Esko Kongsberg comemora 50 anos de inovação

A Esko anuncia o 50º aniversário da Esko Kongsberg, a comemoração de um marco para a empresa. Hoje, a Esko Kongsberg é líder no mercado de fabricação de sistemas de acabamento digital com milhares de instalações em todo o globo

Esko Kongsberg comemora 50 anos de inovação

A Esko anuncia o 50º aniversário da Esko Kongsberg, a comemoração de um marco para a empresa. Hoje, a Esko Kongsberg é líder no mercado de fabricação de sistemas de acabamento digital com milhares de instalações em todo o globo.

Durabilidade, confiabilidade e precisão têm sido os principais valores de toda a sua história, segundo Emil Skarra, diretor geral da Esko, Noruega. "No decorrer de cinquenta anos, acumulamos habilidades fortes, grande know-how e excelente tecnologia. Isto nos capacitou a evoluir de uma fabricante de mesas de projeto para a principal fornecedora de sistemas de acabamento digital".

“O acabamento digital é uma parte vital da estratégia da Esko, e a Esko Kongsberg é fundamental tanto para o nosso sucesso quanto para o de nossos clientes, no futuro”, acrescenta Udo Panenka, Presidente da Esko. “Cinquenta anos de inovação constante nos conferiram uma reputação sólida e embasada. Contamos com excelente tecnologia e habilidades para ajudar os nossos clientes a aproveitar ao máximo as oportunidades que o acabamento digital oferece principalmente nos mercados de sinalização, exibição e embalagem.”

Nos primeiros anos, a Kongsberg fabricou as primeiras mesas de desenho para produzir peças-teste e verificar programas de corte para a construção de navios. Logo o portfolio se expandiu, incluindo equipamento para gravar clichés de impressão para imprimir mapas e, em seguida, projetos de grandes dimensões para carros e caminhões. Nos anos 1980, as mesas de desenho tradicionais Kongsberg eram usadas tanto nos mercados de sinalização quanto de embalagens.

Nos anos que se seguiram, a empresa mudou de donos depois de uma série de aquisições, tornando-se parte de empresas de artes gráficas: primeiro a Artios, seguida da Barco, que se transformou na que hoje é conhecida como Esko. “Nosso futuro como líderes de mercado foi selado pela aquisição da empresa em 2002 pela Esko. Não apenas pudemos fornecer soluções completas, como também contar com a força de uma rede de vendas e serviços globais para levar-nos a novos mercados e aproveitar novas oportunidades", comenta Skarra. Em 2011, a Esko – incluindo sua operação Kongsberg – foi adquirida pela Danaher, preparando o palco para inovar ainda mais no futuro.

Hoje, a Esko Kongsberg atende a três mercados primários: embalagens, display e sinalização. “Pretendemos tornar a produção o mais fácil e eficiente possível para os nossos clientes – a começar dos primeiros estágios de desenho estrutural, percorrendo todo o caminho até o produto acabado”, acrescenta Tom Erik Naess, Gerente de Produto CAM da Esko. O portfolio atual de produtos Kongsberg vai da série XE de mesa de formato pequeno que oferece precisão e velocidade, até a série XN, que confere maior versatilidade e robustez e a série XP para produtividade. As últimas adições à família Kongsberg são a série V de mesas para sinalização em nível de entrada e confecção de amostras, e a série C, para produtividade de formato (muito) grande.

Futuro

O futuro da Esko Kongsberg se mostra brilhante, muito e principalmente porque o mercado de impressão digital continua a florescer. “Cada vez mais vemos o nosso equipamento de acabamento digital ser utilizado para a verdadeira produção de produtos acabados em vez de apenas protótipos ou amostras”, diz Panenka. “Assim, estamos direcionando grande parte do nosso esforço de pesquisa e desenvolvimento para o aumento da produtividade e da industrialização com mais automação, uma ligação mais estreita com soluções de software, mais infraestrutura industrial (como o manuseio de material) e integração com outras máquinas."

“Este ano, também começamos a renovar nosso site Kongsberg e a desenvolver um Centro de Inovações para capacitar metodologias de desenvolvimento de produtos e processos enxutos impulsionados pela DBS (Danaher Business Systems).  Dessa forma, vamos garantir um design de produtos voltado para o cliente entregando a mais alta qualidade e desempenho, visando suas necessidades específicas.  Por exemplo, nosso novo centro de protótipos nos permitirá utilizar processos e metodologias de desenvolvimento de produto de referência, bem como entregar testes de prototipagem rápidos e melhorados", conclui Panenka. “Esses são tempos estimulantes para a empresa e para os nossos clientes, e estamos confiantes nos próximos 50 anos de inovação da Kongsberg!"

A Esko vai comemorar o 50o aniversário da Kongsberg no FESPA 2015, a ser realizado em Köln (Alemanha) este ano, de 18 a 22 de maio. Os visitantes da mostra estão convidados a vir ao estande da Esko, R50, no Hall 6 e comemorar com a empresa este marco festivo.

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil