Corte Digital e Corte a Laser: quais as diferenças?

Ao comprar máquinas para acabamento de impressões inkjet, a tecnologia é fundamental. Sonja Angerer explora tanto o corte digital com facas mecânicas quanto o corte a laser, e aconselha qual tecnologia é mais adequada para suas necessidades de negócios

Corte Digital e Corte a Laser: quais as diferenças?

As aplicações para corte de contorno são amplamente utilizadas nas indústrias de impressão digital e comunicação visual. Mas quais as vantagens e desvantagens do corte com facas mecânicas e das mesas a laser? Com suporte da especialista da FESPA Sonja Angerer, vamos mostrar o que você precisa saber para tomar a melhor decisão tecnológica para sua empresa.

 

Corte digital: Padrão para acabamento

As mesas de corte digitais são populares para muitos clientes por serem versáteis. Seja rígido, rolo a rolo ou folha, as modernas mesas de corte podem ser usadas em praticamente qualquer material.

Elas processam couro, tecidos para soft signage, roupas e até mesmo materiais de embalagem. Cada fabricante pode te orientar quais tipos de mídia a mesa pode lidar - e como lidar com cada mídia.

Mais do que isso, as mesas podem ser altamente customizadas atualmente, pois as modernas mesas de corte digitais modulares permitem a montagem do cabeçote de corte, unidades de alimentação e manuseio e outros componentes que atendam às necessidades do comprador e de suas aplicações.

Alguns fabricantes oferecem uma construção única personalizada para aplicações muito específicas, como no comprimento da mesa e em unidades especiais de desenrolamento.

As mesas de corte digitais geralmente possuem 4 modos básicos, são eles:

  • Vinco
  • Meio-corte
  • Perfuração
  • Corte

É necessário um conjunto de ferramentas dedicadas, dependendo do material a ser processado e da aplicação:

>> Ferramentas necessárias:

  • Ferramentas de vinco
  • Faca rotativa (têxteis, têxteis técnicos)
  • Faca oscilante (papelão, substratos médios a grossos)
  • Ferramenta de meio-corte
  • Ferramenta de perfuração
  • Cabeça de fresagem (chapas)
  • Cabeça de corte em V (construção de painel)
  • Além disso, há ferramentas disponíveis para tarefas adicionais, como gravação, marcação, perfuração ou criação de marcações em Braille.

 

Corte a laser para têxteis e acrílicos

Com uma mesa de corte digital, o material é fatiado mecanicamente com uma faca ou cortador. Para corte a laser, um laser de CO2 com potência entre 60 e 650 watts é usado em impressão digital e aplicações de comunicação visual. Uma porção muito pequena do substrato é vaporizada pelo feixe de laser focalizado e a fumaça resultante é extraída no cabeçote do laser.

Entre as aplicações que são cortadas nas mesas de laser estão os tecidos usados no soft signage, decoração para feiras e eventos e paredes com isolamento acústico. Há ainda o uso de materiais como acrílico, MDF e outros plásticos, muito usados na publicidade. Há ainda os substratos para comunicação visual e na decoração (interna e externa).

Com uma unidade de laser, quanto maior a potência, mais rápido os materiais podem ser cortados. As reservas de energia são particularmente úteis ao processar placas grossas de acrílico.

Em teoria, o corte a laser pode ser usado em qualquer material aceitável sem a necessidade de troca de ferramenta. Mas há mesas que permitem um processamento mecânico extra, como vinco.


Software para corte digital e corte a laser

Assim como o hardware, o software também é um fator importante na hora de investir. As mesas de corte a laser e digital requerem software para:

  • Corte contorno
  • Controle da mesa de corte ou laser
  • Controle de fluxo de trabalho

Na maioria das vezes, os fabricantes de hardware incluem softwares como parte de sua oferta de produtos, mas há softwares com recursos mais bem elaborados.

No caso do design, os designers podem trabalhar diretamente com o Adobe InDesign ou o Corel Draw Graphics Suite para produzir contornos de corte e até mesmo layouts aninhados.

Para garantir que você tenha um fluxo de trabalho eficaz, é crucial que a instalação RIP existente e o software da mesa de corte funcionem bem juntos, além de incluir soluções automatizadas de manuseio de materiais para empilhamento e desempilhamento.


Corte digital e corte a laser: as vantagens e desvantagens

Seja uma mesa de corte a laser ou faca mecânica, ou mesmo ambas, a escolha mais eficiente ainda depende das aplicações.

Uma vantagem de usar sistemas de corte a laser é que eles oferecem linhas de corte consistentes e de alta qualidade. O processo é livre de contato, portanto, nenhuma ferramenta se desgasta ou precisa ser substituída.

Mesmo materiais difíceis, como tecidos de alta elasticidade, podem ser cortados com mais facilidade com lasers porque as bordas são lisas e seladas, tecidos cortados a laser não precisam de bainhas adicionais.

O acrílico cortado a laser tem bordas claras, portanto, nenhum polimento é necessário no processo. O corte a laser permite contornos muito pequenos e precisos. A gravação em linha também é uma opção em materiais adequados.

Mesas de corte digital são uma opção frequentemente usada para corte de contorno de substratos sensíveis ao calor e à base de papel. Isso ocorre porque facas ou cortadores não causam marcas de queimadura ou descoloração induzida por fumaça nas arestas de corte.

O corte digital geralmente requer que as ferramentas mecânicas sejam frequentemente trocadas no processo para diferentes técnicas de corte e vinco. Uma cabeça multiferramenta torna o processo rápido e indolor.

No entanto, ao escolher o equipamento de acabamento, as especificações de desempenho e fluxo de trabalho devem ser apenas uma parte da tomada de decisão de investimento. Os impressores devem prestar atenção especial ao custo total do equipamento ao longo de sua vida útil (TCO).

Hoje, a maioria dos fabricantes oferece alternativas para atualizar as instalações atuais, garantindo que as mesas de corte e laser permaneçam atuais por muito tempo.

Com alto rendimento em diferentes opções de corte, custos consideráveis podem ocorrer para ferramentas e facas com uma mesa de corte digital. Dependendo da potência do módulo de laser, bem como da necessidade de opções de extração e resfriamento, uma mesa de laser tende a consumir mais energia elétrica do que uma mesa de corte que utiliza facas mecânicas.

No entanto, o consumo de energia do laser e das mesas de corte é muito determinado pelo modelo e pelo caso de uso.

Enfim, é fundamental que você conheça todas as opções disponíveis no mercado, converse com os fabricantes destacando quais aplicações serão modificadas com as máquinas e saber assim qual é o equipamento perfeito para você.

E, sem dúvidas, o melhor lugar para isso é a FESPA Digital Printing, a principal feira de impressão digital do país. De 11 a 14 de março, o Expo Center Norte receberá players nacionais e internacionais da área de corte, mostrando ao vivo a velocidade e precisão de cada máquina. Será o momento perfeito para você entender como melhorar este processo dentro de sua empresa.

Fonte: https://www.fespa.com/en/news-media/features/investment-check-digital-cutting-or-laser-cutting

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil