Artigo: Outro capítulo na impressão 3D - uma nova esperança para impressores digitais?

As impressoras 3D coloridas estão se tornando mais acessíveis, potencialmente abrindo novas oportunidades de mercado. O que isso significa para os impressores?

Artigo: Outro capítulo na impressão 3D - uma nova esperança para impressores digitais?

Por Sonja Angerer

As impressoras 3D coloridas estão se tornando mais acessíveis, potencialmente abrindo novas oportunidades de mercado. O que isso significa para os impressores?

A Mimaki Europe apresentou a impressora colorida 3DUJ-22 jato de tinta em uma coletiva de imprensa online no início de novembro. Danna Drion, gerente de marketing sênior da Mimaki Europa, comentou: "Com a introdução de nossa nova impressora 3DUJ-2207 3D, estamos oferecendo 10 milhões de cores para novos clientes, o que por sua vez resulta em uma aceitação ainda mais rápida das tecnologias de impressão 3D como um todo”.

A 3DUJ-22 deve ser lançada no mercado europeu a um valor mais acessível do que os equipamentos atualmente no mercado.

Legenda: Mimaki apresentou a nova impressora 3DUJ-22 3D. Foto: Mimaki

A Mimaki 3DUJ-22 tem o tamanho de 203 x 203 x 76 mm e é projetada para ambientes de escritório. A máquina foi projetada para funcionar com o mínimo de ruído e possui um desodorizador opcional que elimina odores.

“Combinando nossa expertise tecnológica com uma riqueza de experiência no setor e visão de mercado, fomos capazes de criar uma solução inovadora que combina funcionalidade, acessibilidade e design de uma forma que realmente mudará o jogo para muitos criativos. Este lançamento criará um mundo de novas possibilidades para designers e desenvolvedores de produtos, para muitos dos quais a ideia de impressão 3D em cores de alta definição poderia anteriormente estar fora de alcance, e isso é algo de que estamos extremamente orgulhosos ”, disse Drion.

Impressão 3D para impressores: Novas oportunidades, e problemas antigos


Legenda: Impressão 3D de grande formato para aplicativos de PDV da Massivit na FESPA Print Expo 2019. Foto: S. Angerer

Desde 2010, a impressão 3D se tornou mais comum na indústria de impressão digital. As tecnologias de impressão 3D mais comuns na indústria de impressão hoje são:

Derretimento Seletivo a Laser (SLM)
Fabricação por Filamento Fundido (FDM ou FFF)
Estereolitografia (SLA)
Digital Light Processing (DLP)

Hoje, as impressoras 3D com tecnologia de filamento são amplamente utilizadas para fins recreativos e educacionais. Mas mesmo para uso doméstico, essa moda parece ter passado. As primeiras tentativas de investimento na criação de avatares de consumidores com impressoras coloridas de toner provaram até agora não ser tão lucrativas quanto se esperava.

Existem várias razões para isso: os custos de processamento são muito altos para digitalização, limpeza de arquivos e impressão sendo os culpados mais prováveis, já que somam preços elevados no produto final. No entanto, esses preços elevados dissuadiram os consumidores finais e, no passado, as primeiras impressoras 3D não tinham escolha de cores.

Introduzido em 2019, a Mimaki 3DUJ-553 foi uma antecessora da recente 3DUJ-22. Essa impressora oferece até 10 milhões de cores vibrantes e garantiu uma durabilidade muito boa do produto acabado. A nova 3DUJ-22 compartilha a tecnologia 3DUJ-553.

A Mimaki 3DUJ-22 é capaz de imprimir avatares de consumidores em estúdios fotográficos, copiadoras e shoppings. Devido às restrições de viagens de longo prazo durante o COVID-19, a demanda por avatares 3D para consumidores pode muito bem aumentar novamente. Como muitas pessoas não podem visitar suas famílias, elas podem querer criar um avatar 3D.

Os itens de colecionador estão oferecendo um novo nicho de mercado para impressão 3D, no entanto, os modelos patenteados existentes podem ser um problema. Na educação, a impressão 3D pode tornar o ensino mais interativo e fácil de visualizar. As grandes mudanças que estão acontecendo atualmente em todo o mundo na educação podem muito bem ajudar a pavimentar o caminho para modelos 3D em ambientes de sala de aula também.

Impressão 3D no PDV e em outros lugares

Legenda: A tecnologia Jet-Fusion da HP visa principalmente os clientes da indústria. Na foto: Estande da HP na feira de artigos esportivos ISPO Munich 2017. Foto: S. Angerer

Nos últimos anos, os bonecos 3D de grande formato das impressoras 3D Massivit causaram um grande rebuliço na indústria. Graças à tecnologia de gel UV, é possível imprimir esculturas muito grandes em um curto espaço de tempo com as impressoras Massivit. No entanto, essas figuras são monocromáticas, o que significa que, para a maioria das aplicações, elas devem ser detalhadamente pintadas ou envelopadas para o acabamento.

Por enquanto, parece que muitos dos nichos de mercado típicos para impressão 3D de grande formato podem desaparecer por um longo período. A demanda por aplicativos de PDV caiu significativamente devido aos repetidos bloqueios e impactou negativamente o setor de varejo. Cinemas, teatros e locais de eventos estão fechados em muitos países do mundo. A demanda por aplicativos 3D nessas áreas deve se recuperar e pode potencialmente aumentar após a pandemia. No entanto, podemos não ver isso acontecer na Europa Central antes do final de 2021.

A HP se posicionou de forma diferente com sua tecnologia Jet Fusion, lançada em 2014. As primeiras impressoras disponíveis no mercado foram projetadas para bens de consumo e centros de pesquisa e desenvolvimento automotivos. Mesmo hoje, a maioria das impressoras são mais propensas a ser instaladas na engenharia ou em escritórios de designers de produtos. Algumas impressoras, como a empresa italiana Weerg, desde então se especializaram em impressão 3D e fresamento CNC para clientes industriais. Além da consultoria sobre os materiais adequados, eles também oferecem assistência na criação e otimização de dados de impressão 3D. Ainda há muito potencial na produção de protótipos e peças de reposição, mesmo para impressoras 3D de pequenas tiragens.

No entanto, é improvável que esse nicho industrial tenha muito em comum com a impressão tradicional. Como resultado, o preço das impressoras ficará em segundo plano em relação ao investimento necessário para atualizar o modelo de negócios e educar a equipe.

O surgimento do COVID-19 oferece uma oportunidade ideal para os impressores prepararem seus negócios para atender a mercados futuros. Isso parece particularmente promissor, uma vez que mudanças disruptivas no setor já estão em debate. A pandemia pode criar novos nichos sustentáveis e altamente lucrativos para impressoras especializadas em 3D, especialmente perto de centros industriais. Um modelo de impressora 3D barato pode ser um bom ponto de partida para impressoras que buscam ganhar mercado e ser a primeira experiência do cliente.

Fonte: FESPA.com

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil