A FESPA – Federation of Screen and Digital Printers Association - é uma associação global que nasceu com o objetivo de compartilhar o conhecimento e aprimorar o mercado de serigrafia e de impressão digital.
Com o avanço da tecnologia de impressão, o mercado serigráfico passou por um momento de evolução e, atualmente, a impressão digital está presente principalmente nos mercados de grandes formatos, sinalização e estamparia têxtil.
Por isso, muitos segmentos estão se convergendo para a impressão digital. Tanto as gráficas comerciais, quanto as editoras e as empresas de serigrafia, estão investindo nessa nova tecnologia para ganhar espaço e continuar lucrativas no mercado de impressão.
E aqui se encontra a FESPA, uma entidade que faz mais que promover feiras. Parte da receita obtida é reinvestida no mercado, com foco nos profissionais de impressão. Congressos, feiras, treinamentos, encontros de tecnologia, estudo de mercado são apenas algumas das atuações da FESPA nos mais de 27 países em que está situada.
Agora o Brasil tem o privilégio de contar com os eventos FESPA, que estreará no mercado nacional em março de 2013, com a FESPA Brasil, a mais importante feira de serigrafia, grandes formatos, impressão digital têxtil e impressão de vestuário do mundo.
A presença da FESPA já se faz sentir no mercado nacional: em fevereiro passado, de 21 a 24, aconteceu a FESPA Digital Barcelona, onde uma das ações foi a escolha do profissional de impressão de maior destaque; e o Brasil já tinha algumas empresas representadas. O profissional brasileiro mais votado foi Ricardo Fantini, do Grupo Fantini, localizado no Rio Grande do Sul. E o melhor: Ricardo é um dos entusiastas da FESPA há alguns anos, e já visitou diversos eventos para buscar informações sobre as novidades e lançamentos do mercado de impressão digital.
E quem ganha com a presença da FESPA no Brasil? Ambos: os fabricantes e as empresas prestadoras de serviço de impressão. Os fabricantes porque nenhuma entidade conhece mais os prestadores de serviço do que a FESPA – afinal, a associação foi formada pelos prestadores de serviços de impressão. E as empresas prestadoras de serviço de impressão porque a FESPA reinveste o lucro na profissionalização do mercado. Ou seja, o objetivo é minimizar a concorrência baseada em preço baixo, dando prioridade à qualidade do material impresso.
Mas a concorrência baseada em preço baixo é um desafio. Como superá-lo?
1. Diversificação: explorar novos nichos de mercado e oferecer novos produtos;
2. Aprimoramento da qualidade do serviço: adicionar valor ao serviço prestado ao cliente;
3. Workflow: um fluxo de trabalho eficiente reduz custos e aumenta a produção;
4. E, é claro, visitar a FESPA Brasil para encontrar mais soluções para os desafios citados.
FESPA Brasil 2013: um novo conceito em feiras, infinitas oportunidades de negócios.