Por Rob Fletcher
Citado como um dos mais populares mercados em expansão disponíveis para os negócios mais tradicionais de impressão, FESPA.com examina mais de perto o setor de embalagem para ver como as empresas podem se mover para este setor e tirar vantagem do trabalho oferecido.
Se há uma grande lição que os fornecedores de serviços de impressão aprenderam com a nova pandemia do coronavírus é a importância de ter uma ampla variedade de serviços.
Muitas empresas sofreram por estarem muito focadas em um setor, e com o trabalho estagnado em algumas áreas durante a crise, eles ficaram pensando no que poderia ter sido se eles tivessem uma oferta de serviço mais diversificada.
Com isso, a necessidade dos prestadores de serviços de impressão se moverem a novos mercados é agora mais importante do que nunca. Ao fazer isso, eles podem garantir um fluxo constante de trabalho de vários setores, e estar seguro de que se o trabalho for atingido em uma área, os clientes estarão chamando de outras.
No entanto, como saber qual mercado é certo para você? Há vários setores realistas aos fornecedores de serviços de impressão mais tradicionais expandirem suas atividades, alguns dos quais requerem uma grande quantia de investimento em um novo pacote de soluções, enquanto outros oferecem uma transição mais suave (e barata).
Embalagem é um mercado que imediatamente vem à mente, com a demanda neste setor tendo disparado nos últimos anos. Isso se deve em parte por uma necessidade por embalagens mais ambientalmente corretas, embalagens impressas em papel, com impressores encarregados de garantir que o produto final siga com a aparência correta e agrade os consumidores.
Aqui, a FESPA.com vai analisar de perto as embalagens, falando com alguns dos principais fabricantes e fornecedores neste mercado para descobrir que tipo de trabalho pode estar disponível para o fornecedor de serviço de impressão expandir nesse setor, o tipo de kit disponível e o que eles precisam fazer para entrar com sucesso neste setor em crescimento.
O que melhor se adapta às suas competências?
Uma dessas marcas é a Durst, e Robert Stabler, diretor da Koenig and Bauer Durst, disse que embora a embalagem realmente seja uma opção de expansão realista para as empresas de impressão comercial e impressores tradicionais, há muito o que se pensar para entrar em qualquer esforço de diversificação antes de fazer o movimento.
“Embalagem é um segmento em crescimento, mas é claro que os impressores em outros segmentos de mercados precisam ser cuidados sobre as aplicações que eles querem imprimir e também os clientes que eles querem atender”, diz Stabler.
Em termos da melhor forma para expandir para embalagem, ou qualquer outro setor, Stabler diz que as empresas de impressão devem ter relacionamentos atuais com donos de marca e ser capaz de alavancar essas parcerias para fazer esse movimento com sucesso.
“Claramente, pode ser difícil para um impressor expandir em rótulos, embalagens flexíveis, corrugados e cartão dobrável”, diz Stabler. “Na verdade, nenhuma empresa focada em embalagem consegue ser especialista em todas essas áreas. Todas têm seus desafios e oportunidades e requer uma empresa buscando se expandir para ter uma visão sobre qual segmento melhor se adapta às suas competências”.
Olhando mais de perto em qual tipo de trabalho impressores comerciais devem olhar para focar se eles são capazes de fazer o movimento, Stabler diz que isto irá depender sobre onde reside a competência da empresa.
Para aquelas empresas com background em trabalho de impressão comercial plana, um passo técnico adjacente pode ser dentro do trabalho com cartão dobrável. No entanto, para aqueles que atuam no segmento de impressão grande formato, Stabler disse que poderia ser aconselhável investir em um kit que os permitissem produzir pequenas tiragens de cartão e corrugado.
A Durst mudou recentemente para melhorar sua posição no setor de embalagem ao adquirir uma participação majoritária na empresa americana Vanguard Digital Printing Systems, uma fabricante de sistemas de impressão para sinalização, decoração, corporativo, industrial e embalagem.
Destacando-se da multidão
A impressão de embalagem pode ser um coisa, mas quando falamos de acabamento de produtos para garantir que eles tenham uma aparência adequada e atendam aos critérios de segurança, esse é outro ponto a considerar para empresas de impressão buscando se mover para a produção de embalagem.
Friedheim International é uma empresa britânica especialista em fornecer kit de acabamento de impressão, trabalhando com uma grande gama de marcas ao redor do mundo. Entre as muitas marcas que ela é parceira está a Scodix, que recentemente lançou uma nova linha de equipamentos “Ultra Digital Enhancement”, com o objetivo de fornecer soluções focadas para setores chaves da indústria, como embalagem.
Composta por seis modelos, a nova série foi adaptada para operar especificamente dentro dos mercados comerciais, de impressão especializada, embalagem e web-to-print (W2P). Focando nas soluções de embalagem mais recentes, tanto a Scodix Ultra 5000 e a 6000 mostram a companhia movendo-se para embalagem com uma solução que não só permite buscar novos trabalhos, mas também causar um impacto instantâneo no setor ao integrar uma série de efeitos nos trabalhos.
