A impressão é peça fundamental para conscientização. São diversas as campanhas que já utilizaram o poder da impressão para levar informação e cuidados à sociedade. Isso vai desde os menores impressos, como anúncios em revistas, até em grandes outdoors.
Hoje vamos mostrar o exemplo de uma impressão diferenciada que conscientizou as pessoas sobre a importância da preservação das espécies e da biodiversidade do planeta: um quebra-cabeças.
A WWF no Canadá promoveu em 2022 a campanha "Peças Ameaçadas de Extinção". Foram quatro quebra-cabeças diferentes, cada um com a imagem de um animal diferente. E qual era a ideia: cada quebra-cabeças tinha exatamente a mesma quantidade de animais restantes daquela espécie.
Desta forma, foram feitos os quebra-cabeças:
Todos os rendimentos foram para o trabalho de conservação do WWF-Canadá, ajudando a construir um futuro onde esses quebra-cabeças se tornem mais difíceis de fazer. Todos os conjuntos já foram vendidos e estão esgotados.
Uma das ideias era a de que o brinquedo pudesse levar a conscientização e as conversas entre os membros da família sobre a proteção da biodiversidade, especialmente buscar não elevar a temperatura média da Terra. O WWF colaborou com a agência AKQA para produzir o conceito e o design do quebra-cabeça, Kuhl & Han em visuais e filmes e Jocelin Carmes nas ilustrações de arte.
Gostou do case? Aproveite e reveja projetos de comunicação visual que buscaram conscientizar: https://www.fespabrasil.com.br/pt/noticias/conscientizando-com-comunicacao-visual
Fonte: Campaigns of the World