Quem visita a FESPA Digital Printing já percebeu o quanto a impressão digital têxtil conquistou seu espaço no mercado. Antes restrita a uma impressão mais individualizada ou para provas, hoje o têxtil digital pode fazer, com qualidade e eficiência, altas tiragens de peças de vestuários.
As marcas que perceberam o impacto que o digital oferece a sua empresa na prestação de um serviço diferenciado ao cliente adquiriram o equipamento e estão plenamente satisfeitas com os resultados. A variedade criativa oferecida é gigantesca para quem entender como tirar o melhor dos equipamentos.
Nós conversamos com a Run More, que adquiriu uma impressora digital Kornit Atlas Max, que ampliou sua produtividade e especialmente a sua criatividade nas peças. Alexandre Dullius, diretor da Run More, falou sobre diversos tópicos, confira:
A decisão pelo investimento em impressão digital
- A Atlas Max substitui métodos tradicionais, analógicos e de várias etapas por um processo simplificado, digital e sustentável em etapa única. A máquina proporciona quebrar limites criativos relacionados ao design, dimensão e cor, sendo possível criar efeito 3D, bordado, vinil, degradês e uso de inúmeras cores.
- Tecnologia on demand: vantagem competitiva aliada à produção por demanda. A agilidade da impressão digital possibilita produzir apenas o necessário, sem gerar sobras de estoque.
- Possibilidade de estamparia em diferentes bases utilizadas pela Run More.
- Tecnologia DTG de alto padrão, ou seja, o tecido recebe a estampa diretamente, diferente de outros processos de estamparia em que é necessário abrir telas, por exemplo.
- Agilidade e produtividade com qualidade na estamparia.
Principais benefícios da impressão digital
- Amplas possibilidades criativas relacionadas ao design, dimensão e cor, sendo possível criar o efeito 3D, bordado, vinil, degradês e uso de inúmeras cores.
- Agilidade e produtividade em grandes lotes de produção.
- Possibilidade de estampar em diferentes bases.
Diferença impressão digital x impressão analógica
Antes da Atlas Max na Run More: o processo utilizado para estamparia localizada era o de serigrafia, no qual era necessário gravar uma tela para cada cor explorada nas artes, ocupando mais tempo e pessoas, consequentemente gerando mais custo. Neste processo não era possível fazer mistura de cores, como degradês por exemplo, de forma sempre igual em todas as peças.
A estamparia digital amplia as possibilidades criativas ao permitir explorar degradês e uso de inúmeras cores de forma padronizada, ou seja sempre igual em todas as peças.
Alcance da Run More
A Run More é uma marca de moda feminina fitness e beachwear. Todas as estampas da marca são desenvolvidas com exclusividade pelos designers da marca e personalizadas para cada modelo e coleção proposta.
Atualmente, a Run More conta com cerca de 700 lojistas atendidos por 17 representantes em nove estados brasileiros - RS, SC, PR, SP, MG, GO, MS, MT, RO, ES e BA. Possui uma loja conceito em Lajeado (RS), quatro franquias – Gramado (RS), Passo Fundo (RS), Itapema (SC) e Curitiba (PR), uma loja outlet e Loja Online que atende todo país. No exterior está presente em 15 países.
Sustentabilidade e impressão digital
No processo de estamparia digital, o tecido recebe a estampa diretamente, diferente de outros processos de estamparia em que é necessário abrir telas e gravar fotolitos, por exemplo. Além disso, o método tradicional de serigrafia faz uso de água que se mistura a tinta, o que gera a necessidade de limpeza desse líquido.
Já no processo de estamparia digital da Atlas Max, resíduos contaminados não são gerados. O inovador maquinário trabalha com conjunto de tinta eco-rápido à base d'água e com fixação ecológica. Além disso, ela não utiliza água durante o processo de estamparia.