Durante a FESPA Brasil, evento sobre comunicação visual, grandes formatos, serigrafia e sinalização que irá ocorrer no pavilhão azul do Expo Center Norte, de 13 a 16 de março em São Paulo, o consultor, especialista em empresas de Comunicação Visual, Wilson Giglio irá ministrar a palestra "+ Organização = + Produtividade = + Lucratividade". O palestrante também estará disponível durante o evento para orientar os visitantes e empresários sobre como entrar no ramo ou enfrentar da melhor maneira possível as dificuldades do setor.
O consultor relata os desafios enfrentados no setor, como a falta de profissionais realmente capacitados no mercado, a dificuldade de manter bons colaboradores, a concorrência desleal pelas pequenas empresas, a falta de conhecimento dos empresários na administração e organização da empresa, a falta de um software que controle todos os processos e emita bons relatórios e a dificuldade para encontrar peças de reposição ou técnicos especializados. "Esses desafios, somados a outros fatores, fazem dos empresários deste setor verdadeiros heróis para satisfazerem os seus clientes e se manterem em um mercado tão competitivo".
A mão de obra especializada é uma das dificuldades. "A especialização nesta área quem faz é o tempo. Uma boa parte destes profissionais quando sabem muito ou consideram que já têm uma boa experiência, acabam abrindo pequenas empresas para concorrer com as grandes. Outro fator é que, se o profissional for bom, outras empresas do mesmo setor tentam captar os mesmos, nos concorrentes, oferecendo um salário maior e acabam conseguindo. Outra questão é que boa parte das empresas não oferecem boas condições de trabalho ou oportunidade de crescimento dentro da mesma e, desta forma, acabam perdendo seus melhores profissionais para outros. Isso acontece não somente neste setor, mas em qualquer outro. Para se manter uma equipe realmente homogênea, comprometida com resultados e interessada em progredir, o empresário deve implantar algumas ações internas que mostrem a possibilidade da realização deste objetivo".
Para os novos empresários, Giglio aconselha a, quando der o primeiro passo, começar da melhor forma: "É fundamental elaborar um plano de negócios completo, com todos os detalhes possíveis, prevendo uma situação para pelo menos os cinco primeiros anos. Há um farto material em nossos projetos sociais, todos gratuitos. Não há uma garantia 100% que a empresa dará certo, mas, para efeito de planejamento, organização e estrutura, não tem nada melhor do que colocar o preto no branco, montar todo o alicerce no papel para, depois, transformar o sonho em realidade".
O palestrante
Wilson Giglio desenvolve o trabalho de consultoria em gestão empresarial há 22 anos, embora esteja na área há 42. Já fez consultoria em quase 700 empresas. "Neste tempo, tenho visto de tudo. Mas, com certeza, o maior agravante é a falta de preparo e conhecimento do empresário em vários setores da empresa e teria muito para contar. Gosto muito de colaborar no desenvolvimento das pessoas e, até por isso, mantenho sozinho quatro projetos sociais, todos gratuitos, sempre voltados para o empreendedorismo".
Os projetos de Wilson são: Portal dos Empreendedores (www.portaldosempreendedores.com.br); Empreender para Todos (www.empreenderparatodos.com.br), Mentor de Negócios (www.mentordenegocios.com.br). O quarto está sendo implantando no momento, tratando-se do Minuto do Empreendedor (www.minutodoempreendedor.net.br) que deve ficar pronto até o final do próximo mês.