A Artwork Digital, que foi responsável pelo stand sustentável na FESPA Brasil, criou dois displays para o Centro Universitário UNA. O material, impresso em acrílico usando uma Inca Spyder 320, também serviu como container para ser usado como lixeira para reciclagem - uma para revistas, livros e jornais; outra para remédios fora do prazo de validade.
"Imprimir sobre acrílico é sempre difícil", relata Rômulo de Abreu Guimarães, da Artwork Digital. "Nós fizemos um pré-tratamento com primer antes de mandar para a impressão". Porém, cada container apresentava dilemas de impressão particulares. No caso do container de papel reciclado - cuja definição era uma árvore elevando-se sobre o lixo - foi o uso de cores sólidas o grande desafio.
"Imprimir cores sólidas sobre qualquer substrato é complicado", comenta Rômulo, "mas é ainda mais difícil sobre o acrílico". Felizmente, a Inca Sypder 320 da Artwork Digital se saiu bem nessa tarefa. "Imprimimos na parte de trás do acrílico transparente, e saiu de forma brilhante. Nós então cortamos com uma máquina laser e montamos", relata.
No caso do container de remédios fora da validade, o efeito desejado foi muito diferente. Ao invés de cores sólidas, o cliente pediu a ilusão de um tanque de fluído. A impressão foi na parte fosca do acrílico, criando o efeito perfeito, dando a quantidade correta de transparência para sugerir a aparência do líquido. O resultado foi um display que fez com que as pessoas olhassem duas vezes. "Ele não contém água real, mas parece que tem", declara Rômulo.
"A Inca Spyder 320 nos permite completar o projeto nas especificações e tempo em que o cliente queria. Dada a demanda das impressões e o substrato, foi praticamente um milagre", relata. Além de conseguir a atenção dos alunos do Centro Universitário UNA, o display durável e atrativo impressionou também os jurados do IDEAS Awards, fazendo com que a Artwork vencesse o prêmio na categoria Décor and Furniture.