A FESPA Brasil vem mostrando como o empresário de impressão digital pode ir além e investir em diferentes segmentos para garantir a lucratividade de sua empresa. Com a versatilidade desta tecnologia, profissionais visionários conseguiram enxergar nichos de mercado e se tornaram referência. É o caso da Quisty, que atua com impressão digital de vestuário esportivo, mas um em especial: a pesca.
A Quisty é comandada pelos irmãos Leonardo e Alessandro Astrini. Tudo começou com a ideia de comercializar pequenas peças de sublimação. Aos poucos, eles notaram que a segmentação em vestuário podia ser uma boa opção para se diferenciar. “Foram muitos erros e acertos até conseguirmos chegar no status que queríamos. Foram alguns anos de teste até começarmos a vender, e avançamos em conjunto com a evolução do digital têxtil em equipamentos, tintas e papel”, diz Alessandro.
Hoje, a empresa é uma referência para os aficionados por pesca, um pessoal que é apaixonado pelo seu hobby e não economiza em investimentos, especialmente para a proteção. As camisetas da Quisty possuem secagem ultra rápida graças à tecnologia dry fit, proteção UV contra raios solares e outros elementos tecnológicos, proporcionando não só segurança como maior conforto durante a pesca.
Além das camisetas, o “uniforme” do pescador vai além: os bonés também são especiais, com proteção solar UV 50+, sublimação com efeito degradê e regulagem com velcro personalizado, itens focados em quem é praticante da pesca esportiva. Outro item é a máscara de proteção solar, também com proteção UV 50+, tecnologia dry fit para maior respirabilidade da pele e outros elementos. Já há peças com recurso anti-mosquito. Tanto o boné como a máscara são produzidos através das tecnologias de impressão digital têxtil.
“Com o auxílio da impressão digital, podemos atender as necessidades do pescador, como proteção UV e dry fit. Estamos sempre perguntando ao pescador o que ele precisa. É uma comunidade forte, que tem a pesca como hobby e estilo de vida, então eles realmente se preocupam em estar totalmente prontos quando viajam para pescar”, explica Leonardo Astrini.
As cores vivas se destacam nas peças da Quisty, que utiliza tintas da Fremplast, empresa confirmada na FESPA Brasil 2019: “Temos uma boa parceria com a Fremplast, que nos ajuda muito e tem rápido suporte. Eles possuem uma gama grande de cores, especialmente nas tintas fluorescentes, que dão um destaque nas camisetas e outros produtos”, explica Alessandro.
A Fremplast possui a linha Digital SUBLI ECO, desenvolvida para proporcionar maior durabilidade, fluidez, alta performance e rendimento, além de ser uma linha de tintas a base de água e ecologicamente correta, ou seja, livre de metais pesados e fenóis que agridem o meio ambiente e que atende todas as normas ambientais nacionais e internacionais contra o uso de substâncias químicas e restritas.
A capacidade única que a impressão digital possui de fazer peças especiais é um dos segredos do sucesso da Quisty. Primeiro, pelo design. São modelos exclusivos, não encontrados em outro lugar. Tudo começa pela equipe própria de design, que customiza cada camisa, quase sempre com a imagem de um peixe. Leonardo Astrini explica: “Nossos designers fazem primeiro a imagem do peixe e depois constroem o fundo. Após esta etapa, a camiseta vai para nossos arte-finalistas fazerem testes e combinação de cores”.
Os benefícios da impressão digital estão dentro da Quisty em vários pontos. Primeiro pela possibilidade de fazer os mais diferentes tamanhos do vestuário, inclusive em pedidos especiais, no caso por exemplo de Plus Size. A outra é a não necessidade de um estoque: cada peça é única, então não há estoque de peças prontas; apenas os modelos no tecido “ainda branco” ficam estocados.
Porém, o mais importante benefício da impressão digital para a Quisty é a personalização. Todas as pessoas podem escolher qual nome querem colocar na camiseta e mais uma frase, normalmente o nome de “seu time” da pesca. “Como eles são muito unidos, há muitas excursões pelo país com os pescadores. E a cada evento assim, todos personalizam suas camisetas para este momento especial”, conta Alessandro Astrini.
O digital entra com tudo nesta hora. A Quisty é focada em vendas por e-commerce. No site, o apaixonado por pesca escolhe exatamente a combinação de modelo que busca, com a possibilidade de escrever o que quiser. A Quisty tem um software próprio para esses dados variáveis e uma equipe focada para que o que foi escrito seja transferido para a camiseta.
Há ainda um pouco mais de impressão no caso da Quisty, pois eles vendem canecas personalizadas, produzidas através da técnica da sublimação, também comercializada pela internet. A empresa tem forte presença nas redes sociais. Leonardo ressalta que “hoje é muito importante a produção de conteúdo na internet e especialmente nas redes sociais, pois assim conseguimos atrair mais clientes, seja com Instagram, Facebook, Google, no nosso blog com material ligado à pesca, e até através de microinfluenciadores do mundo da pesca”.
Esta é mais uma prova que o mundo digital e a impressão andam juntos: a internet é uma ferramenta fundamental para que as soluções impressas sejam conhecidas, admiradas e adquiridas pelos consumidores. Para o futuro, a Quisty quer reforçar esta presença com um novo site e na ampliação do mix de produtos.
Para entender como a impressão digital têxtil - ou estamparia digital - evoluiu e é uma tecnologia pronta para atender o mercado de vestuário, como ficou comprovado no caso da Quisty, visitar a FESPA Brasil 2019 é uma missão obrigatória.
A feira acontece de 20 a 23 de março no Expo Center Norte, em São Paulo, e vai mostrar toda a tecnologia presente no universo do digital têxtil, com os grandes players do mercado em impressoras, papel, tinta, acabamento, softwares e serviços, além de conteúdo técnico gratuito focado neste mercado que vem se fortalecendo cada vez mais no Brasil e no mundo.