A FESPA Global Print Expo, European Sign Expo and Personalization Experience proporcionaram um ambiente estimulante e de alta energia, onde visitantes e expositores se concentraram em oportunidades de crescimento de negócios. As feiras aconteceram no mês de maio em Munique, Alemanha.
Os expositores compartilharam um feedback extremamente positivo, elogiando os salões vibrantes e movimentados, a capacidade de decisão do público e a prontidão dos executivos para investir. 84% dos visitantes ocupavam cargos de tomada de decisão, um aumento de 15% em relação a 2022. 73% dos visitantes eram CEOs, proprietários ou gerentes.
Os três eventos colocalizados atraíram 14.776 visitantes únicos de 134 países. O investimento em novas tecnologias foi uma prioridade para a maioria, com 50% planejando um investimento em 12 meses. Dos dois terços dos visitantes que optam por divulgar o orçamento, o orçamento médio coletivo quase dobrou ano a ano, para 2 bilhões de euros.
Os visitantes também dedicaram mais tempo à sua participação no evento, com 54% participando em vários dias. Isso elevou o público total para 22.757 durante o show de quatro dias, um aumento de 42,5% em comparação com os eventos de Berlim em 2022.
Os alemães representaram 25% do público total, com números do país anfitrião aumentando 38% em comparação com 2022. No geral, 83% dos visitantes eram da Europa, com os grupos de delegados mais significativos fora da Alemanha vindos da Itália, Áustria e Reino Unido, Holanda, Polônia, Suíça, Espanha, República Tcheca e França.
A remoção total das restrições de viagens de longa distância impulsionou ainda mais os eventos de 2023 e permitiu o retorno de uma série de empresas expositoras. Os visitantes da Ásia representaram mais de 10% do público total este ano, em comparação com apenas 4% em 2022. Mais de 750 tomadores de decisão de empresas de impressão especializada na África, Américas e Oceania também visitaram as feiras em Munique.
O lançamento da Personalization Experience atraiu um interesse significativo dos visitantes, destacando o escopo da oportunidade comercial para empresas de impressão que podem oferecer personalização, individualização ou customização, qualquer que seja a aplicação.
Michael Ryan, diretor de eventos da FESPA Global Print Expo, comenta: “Os eventos deste ano em Munique realmente provaram como as comunidades internacionais de impressão e sinalização se recuperaram positivamente. Líderes empresariais de todo o mundo vieram com apetite para entender o que está mudando no mercado e determinação para inovar e investir para expandir sua oferta. Vimos nosso público total crescer substancialmente em comparação com 2022, com mais visitantes individuais investindo mais tempo para explorar tudo o que nós e nossos expositores poderíamos oferecer, incluindo nosso Destaque de Sustentabilidade, a galeria FESPA Awards e o recurso World Wrap Masters".
Marta Fraile, Diretora de Channel Marketing EMEA da Roland DG, comenta: “A FESPA 2023 foi um grande sucesso com o negócio vendo um crescimento nas oportunidades de vendas em relação ao ano passado. Notamos uma maior qualidade dos visitantes, com muitos dos que falamos manifestando uma forte intenção de investir em novos equipamentos. A FESPA continua sendo um destaque anual no calendário do setor, pois nos permite reunir com parceiros e clientes de todo o mundo para celebrar a tecnologia e a criatividade da indústria de impressão”.
A próxima FESPA Global Print Expo acontecerá em Amsterdã, Holanda, de 19 a 24 de março de 2024, ao lado da European Sign Expo, Personalization Experience e Sportswear Pro. No Brasil, a FESPA Digital Printing acontece de 11 a 14 de março no Expo Center Norte, em São Paulo.