A FESPA celebra em 2023 sua primeira década de sucesso em terras brasileiras. O desafiador projeto teve sua primeira edição em 2013 e vem, ano a ano, crescendo e consolidando seu posicionamento de principal encontro do mercado de impressão digital do Brasil, um território que, ao mesmo tempo que é desafiador, é repleto de oportunidades. A parceria entre FESPA e APS Eventos Corporativos transformou o setor de impressão digital com a vinda de uma feira focada na geração de negócios e no networking profissional.
Neil Felton, CEO da FESPA, relembra o início da parceria e a importância da iniciativa para ele e para o mercado. “Foram as primeiras feiras que lancei com a FESPA e foi o primeiro impulso da FESPA para ser verdadeiramente global. Já havíamos estabelecido eventos no México e na Europa, mas a oportunidade e a paixão que senti no mercado brasileiro foram incomparáveis. Parece que foi ontem que conheci o Alexandre Keese e sua família e senti uma conexão instantânea e um vínculo que só ficou mais forte nos últimos 10 anos”.
Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, organizadora da FESPA no Brasil e parceira da entidade durante todos estes anos, ressalta como foi o início e a enorme relevância de alcançar a marca: “A APS sempre teve em seu DNA o envolvimento com o mercado de impressão, desde sua fundação. Isso começou há 50 anos com o fundador Ismael Guarnelli fazendo apostilas, evoluiu para um bureau de serviço, foi para uma editora até chegar hoje nos eventos, sempre estando ao lado da impressão. Dessa busca de fomentar cada vez mais a indústria, veio a sinergia perfeita com a FESPA”.
O executivo prossegue: “Desde a primeira reunião com o Neil Felton, CEO da FESPA, para entender os princípios da associação e descobrir tudo que seria possível interagir, percebemos que a união seria um sucesso. Afinal, estamos falando de uma associação que investe seus lucros dentro do mercado, o que tem grande ligação com a APS, que sempre trabalhou muito com conhecimento, tanto na época de editora como nos congressos e agora concretizando tudo nas feiras”.
Ao celebrar 10 anos, a FESPA no Brasil também destaca a evolução do mercado. É visível, ao olhar os estandes das grandes marcas em 2013 e hoje o quanto a impressão digital evoluiu, tanto em grandes formatos, como na vibrante área têxtil, na impressão promocional e em basicamente todos os setores que a feira abraça.
Michael Ryan, Chefe de Desenvolvimento Global e FESPA GPE, também participou do projeto desde o início e se orgulha dos resultados alcançados: “Para mim, 10 anos é a primeira comemoração importante de qualquer evento! Chegar aos 10 anos é uma conquista incrível. Quando vejo o número 10 e o Brasil, sempre penso em seus incríveis jogadores de futebol, desde as lendas de Pelé e Zico até Ronaldinho, Kaká e agora Neymar, então sim, estou ansioso para vestir minha camisa número 10 da FESPA Brasil!”.
Grande celebração de 10 anos
A FESPA Digital Printing 2023 será a grande celebração dos 10 anos da FESPA no Brasil. A evolução estará pelos corredores, em todos os estandes e nas iniciativas técnicas gratuitas preparadas especialmente para esta edição. O visitante encontrará de fato o que está buscando para aprimorar seus processos e transformar a forma de produzir impressos, missão alcançada desde a primeira edição.
Alexandre Keese revela como estão as expectativas no Brasil para este grande momento: “Com a FESPA ao nosso lado durante esses 10 anos, todos saíram ganhando, pois é uma parceria que um completa o outro. E quem ganha para valer é o mercado, que fica mais forte, profissional e eficiente. Então o visitante pode esperar nesta edição ainda mais tecnologia, mais networking e mais conteúdo técnico, gerando uma experiência única!”
O time da FESPA também está ansioso para comemorar a primeira década de FESPA no país, como ressalta Neil Felton: “A volta da pandemia tem sido um caminho difícil, mas este ano podemos ver claramente que essa feira voltará a estar onde estava. Na verdade, de todas as nossas feiras ao redor do mundo, a FESPA no Brasil se recuperou e cresceu mais rapidamente. É muito importante para os impressores ver o que aconteceu com o mercado e os produtos nos últimos anos e este ano a FESPA Brasil estará repleta de inovações para levar seus negócios adiante”.
Neil prossegue: “Existem muitos lançamentos que você verá no mercado brasileiro pela primeira vez, isso combinado com a chance de se encontrar com seus colegas em uma feira verdadeiramente envolvente construída para a comunidade, o que torna este evento imperdível. Também gostaria de parabenizar o Alexandre Keese e toda sua equipe altamente talentosa, vocês construíram o evento mais incrível e tenho o privilégio de trabalhar com todos vocês”.
Michael Ryan destaca as altas expectativas para 2023. “O que mudou é que o mundo inteiro está pensando em novas aplicações, novas oportunidades de negócios e a sustentabilidade é uma realidade. Quando estive em Berlim no ano passado para a FESPA, encontrei um impressor brasileiro andando por nossa área de inspiração para decoração de interiores, e ele disse: preciso desses produtos sustentáveis porque meus clientes estão pedindo. Para mim, isso foi revelador e agora as tendências que vemos globalmente em impressão, como automação, comércio eletrônico e eficiência de impressão, chegaram ao Brasil. As pessoas verão as últimas tecnologias na FESPA Brasil 2023 e voltarão a sorrir, felizes por estarem de volta e celebrando a indústria criativa que todos amamos”.
A FESPA Digital Printing acontece de 20 a 23 de março e reúne soluções de toda a cadeia da impressão digital, da concepção do impresso à entrega, passando pela pré-impressão, impressão e acabamento, com impressoras, tintas, mídias, softwares e muito mais. A credencial de visitante gratuita e antecipada para todo o mercado fazer parte desta grande celebração já está aberta no site, acesse: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.