A EFI concluiu uma avaliação do ciclo de vida (LCA) da tecnologia de impressão digital de passagem única Nozomi em parceria com uma premiada empresa de consultoria em sustentabilidade, a Clean Agency. Como parte da iniciativa a Clean Agency desenvolveu uma ferramenta de LCA. Essa ferramenta permite que os clientes da EFI™ e seus próprios clientes (como marcas, revendedores e empresas de logística de terceiros — 3PLs) analisem as emissões equivalentes de CO2 (CO2e) como parte da sua responsabilidade de produtor (EPR) global de embalagens, medindo o impacto ambiental dos seus produtos, mesmo após o fim da sua vida útil.
De acordo com a análise LCA, a impressão de materiais de papelão ondulado em uma impressora digital EFI Nozomi reduz o potencial de aquecimento global (GWP) em aproximadamente 50% quando comparado às tecnologias de impressão analógica. “A eliminação do uso de chapas de impressão, a redução do consumo de energia e desperdícios e fabricação "just in time" (JIT) contribuem com as reduções de CO2e na impressão de papelão ondulado com a impressora digital Nozomi da EFI.” diz Seri McClendon, CEO da Clean Agency. “As embalagens contribuem bastante para as emissões de Escopo 3. Por isso, fizemos parceria com a EFI para realizar a análise LCA e também para desenvolver uma calculadora que permite aos usuários quantificar os quilogramas relacionados de CO2e, para volumes e aplicações específicas de impressão de embalagens.”
As emissões de Escopo 3 referem-se às emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor de uma organização, incluindo atividades tanto no início quanto no final dessa cadeia, e representam uma parte considerável da pegada de carbono de uma empresa.
Para clientes, marcas e varejistas a ferramenta de LCA pode calcular o CO2e de uma determinada tarefa de impressão na tecnologia Nozomi, bem como projetar e comparar o que o mesmo trabalho geraria em outras tecnologias de impressão, incluindo flexografia, litografia offset e pré-impressão digital. Demonstrar a redução do impacto ambiental da produção de embalagens é uma vantagem comercial em uma época em que as emissões de Escopo 3 são uma consideração crítica em estratégias abrangentes de sustentabilidade. Além disso, essas vantagens sustentáveis da impressão digital também melhoram a produtividade e os resultados empresariais. Isso é alcançado pela eliminação de chapas, redução de desperdícios relacionados à troca de equipamentos, diminuição do consumo de energia, custos de descarte de resíduos e muitos outros benefícios adicionais.
“Estamos satisfeitos com os resultados da LCA e estamos buscando a verificação independente das descobertas por terceiros para validação adicional. Esperamos que esse processo ocorra em abril”, disse Evandro Matteucci, vice-presidente/gerente geral de materiais de construção e embalagens da EFI. “É um processo iterativo e continuaremos testando e comprovando a LCA com nossos clientes no futuro.”
“As percepções fundamentam o impacto positivo da impressão digital na sustentabilidade, bem como o nosso compromisso geral com os nossos próprios objetivos de sustentabilidade e os dos nossos clientes”, disse Matteucci. “A ferramenta de LCA é uma proposta de valor fundamental para todos os usuários, uma vez que a capacidade de demonstrar reduções claras do impacto ambiental não só se alinha com valores éticos, mas também melhora a reputação da marca e a competitividade no mercado.”
Os clientes da EFI já começaram a usar a nova ferramenta de LCA com recepção positiva. A Caps Cases, fornecedora líder de soluções para papelão ondulado e embalagens com sede no Reino Unido, concluiu sua própria análise de LCA. Devido ao investimento na EFI Nozomi para sua operação de impressão digital, em 2023, a Caps Cases evitou aproximadamente a emissão de 300.000 kg de CO2e quando comparado aos métodos analógicos.
“O investimento da EFI nesta calculadora de LCA nos ajudará a quantificar e comunicar as reduções de emissões do Escopo 3 às marcas e varejistas que atendemos”, disse Trevor Bissett, CEO da Caps Cases. “Na verdade, de acordo com os nossos cálculos, o nosso maior cliente evitou a emissão de 60.000 kg de CO2e em 2023, mudando para embalagens impressas digitalmente na Nozomi. Ter a capacidade de comunicar esse cálculo e o seu impacto constitui uma prova concreta das nossas soluções de impressão digital e indica o nosso compromisso em ser um fabricante sustentável.”
Tecnologia EFI Nozomi: um caminho para a sustentabilidade
A ferramenta de LCA é o mais recente desenvolvimento na história da tecnologia EFI Nozomi que impulsiona o setor de impressão de papelão ondulado em uma direção muito mais sustentável. Eliminando despesas e um grande número de etapas associadas à impressão de chapas, impressão e laminação na produção analógica tradicional. A impressão digital jato de tinta de passagem única para embalagens de papelão ondulado contribui para uma economia circular graças à redução de superprodução, desperdício e custos de armazenamento, cura por LED que reduz o consumo de energia e eliminação de água para lavagem de impressoras e tintas.
As tintas LED EFI Nozomi praticamente não emitem compostos orgânicos voláteis (VOCs), atendendo ao padrão GREENGUARD Gold e não exigindo recuperação de vapor. A tecnologia Nozomi é a única opção de jato de tinta digital de passagem única certificada para reciclabilidade e repolpabilidade de recipientes de papelão ondulado antigos (OCC) pela planta piloto de reciclagem, papel e revestimento da Western Michigan University. As impressoras Nozomi também são reconhecidas como energeticamente eficientes com base no padrão de energia ISO 20690, concedido pelo Fogra Research Institute for Media Technologies. Com modelos para fabricantes tradicionais de papelão ondulado e para o mercado de sinalização e display, as impressoras EFI Nozomi apresentam design resistente para uso industrial pesado, alta confiabilidade e alta produtividade