Como ser um vencedor na corrida de negócios do universo gráfico

Há muito mais em comum entre o universo das artes gráficas e o universo da corrida de fórmula 1 do que você imagina. Saiba tudo sobre como ser um vencedor de corridas e obter lucro e sucesso.

Como ser um vencedor na corrida de negócios do universo gráfico

Esse ano foi dada a grande largada para a FESPA Brasil Wrap Cup 2013, uma competição eletrizante em que carros de grande estilo serão decorados pelos maiores feras do envelopamento automotivo que irá ocorrer na feira de comunicação visual, grandes formatos, serigrafia e estamparia digital: FESPA Brasil 2013. Será uma competição que levará em conta tanto a rapidez quanto a técnica e a habilidade dos competidores. Ou seja, não basta ser rápido, tem que ter habilidade, técnica e eficiência. Isso é o que define vencedores em um concurso de envelopamento, em corridas e, claro, no universo gráfico também!

Para um leigo, o negócio de impressão digital parece estar centrado em volta da tecnologia das impressoras - e o que elas podem produzir. Da mesma forma um leigo de Fórmula 1 pode imaginar que o que importa na corrida é apenas o carro e seu motor. Se o carro/motor/gráfica tiver a melhor tecnologia do mercado, então como ele pode dar errado?

Aí está o X da questão. Seja em uma corrida ou na impressão, o sucesso está nos detalhes.

O motorista

Liderança é vital. Na Fórmula 1, o carro mais sofisticado irá perder se o motorista não estiver em boas condições, e ele deve sempre aperfeiçoar sua habilidade e experiência para tirar o máximo de seu veículo. Gerentes de negócios de impressão devem estarem preparados para os negócios, se informando constantemente de tendências e oportunidades, atualizando-se, obtendo informações, aumentando seu networking ativamente e, o mais importante, compartilhando seus insights para toda a equipe de modo que todos compreendam o caminho para o sucesso.

A equipe

Equipes, sejam elas esportivas ou corporativas, são essenciais. Para citar Aristóteles, uma equipe é "maior do que a soma das suas partes". A única forma de alcançar o sucesso é considerar e desenvolver todas as áreas do negócio, da tecnologia ao treinamento. Comunicação forte, constante e aberta irá tornar sua equipe eficiente e motivar sua iniciativa e lealdade.

FESPA Brasil 2013

A estratégia

Estratégia de corrida é fundamental. O objetivo é claro: vencer! Mas como conseguir a vitória? Uma estratégia clara define o "como", e se essa estratégia for comunicada para toda a equipe, todos trabalharão para essa meta clara. Seja uma estratégia simples ou algo mais inovador ou radical, tenha a certeza de que seja um diferencial dos seus competidores, ou então você apenas irá se manter no mesmo nível deles. E não tenha medo de repensar a sua estratégia se as condições mudarem. Afinal, na Fórmula 1, todos mudam de pneu ao mudar o tempo.

As variáveis

Há muitos fatores que podem afetar a performance de um motorista experiente. No mundo da Fórmula 1, horas são gastas para configurar o combustível, pneus e suspensão. Impressores também podem olhar para além do "motor" para encontrar meios de otimizar a performance e aumentar o lucro. Workflow, acabamento, tintas e substratos oferecem uma gama de ganhos de eficiência, aumentam a velocidade para o seu mercado e permitem novos produtos e serviços.

Solução de problemas

Quando um carro para em um pit stop, a velocidade em que a equipe trabalha para que o carro volte à pista será fundamental para decidir seu lugar sob a bandeira quadriculada. Todas as gráficas passam por um ou outro problema, isso é normal, incluindo fases dramáticas como as crises econômicas europeia e americana que afetam a todos direta ou indiretamente. Responder positivamente de forma rápida a esses problemas, identificando falhas e motivando toda a equipe a oferecer soluções fará a diferença entre sair ou voltar para a corrida.

Posicionamento

Igualmente vital para determinar o lugar da equipe no pódium é o começo da corrida, considerado frequentemente como o momento mais excitante do Grand Prix. É o momento em que toda a equipe se esforça para encontrar uma vantagem, algo que irá garantir que a equipe será a primeira a passar na primeira curva. Para ficar à frente da competição, uma empresa de artes gráficas deve ir em frente, mover-se, ficar longe da "manada" que faz serviços baratos como se fossem "comodities" de margem de lucro apertadas. Seja uma empresa nova ou já estabelecida, a chave está na inovação. Pense em novos produtos, serviços ou modelos de negócios e venda eles antes que a competição chegue. Uma vez que você lidera a corrida, é mais fácil ficar na frente do que tentar ultrapassar os que estão adiante.

E para ficar na frente é preciso sempre conhecer o mercado, suas tecnologias, tendências, realizar o networking com os fornecedores e atualizar os seus conhecimentos. E tudo isso você encontra na FESPA Brasil 2013, o evento que fornece soluções para o seu negócio lucrar com muito conteúdo educativo que irá deixar você à frente da concorrência.

Pronto para a largada? Então inscreva-se já na FESPA Brasil 2013!

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil