O FESPA Brasil Fórum teve sua quarta etapa no último dia 12 de novembro na cidade de Curitiba. O evento realizado no auditório do Sigep/Abigraf-PR reuniu um grande público de manhã e à tarde, lotando o espaço para adquirir conhecimento sobre os rumos do mercado, números, dicas de gestão e sobre tecnologia.
O evento teve início com o diretor da FESPA Brasil, Alexandre Keese, dando as boas-vindas ao público e falando sobre o fórum, que tem como objetivo atingir toda a estrutura da empresa. Keese apresentou o portfólio da APS Feiras e falou sobre o "Profit for Purpose", iniciativa da FESPA que visa redistribuir ao mercado, especialmente através da educação, o lucro obtido nas feiras.
Logo após, o consultor da ANconsulting Hamilton Terni Costa iniciou sua palestra "A Gestão Inovadora na Impressão Digital de Grandes Formatos, Comunicação Visual e Sublimação". Hamilton fez um panorama do mercado atual, destacando os desafios que o empresário do setor precisa superar e como estar preparado da melhor forma possível, visando a organização da empresa e a criação de vantagens competitivas. O conteúdo agradou os presentes, que com as dicas aprendidas no Fórum poderão implanta-las na empresa.
Alexandre Keese apresentou os números do FESPA Print Census, pesquisa global realizada em parceria com a InfoTrends, conceituada empresa mundial do segmento de pesquisas. O estudo teve como objetivo apontar as principais tendências dentro do mercado, para que os investimentos FESPA possam ser melhor direcionados. O Brasil teve participação ativa na pesquisa durante a FESPA Brasil 2015. Foram abordadas tendências como a customização, a força da impressão digital, segmentos em expansão como impressão digital têxtil e sinalização digital, dentre outros importantes números.
Mesa Redonda GF Debate
O FESPA Brasil Fórum em Curitiba contou com uma atração especial: a Mesa Redonda GF Debate, iniciativa promovida em parceria entre APS, FESPA e Revista GF. A mediadora foi Luciana Andrade, Diretora da Revista GF e especialista no segmento de comunicação visual.
Empresários de sucesso no ramo de comunicação visual no Sul do país participaram da iniciativa, como Emerson Camargo, diretor da F9, de Curitiba, e Luiz Fernando Natal, CEO do Grupo Adsive, também de Curitiba, além dos presentes no Fórum, que puderam ouvir cases importantes de grandes profissionais do setor, tirar dúvidas, colocar suas opiniões, dar depoimentos e assim promover uma intensa e produtiva troca de experiências.
De acordo com Luciana Andrade, que mediou com êxito a Mesa Redonda GF Debate, "Acredito que o Fórum idealizado pela FESPA é uma das melhores iniciativas que já pude presenciar nestes 20 anos de mercado! Levar informação é a melhor forma de profissionalizar o segmento e alavancar o crescimento do mercado. No debate, pude perceber a grandeza da importância que os participantes dão a este momento! Cases de sucesso são sempre inspiradores e trocar experiências de forma aberta é uma iniciativa pioneira no segmento! Espero participar de muitos debates junto a FESPA!”
Soluções e Tecnologia
O FESPA Brasil Fórum etapa Curitiba contou com Patrocínio Ouro de Ampla e VinilSul e Patrocínio Prata de LZ, Poly Fly e Sertha Brindes. O evento também foi espaço para a apresentação de soluções e tecnologia, além de sorteio de brindes aos participantes.
Alexandre Soares, Gerente de Iluminação da VinilSul, apresentou ao público presente em Curitiba a tecnologia LED para o mercado de Comunicação Visual. Hoje, por sua experiência e presença no setor por meio de produtos com tecnologia de ponta, a VinilSul conta com a distribuição exclusiva da GE e é uma das pioneiras no trabalho com esta tecnologia para o mercado de comunicação visual. Os sistemas de iluminação LED contam com o mais rigoroso processo de testes, para segurança e eficiência na aplicação.
A Ampla também esteve presente com Marco Camargo, Supervisor de Canais de Distribuição da Ampla Digital. O profissional destacou a história da empresa e a forte atuação com sua fábrica no Brasil de impressoras de grandes formatos. Camargo abordou os lançamentos da linha em 2015 e suas novidades, como a estrutura monobloco multifuncional, permitindo o uso nas tecnologias solvente, UV e sublimação. A tecnologia de ponta está presente na linha de impressoras New Targa, como a CLP industrial e a interface touchscreen.
O FESPA Brasil Fórum promove o programa de tecnologia com Alexandre Keese, um dos maiores especialistas em Photoshop da América Latina, Adobe Certified Expert e diretor do Grupo PhotoPro. Alexandre Keese ministrou uma interessante palestra com tópicos como gerenciamento de cores, calibração, tratamento de imagens e fechamento de arquivos para impressão, garantindo que o time operacional tenha maior conhecimento, otimizando assim processos que permitam o aumento da produção bem como conquistar parâmetros maiores de qualidade.
Viviane Reis Rodrigues é designer e destacou o aprendizado dentro do FESPA Brasil Fórum: "Primeiramente quero agradecer pela oportunidade de participar desse workshop palestrado por um dos maiores especialistas em Adobe Photoshop da América Latina. A organização foi de alta qualidade e o coffee break estava impecável! Os temas abordados pelo Alexandre foram de grande valia para mim e me ajudaram com uma luz no momento certo. Então eu só tenho que agradecer pela imensa oportunidade que tive em conhece-los. Que venham mais momentos como esse e que possamos estar sempre agregando valor e conhecimento para o próximo. Parabéns a todos que tiveram uma participação para que esse evento fosse realizado!"
FESPA Brasil Fórum
A iniciativa acontece graças ao programa de reinvestimento da FESPA, chamado de "Profit for Purpose", ou seja, "Lucro com Propósito". O reinvestimento é voltado para projetos que visam educar e desenvolver as técnicas do profissional de impressão, em um grande encontro de toda a comunidade, que poderá trocar ideias sobre mercado, tendências, produtos e muito mais. O evento segue com etapas em Blumenau, no dia 17 de novembro e em Brasília no dia 24 de novembro.
O FESPA Brasil Fórum tem como Patrocinadores Ouro as empresas Ampla, Mimaki, Roland, FIX Impressoras, Vinilsul e Sign Supply; os Patrocinadores Prata são Alltak, Akad, Caldera, LZ, OKI, New Time, Poly Fly, IITA, Sertha Brindes, Zênite Sistemas e Havir. Mais informações em: http://www.fespabrasil.com.br/pt/forum-fespa-brasil.