Projetada para o mercado de embalagem de alta qualidade, a Scodix Ultra 5000 pode suportar aplicações em caixas rígidas e cartão dobrável, com um foco no mercado B2.
“A Scodix Ultra 5000 é a escolha preferencial para impressores de caixas rígidas e cartão dobrável que desejam ser capazes de oferecer tiragens menores, mais SKUs, vislumbrar novos mercados e ganhar uma vantagem competitiva em uma indústria onde os serviços de valor agregado empoderam as marcas”, diz a Scodix.
“A Scodix Ultra 500 é equipada com capacidades de design dedicadas para materiais de embalagem. A habilidade de imprimir em papéis grossos e trabalhar com um alimentador e empilhador de paletes atende as principais necessidades de uma fábrica de impressão de embalagem”.
Atributos principais da Scodix Ultra 5000 incluem a habilidade de lidar com mídias de até 600mm de comprimento e 800mm de largura, enquanto também possui as opções de Scodix Sense, Foil, Metallic, Glitter e Spot como padrão. Usuários podem adicionar opções como Scodix Cast&Cure, VDE, Braille e Crystal.
Já a Scodix Ultra 6000 é mais voltada para usuários de B1, mas ainda pode ser usada para trabalhos em caixa rígida e cartão dobrável.
“A Scodix Ultra 6000 é a solução definitiva para impressores CMYK trabalhando com tamanho de folha B1 que querem uma impressora de tamanho padrão que se encaixe em qualquer empresa”, diz a Scodix. “Projetada com base na plataforma Scodix Ultra, ela tem a habilidade de imprimir uma folha de tamanho até 760x1060mm. A Scodix Ultra 6000 pode apoiar fornecedores de serviço de impressão de embalagem offset ao usar uma área mínima dentro das instalações da empresa de impressão”.
Recursos importantes incluem Scodix Sense, Foil, Metallic, Glitter e Spot sendo fornecidos como padrão, e extras como Scodix Cast&Cure, VDE, Braille e Crystal. Ela pode lidar com mídias maiores do que o outro modelo, com a habilidade de atender substratos medindo 760mm por 1060mm.
Investimento em treinamento e equipamento
Outra consideração importante em embalagem é o tipo de materiais que você está usando, com recém-chegados ao mercado sendo aconselhados a trabalhar com fornecedores especialistas e experientes para garantir que eles alcancem os resultados desejados na embalagem impressa.
Steve Chappell, gerente de desenvolvimento na área gráfica da Antalis, diz que a taxa de crescimento para embalagem impressa segue se desenvolvendo, e representa uma boa opção de expansão. “Expandir-se para este setor necessita algum investimento em treinamento e equipamento”, diz Chappell. “Um entendimento de construção 3D de caixas e cartões, juntos com uma apreciação do stress e capacidades dos materiais, deve ser essencial. Há também necessidade de se considerar o que é necessário para aprimorar e acabar a embalagem após a impressão - isto pode incluir múltiplos passos, manual ou automatizado, dependendo da necessidade. Corte, apara, marca, cola e dobra são considerações para o acabamento.
“Processos que agregam valor, como relevo, brilho e foil, são particularmente populares em setores que desejam uma embalagem cativante pois melhoraram a aparência, toque e senso de qualidade da embalagem acabada”.
Para ajudar nessa expansão, Chappell sugere a impressão digital como uma ponte dentro do setor de embalagens de luxo em baixas tiragens, seja por investimento novo ou aproveitando ao máximo das capacidades existentes na empresa de impressão digital.
“Desenvolvimento em tecnologia de impressão digital está permitindo a capacidade de imprimir substratos mais espessos que não são apenas resilientes durante a impressão, mas também podem lidar com os múltiplos e rigorosos processos de acabamento”, ele disse.
Chappell escolhe a embalagem promocional como outro ponto de início para recém-chegados ao mercado, novamente com um foco em bens de luxo
“O papel cartão para embalagem é frequentemente um passo mais fácil para os impressores tradicionais tomarem, pois eles já estão familiarizados com este tipo de produto para aplicações mais gráficas como cartões postais, capas, cartões de visita e cartões comemorativos”, ele adiciona.
“Não apenas o papel cartão é um substrato versátil que é fácil de trabalhar, como também oferece grande capacidade de design e atende critérios ambientais e de sustentabilidade que são tão importantes para a indústria de embalagem atualmente”.
Embalagem claramente oferece oportunidades significativas de crescimento para as empresas de impressão da indústria. Sejam negócios de impressão comercial ou especialistas em grande formato, o trabalho está disponível, mas cabe à empresa garantir que eles tenham o nível certo de demanda para esse tipo de trabalho antes de fazer o movimento.
Por Rob Fletcher
Fonte: FESPA.com