O consultor Israel Nunes promoveu, entre os dias 13 e 17 de julho, o evento digital CV360, Comunicação Visual vista por todos os ângulos. A iniciativa reuniu especialistas no segmento compartilhando conceitos, transmitindo informações e debatendo o mercado atual.
Foram cinco dias de um conteúdo especial, que vai agregar muito à rotina do profissional de comunicação visual. A FESPA Digital Printing patrocinou a inciativa, juntamente com a Revista GF e o BR Group.
Acesse os vídeos, confira as palestras e acompanhe o debate final de cada dia para adquirir uma quantidade enorme de conhecimento. Aproveite e veja quais conceitos já podem ser aplicado sem sua empresa!
O novo mercado para a comunicação visual
Na segunda-feira, o diretor da FESPA Digital Printing, Alexandre Keese, abriu os trabalhos falando das oportunidades existentes para quem atua com impressão digital e comunicação visual no país.
Keese levantou números do FESPA Print Census que mostram que empresários por todo o mundo estão transformando seus negócios. E a transição da comunicação visual para a decoração pode ser uma excelente oportunidade para diversificação de portfólio.
Este, inclusive, é um momento de transição da sociedade e não é diferente para a nossa indústria, que vem saindo da produção em massa à customização em massa, para que cada um possa expressar sua maneira de ser e suas ideias. O conselho é: busque pelo diferente. E a decoração é um caminho fantástico para se diferenciar.
O primeiro dia foi fechado com o debate entre Alexandre Keese, Israel Nunes e os convidados Tiago Ferraresi, diretor da TopColors; Adriano “Ruivão”, responsável pelo Portal O Impressor; e o consultor Paulo Razz.
O assunto novamente girou em sobre como se diferenciar, buscar o novo, atender bem, surpreender os clientes, criar as novas ideias e muitos outros tópicos. Vale muito a pena conferir o debate completo em:
Como escolher a impressora ideal para o seu negócio?
Victor Pereira, Sócio e Diretor Técnico da Eprinters, foi o palestrante do segundo dia do CV360. Ele ressaltou que a escolha da impressora precisa ser feita com o máximo de cuidado e planejamento.
A impressora tem que ser adquirida pela razão, pela lógica, e não pelo coração. Você precisa pensar no que seu cliente final demanda e o que a impressora faz, para não acabar fazendo investimentos desnecessários.
Outros pensamentos são importantes, como custo de impressão e manutenção, de preparação, ou seja, entender por completo a impressora e seus recursos para saber se ela se encaixa nas suas necessidades. Uma pesquisa sobre a marca para saber como é o seu pós-venda também é importante. E, claro, tudo precisa estar em contrato para não ter dores no futuro.
O debate, além de Victor, Keese e Israel, contou com Marcos Brambatti, da BR Group; Eduardo Gomes, da Chromajet; e Marcelo Giovanelli, da Print e Arte Impressos. A conversa girou em torno de como o empresário faz a escolha do equipamento, qual o momento de adquirir uma nova máquina, qual direção seu negócio está tomando e quer tomar, sempre com decisões racionais e planejadas.
Confira tudo que rolou no segundo dia:
Administrar Comunicação Visual: Qual caminho seguir?
O especialista Maicol Souza tratou do tema administração no terceiro dia do CV360. Ele focou nos pequenos negócios em sua palestra de como administrar a empresa de comunicação visual, especialmente que é preciso sair do “piloto automático”.
Maicol explicou em detalhes sobre despesas fixas, custos variáveis, margem de contribuição, ressaltando que é fundamental que todo empresário tenha clareza de todos os custos.
Foram dados exemplos práticos falando dos custos de um empresário de comunicação visual, seja na impressão, materiais, mão de obra, possíveis custos de profissionais terceirizados, entrega, além dos custos da empresa nas áreas comerciais e administrativas. Foi um momento de entender cada passo da produção e venda do material impresso para saber como precificar e ter lucratividade.
O debate de quarta-feira foi muito especial. Com o comando da editora da Revista GF, Luciana Andrade, a conversa falou sobre o espaço da mulher no mercado da comunicação visual. Além de Luciana, participaram Roberta Rocha, da Forma Comunicação Visual; Sayuri Baez, da Gold Comunicação Visual; Virna Lima, da Cromotela; e Silvia Castro, da Multiplus Sign.
O debate tratou do cuidado com o cliente, da profissionalização do segmento, especialmente do envelopamento que também vem contando muitas mulheres fazendo a aplicação, a relevância da capacitação profissional, as parcerias para agilizar os projetos, como formar a equipe ideal e outros tópicos em uma conversa que ficará marcada.
Veja como foi a quarta-feira:
Vendas não acontecem por acaso
A quinta-feira foi comanda por Israel Nunes, organizador do CV360, falando do tema “Vendas não acontecem por acaso”. Ele já deixa claro: todos os colaboradores são vendedores, do dono ao instalador, porque em algum momento ele vai precisar tirar uma dúvida, dar um conselho sobre algo, e a marca da empresa estará em jogo.
Com isso, todos precisam entender um pouco de vendas, de negociação. E, claro, especialmente os vendedores têm que estar treinados e preparados para todos os desafios existentes no processo de venda.
O vendedor precisa ter confiança em seu trabalho e de toda sua equipe, e o cliente percebe essa confiança. É preciso superar objeções e rejeições através das melhores estratégias, porque muitas vezes o vendedor encara a objeção como o final da negociação, mas não é: é apenas um obstáculo e o início perfeito para um fechamento de compra.
O debate da noite girou sobre vendas com o consultor Aguilar Lopes; Marksuel Carlos, responsável pelo canal CV Dicas Brasil; o diretor da Durst Brasil, Ricardo Pi; Cristiano Buffon, diretor comercial da DCA; e Arnaldo Peres, diretor da Neoband.
Foi outro debate incrível com especialistas na área expondo suas opiniões de diferentes aspectos, como prospectar clientes, treinamento das equipes de vendas, o novo executivo de vendas, como fazer a gestão dos vendedores, como as pequenas empresas lidam com o processo de vendas, ou seja, um conteúdo enriquecedor. Veja como foi:
Revestimento em ACM: Uso na Arquitetura e Comunicação Visual
O professor Alexandre Araujo, sócio-fundador do Canal do Serralheiro, foi o responsável por trazer novos pensamentos sobre o uso do ACM. O especialista contou a história do material no país e como seu uso avançou com novas oportunidades, saindo apenas do setor de arquitetura e migrando para mercados como moveleiro e comunicação visual.
O professor contou características do material, o processo de produção, as aplicações, os cuidados com o uso do ACM, seja em fachadas, totens ou outros usos, dicas de limpeza e manutenção, além de questões ligadas à instalação.
O debate teve a mesa composta pelo professor Alexandre Araujo; o consultor, Israel Nunes; o empresário Pedro Dourado, da Uranus; e o diretor comercial da DCA, Cristiano Buffon. A conversa, claro, tratou do uso do acrílico na comunicação visual, como as empresas fazem a transição de outros produtos para o ACM, cuidados na produção, instalação e manutenção das peças e fachadas, a relação com os clientes e, como sempre, o treinamento do time para lidar com o material. Veja tudo aqui:
FESPA Digital Printing
O CV360 foi apenas uma prévia do que o profissional do setor verá na FESPA Digital Printing, de 24 a 27 de março de 2021 no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Durante a principal feira de impressão digital do país, você estará em contato direto com as grandes empresas do setor e também com um conteúdo nas iniciativas técnicas gratuitas. Faça agora o seu cadastro para visitar a feira em: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.