Campanhas criativas em pontos de ônibus não são difíceis de se ver. Mas nada ainda se compara com a campanha da fabricante de mochilas EVOC, criada para divulgar a sua linha de mochilas de longa durabilidade. Para mostrar a alta resistência de seus produtos, a empresa alemã decidiu criar uma campanha publicitária que envolvesse o público de forma interativa. Para isso, a agência de publicidade Publicis Munique foi escalada para desenvolver uma ação que provocasse a participação das pessoas, apoiada nos canais de mídia social.
O resultado foi a criação de um "outdoor indestrutível", em cujo centro foi posicionada uma mochila EVOC. A mochila foi colocada em um ponto de ônibus na movimentada rua Budapester, localizada na praça Breitscheidplatz, Berlim. As pessoas eram, então, convidadas a testar as qualidades de amortecimento de choque da mala dando socos, chutes e até se jogando contra o anúncio. Dentro da mochila foi colocado um aparelho que media a força do impacto provocado pelo usuário. Ao mesmo tempo, uma foto do usuário era postada em uma página especialmente criada no Facebook. Com isso, os participantes eram encorajados a compartilhar a sua pontuação e sua foto com os seus amigos na rede social, gerando mais visibilidade para a marca.
A campanha se tornou um grande sucesso com as pessoas fazendo fila para surrar a mochila e uma multidão se aglomerando para ver o que estava acontecendo. A mochila atraiu uma média de 97 pessoas por hora, mas o mais importante pôde ser notado na rede social, que teve um aumento de 220% em número de fãs. Com um esforço modesto, a marca teve um ROI (retorno sobre investimento) significativo, graças à campanha inovadora e original, atraindo a atenção da mídia praticamente no mundo todo.
Veja o vídeo da EVOC:
(Matéria publicada em http://www.fespa.com)