Por Antonio Escobar, diretor da Digital Sign Midia e FESPA Expert
Elevar o engajamento nas redes sociais é essencial para construir e manter uma comunidade ativa e atrair novos seguidores. Compartilho com vocês orientações para ajudar a aumentar o engajamento com seu público-alvo:
Crie conteúdo variado: Utilize os diversos formatos que as redes sociais disponibilizam, tais como reels, stories e vídeos ao vivo (lives) para se conectar com seu público de diferentes maneiras. A variedade de conteúdo ajuda a manter o interesse e atenção do público. Afinal, é isso que a rede deseja: que você utilize todas as ferramentas que ela disponibiliza.
Conteúdo original: Priorize a criação de conteúdo original para garantir maior distribuição e engajamento. Publicar conteúdo autêntico e exclusivo ajuda a destacar sua marca e atrair seguidores leais. Ou seja, use preferencialmente fotos reais, vídeos do dia a dia, vídeos momentâneos, abuse dos stories, entre outros.
Interaja com outros criadores/redes (usuários): Comente e interaja com o conteúdo de outras páginas/perfis para mostrar apoio e construir uma comunidade sólida. O engajamento com outros perfis pode gerar colaborações e aumentar a visibilidade da sua marca. Isso se chama reciprocidade.
Faça perguntas e enquetes: Iniciar discussões por meio de perguntas ou enquetes é uma ótima maneira de conhecer melhor seu público e incentivá-los a participar ativamente da sua página. Além disso, ajudará o algoritmo a identificar que o seu perfil está tendo interação e aumentará a entrega dos seus conteúdos.
Responda aos comentários: Mantenha a conversa ativa respondendo aos comentários em suas publicações. Isso demonstra que você valoriza a opinião do seu público e incentiva uma interação contínua. Nada de deixar comentários no vácuo, seja um comentário positivo ou negativo é importante que seja respondido. Lembre-se que o algoritmo é baseado em números e quanto mais interação tiver melhor.
Ao implementar essas dicas, é possível fortalecer o engajamento nas redes sociais e construir uma comunidade online cada vez mais ativa e envolvida, fazendo com que aumente o número de seguidores, visualizações, interações e consequentemente o interesse dos usuários pelos produtos e serviços da sua empresa.