Ricardo Fantini, diretor comercial do Grupo Fantini, uma das primeiras empresas gaúchas a atuar no segmento de Comunicação Visual, entrou no Hall da Fama da FESPA Digital 2012, uma mostra abrangente de soluções e inovações em impressão de grande formato (digital e têxtil) e impressão de vestuário que ocorreu de 21 a 24 de fevereiro.
Entrevistamos Ricardo para saber suas impressões sobre o evento, o Hall da Fama e também sobre a vinda da FESPA para o Brasil graças a uma joint venture com a APS Feiras & Eventos.
FESPA Brasil - Qual a importância de ter sido nomeado para o Hall da Fama? O que ser um dos finalistas para "Printer of the Year" (Gráfico do Ano) significa para você?
Ricardo Fantini - Acredito que seja muito importante e extremamente gratificante ter o reconhecimento pelo nosso trabalho e dedicação para colocar a Fantini entre as principais empresas brasileiras no ramo. É uma realização profissional muito grande. Acredito que todo profissional que trabalha de forma correta ao alcançar o reconhecimento do seu trabalho, só pode sentir-se muito orgulhoso ao ser um dos indicados.
FESPA Brasil - Qual a importância de visitar a FESPA Digital 2012? Qual o papel que a FESPA desempenha para você e sua empresa?
Ricardo Fantini - Sempre consideramos a FESPA um dos mais importantes eventos para nos atualizarmos e investir em novas tecnologias. Por isso, sempre que possível, nossa equipe está presente na FESPA buscando conhecer as novidades apresentadas pelo mercado. A FESPA é a principal ferramenta de ligação entre o cliente o fornecedor. Ela permite que informações e as novidades cheguem da maneira mais acessível a todos e da forma mais rápida possível.
FESPA Brasil - O que achou da FESPA entrar no Brasil e o que espera desse evento?
Ricardo Fantini - Eu sou uma das pessoas que aguardava com grande expectativa, há muito tempo, para que o evento viesse para o Brasil. Infelizmente o Brasil ainda não era considerado prioridade para os lançamentos mundiais e, com isso, não era possível acompanhar a tecnologia sem visitar feiras no exterior. Acredito que a FESPA Brasil irá mudar totalmente este cenário e vamos ter acesso aqui no Brasil às novidades e informações que o mundo inteiro já possui.
FESPA Brasil - O que você mais gosta e aprecia na indústria gráfica?
Ricardo Fantini - O que me fascina nesse segmento é a dinâmica dos trabalhos e a renovação dos equipamentos. Tudo muda e otimiza-se muito rápido. O que hoje é tecnologia de ponta ou solução para determinada aplicação poderá em poucos meses estar obsoleto no mercado. Por isso, temos que estar sempre antenados e descobrir as novidades do mercado.
FESPA Brasil - Para você qual é a maior oportunidade presente atualmente na indústria?
Ricardo Fantini - O mercado brasileiro está em crescimento acelerado, teremos Copa do Mundo, Olimpíadas, e isso aquece toda a economia de uma maneira geral, tanto em infraestrutura como na movimentação da economia.
FESPA Brasil - O que você considera ser sua maior conquista até o momento?
Ricardo Fantini - Com certeza, colocar o nome Fantini entre as melhores empresas do segmento no Brasil.