, não está bem claro o quanto a pandemia irá durar ou quais serão seus efeitos de longo prazo. No entanto, esta não é uma razão para subestimar ou esquecer da atual crise climática. Donos de marca e governos, entre outros, têm criado medidas para impedir o aquecimento global. Algumas dessas medidas irão afetar diretamente os negócios de impressão digital.

Engajamento governamental para proteção do clima

 

Legenda: Impressoras digitais com tecnologia UV-LED consomem menos energia. Isto reduz os custos de impressão e também ajudam o meio ambiente. Foto: S. Angerer

A nível nacional, a Alemanha irá introduzir preços de CO2 para aquecimento e transporte já em 2021. A nova Lei Alemã de Proteção Climática de Setembro de 2020 também estipula que as emissões de gases com efeito estufa serão significativamente reduzidas até 2030. Haverá uma revisão anual assim como medidas adicionais que serão postas em prática. Em 2050, a Alemanha almeja ser carbono neutro em nível federal. Isso significa que as frotas corporativas dos impressores, assim como aquecimento dos escritórios e espaços produtivos se tornarão ainda mais caros nos próximos anos como resultado direto das leis de proteção climática.

A União Europeia está também pressionando para que mais medidas sejam introduzidas em seus estados membros, visando apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde 2015, o objetivo principal é criar uma Economia Circular.

Grandes marcas estão sob pressão de todos os lados para aumentar seus esforços para ajudar a mitigar a mudança climática, já que os legisladores frequentemente focam nas maiores corporações, com o tamanho dessas empresas estabelecendo seu enorme impacto no meio ambiente. Ao mesmo tempo, as corporações precisam sempre considerar os investidores e também os clientes, tendo em mente sempre manter uma imagem positiva da marca.

Os compradores preocupados com o meio ambiente esperam que suas marcas favoritas serão responsáveis de forma sustentável para ajudar a salvar o planeta. As empresas de investimento começaram a estabelecer a sustentabilidade como uma necessidade chave para seus investimentos. Como resultado, muitas corporações atualmente publicam Relatórios Ambientais. Para criá-los, eles exigem números confiáveis, por exemplo, sobre a pegada de carbono do material de marketing impresso.

Crise climática manterá as impressoras digitais ocupadas por muito mais tempo do que o COVID-19

 

Legenda: Materiais de tipo único são fáceis de reciclar, então impressoras digitais devem repensar seus produtos para ajudar a lutar contra a crise climática. Foto: S. Angerer

A tendência de sustentabilidade está colocando a indústria de impressão sob pressão. Mais e mais marcas já começaram “retirar da lista” gráficas sem certificação de proteção ambiental. Algumas corporações até solicitam Relatórios Ambientais de seus fornecedores. Pequenos impressores podem achar isso particularmente difícil, pois há uma grande quantidade de trabalho administrativo a ser feito.

No entanto, muitos impressores e produtores de sinalização já vêm investindo pesado em proteção ambiental nos últimos anos. Medidas frequentes incluem:

Auditorias ambientais (ISO 14001)
Investimentos em energia renovável (como painéis solares e bomba de calor)
Medidas para economizar energia nas instalações e no maquinário

Quando um foco aumentado sobre proteção ambiental é comunicado de forma apropriada, os impressores são capazes de fortalecer sua posição no mercado. Em alguns casos, é até possível cobrar alguns custos adicionais do cliente. Com o declínio acentuado para produtos de impressão durante a crise da pandemia, é muito provável que seja muito mais difícil impor algo premium por produtos amigos do meio ambiente para clientes corporativos.

Matar dois pássaros com uma pedra

“Reduzir, reutilizar, reciclar” é uma atitude chave para um uso mais sustentável de recursos naturais. De fato, este slogan só pode ser usado como um amplo modelo para a reestruturação de uma empresa de impressão digital durante a COVID-19.

Reduzir: Reduzir o uso de material, por exemplo, simplificando a seleção de substratos de impressão

Reutilizar: Usar material repetidamente, quantas vezes possível, como por exemplo quadro composto de alumínio e frames de display.

Reciclar: O uso de material coletado geralmente pode ser descartado de forma mais barata.

Portanto, o uso de materiais sustentáveis pode economizar dinheiro durante todo o processo produtivo em uma empresa de impressão digital. A qualidade do produto não será afetada de forma alguma. Isto, é claro, ajuda tanto as margens dos impressores como o meio ambiente.

No entanto, é necessário que haja uma grande digitalização em todo o fluxo de trabalho para garantir uma produção just-in-time eficaz. Isto pode soar um pouco estranho para os impressores digitais, pois eles tendem a se ver como líderes de digitalização na indústria gráfica.

Porém, o golpe duplo de uma mudança climática e da COVID-19 torna mais necessário do que nunca o avanço das impressoras digitais. Para ter uma produção eficiente de custo e material que pouco afete o meio ambiente, é necessário uma visão abrangente e integração de todas as etapas. Começando quando os pedidos dos clientes chegam, todo o caminho do armazenamento, impressão, finalização, controle de qualidade, logística e montagem, devoluções e então o faturamento. Este novo e totalmente integrado nível de digitalização na indústria de impressão digital irá muito além dos fluxos de produção que temos visto em vigor para muitos impressores por anos.

COVID-19 como uma oportunidade aos impressores

A COVID-19 afetou consideravelmente muitos impressores; no entanto, é importante enxergar isto como uma oportunidade única.

Agora é a hora de tornar as empresas de impressão mais eficientes e amigas do meio ambiente. Portanto, talvez a pandemia seja realmente a oportunidade histórica para a indústria gráfica fazer um processo significativo na luta contra as mudanças climáticas.

Fonte: FESPA.com

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