A impressão 3D foi um dos grandes destaques da FESPA Digital Printing 2023. Por um lado, o público pode conhecer mais sobre os equipamentos, os materiais usados para fazer a impressão e entendeu que o 3D está bem longe de ser um bicho de sete cabeças. Do outro lado, os fornecedores de equipamentos e produtos para esta área puderam apresentar suas soluções para públicos que têm total conexão com a impressão 3D.
Esta ligação ficou bem clara durante as palestras feitas no Espaço 3D. Sempre lotadas, as apresentações mostraram como mercados como gráfica, brindes e comunicação visual podem usar as características e diferenciais da impressão 3D para produzir peças e materiais para venda.
Outro ponto interessante é que foi possível desmistificar o pensamento e que a impressão 3D é algo inalcancável, caro e difícil. Pelo contrário, o empresário de impressão entendeu que o 3D tem baixo custo de aquisição e fácil aprendizado - para aquelas que de fato desejam aprender.
Sucesso levando sua marca
A Voolt 3D expôs suas tecnologias de filamentos - produto usado para a impressão 3D - e também veio com parceiros para mostrar materiais e impressoras. Renan Faria, diretor da Voolt 3D, passou suas impressões sobre a feira: "Estamos muito satisfeitos, os resultados foram ótimos. Fechamos muito negócio, muitos clientes vieram visitar a gente, foi acima do esperado". A empresa mostrou seus filamentos, com vários lançamentos na feira. Também mostrou as máquinas da Creality.
Renan reforça esse novo cenário para o empresário de impressão: "Foi muito legal porque é uma novidade para muita gente que está conhecendo a impressão 3D agora, estão se impressionando e achando fantástico. O mais impressionante é que as pessoas que ainda não conhecem estão tendo esse primeiro contato e surpreendendo com os custos que são muito baixos para você iniciar na impressão 3D. Há máquinas muito acessíveis, o material também é barato, é uma área ainda pouco explorada que o pessoal está gostando muito de conhecer".
O executivo também destacou sua parceria com a ERT: "A ERT é uma empresa fantástica, o único fabricante nacional de PLA, a matéria-prima que é o plástico biodegradável que usamos para fazer os filamentos, e eles estão em parceria conosco. Foi muito legal o pessoal poder conhecer também um pouco sobre o material, e sobre a fabricação, estamos muito satisfeitos com o saldo".
A impressão 3D é uma área que certamente terá ainda mais espaço na FESPA Digital Printing 2024, tanto pelo interesse dos expositores e fornecedores do mercado em participar da feira, quando do público, que agora entendeu como aplicar o 3D em suas empresas e vai adquirir estas soluções para sair na frente da concorrência oferecendo algo especializado.
Para completar a experiência, o Universo da Criatividade, liderado por Rodrigo Dinardi, apresentou uma série de amostras de produtos feitos com a impressão 3D e também imprimiu diversas peças durante os quatro dias de feira, sempre em tempo real, mostrando os diferentes portes e estilos de equipamento existentes hoje no mercado.