Se pudéssemos comparar a nossa gráfica ou empresa de comunicação visual a um corpo humano, poderíamos dizer que o setor de Vendas é um dos órgãos mais vitais desse corpo. Afinal, sem Vendas teríamos uma empresa asfixiada, próxima à falência.
E uma das grandes questões para qualquer empresário do setor é: Como vender mais? Como faço para encontrar clientes com interesse em fazer letreiros, sinalizações, serviços gráficos, etc? Separei abaixo algumas dicas, ações práticas, que podem ajudar o seu negócio. Espero que goste. Se você quer saber como vender mais, acompanhe as dicas que trouxemos no post!
1. Observe sua carteira de clientes, verifique os ativos e inativos
Muitas vezes, quando pensamos em vender mais, a primeira coisa que vem a nossa a mente é a busca de novos clientes. E não tem problema nenhum nisso, a grande questão é: será que já estamos explorando todo o potencial dos clientes que estão em minha carteira? Vamos pensar no seguinte: esse cara que já é cliente na sua empresa já te conhece, conhece a qualidade do seu material, sabe que você entrega no prazo, ele até mesmo já tem salvo a sua conta corrente ou o mais moderno PIX pra transferência. Sem dúvidas, será uma negociação mais rápida. Por isso, explore todas as possibilidades deles, enxergue as necessidades desse cliente e coloque na mesa tudo que sua empresa pode ajudá-lo.
Com o grande leque que as empresas de comunicação visual têm em seu portfólio, não tenho dúvidas que oportunidades virão. Não se esqueça também de observar em sua carteira os clientes inativos, aqueles que já não compram de você há algum tempo. Mas por quê? Porque muitas vezes ele deixou de comprar de você por um motivo bobo e você simplesmente não foi lá perguntar o que aconteceu, muitas vezes você deu uma brecha e seu concorrente foi lá e abocanhou. Revisite esses caras, telefone, se reconecte com eles, pode ter certeza que você encontrará uma mina de ouro para novas vendas.
2. Utilize as mídias sociais de modo profissional e mantenha um forte vínculo com seu cliente
Sabemos o quanto o mundo online acelerou nos últimos anos, em especial do início da pandemia para cá. Pessoas que só faziam transações por bancos físicos ou só faziam compras na loja física, agora estão migrando para o mundo online. Isso é até mesmo assustador para alguns, e demonstra a necessidade clara de nos estabelecermos como empresa no mundo virtual.
É óbvio que a venda presencial não deixará de existir. Por outro lado, se quer potencializar as vendas da sua empresa, você precisa se estruturar no universo online. Utilizar sites como Facebook, Instagram, dentre outros, pode lhe trazer bons resultados. Ao passo que você cria a sua conta, mostra o dia a dia da sua empresa, publica constantemente conteúdo relevante e consegue direcionar isso para o seu público-alvo, você terá bons resultados, abrirá novas possibilidades de negócios. Por meio da internet, conseguimos ter uma relação de proximidade com o consumidor.
Além das redes sociais mencionadas acima, veja mais dois canais específicos que podem facilitar nosso trabalho:
• Um site responsivo é aquele preparado para receber usuários que estão acessando a internet via dispositivos móveis, como tablets e smartphones;
• Já o WhatsApp Business permite que você venda como se estivesse conversando com um amigo, pelo próprio app.
3. Ofereça atendimento personalizado
O atendimento personalizado tornou-se realidade e não é mais um “diferencial” entre as empresas.
Por isso, uma dica de como vender mais é prezar pela comunicação humanizada:
• Chame seu cliente pelo nome quando mandar e-mails, SMS e até mesmo quando estiverem juntos pessoalmente;
• Esteja disponível para atendê-lo quando necessário;
• Mantenha seus dados de cadastro atualizados;
Novamente, a globalização permite que pequenas, médias e grandes empresas ajam dessa forma e atraiam a atenção do comprador.
4. Utilize a venda recorrente e não se esqueça do pós-venda
Existem empresas que precisam de produtos ou serviços mensalmente, ou até mesmo semanalmente, por exemplo, indústrias que adquirem rótulos de adesivo, supermercados com novos folhetins e diversos outros exemplos. O que falta para você buscar clientes com esse perfil? O que você está fazendo para fidelizar os que já tem carteira? São clientes que precisam de um atendimento Premium, pois facilitam a vida do vendedor e ajudam a vender mais. Venda realizada? Ótimo. O próximo passo é fazer com o que o cliente permaneça contigo, consumindo seus produtos e serviços.
A fidelização é um passo fundamental para quem quer vender mais. Uma maneira de fazer isso é investindo em um bom pós-venda. Afinal, o cliente volta quando encontra o que procurava e quando se sente bem atendido. Entre em contato com o cliente e certifique-se de que o produto ou serviço adquirido atendeu suas expectativas. O cliente está mais exigente e desconfiado daquilo que compra. Hoje ele tem a informação na palma da mão, cabe a você estar bem preparado e desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes. Seguindo essas dicas, aplicando no seu negócio, tenho convicção que você, meu amigo, vai vender todos os dias.
Por Israel Nunes - Fundador do Sales Experience DAY e do CV360, Empreendedor, Especialista em Networking e Vendas, com mais de uma década de estrada na Comunicação Visual
Foto: Business photo created by pressfoto - www.freepik.com