Para celebrar os três anos da campanha Sou de Algodão, que visa valorizar a produção local, por meio do incentivo a produção de tecidos de fibra natural, a Epson em parceria com a ONG Sou de Algodão e a T&C estamparam 1.095 camisetas comemorativas. Os estilistas Angela Brito, Isaac Silva, João Pimenta e Reinaldo Lourenço criaram estampas exclusivas inspiradas na flor de algodão, que foram impressas utilizando a tecnologia da Epson.
A campanha deste ano é resultado de uma soma de forças: as camisetas foram costuradas pelo projeto Estamparia Social, que trabalha na capacitação e inserção da população egressa do sistema prisional na indústria têxtil, as estampas foram criadas por estilistas que estiveram no SPFW e a impressão das imagens foram feitas pela T&C com as impressoras da Epson.
Impressão digital têxtil
Com forte atuação no setor têxtil, a Epson desenvolve tecnologias de impressão digital, que geram economia de energia e água e possibilitam imprimir pequenos lotes com custo reduzido, evitando o desperdício de matéria e reduzindo os impactos ambientais. A impressora utilizada na ativação é a Epson SureColor F2100, projetada exclusivamente para impressão direta em tecidos de algodão. Ela conta com cabeça de impressão com tecnologia PrecisionCore TFP, que garante o controle absoluto do processo de impressão, para resultados mais precisos, com imagens bem definidas. Este equipamento imprime, com alta velocidade, diretamente sobre tecidos e peças de algodão. A novidade é o novo líquido de pré-tratamento que possibilita que a impressão seja feita também em tecido de poliéster.
"A impressão digital rompeu as barreiras técnicas do mercado da moda. Esse tipo de tecnologia é capaz de reproduzir qualquer imagem nos tecidos, permitindo que designers e estilistas explorem ainda mais a sua criatividade para criar peças exclusivas e personalizadas", comenta Tolosa. Segundo o gerente, a impressão digital têxtil concilia três fatores primordiais para as indústrias: economia, rapidez e qualidade. "O processo de impressão não demora mais do que cinco minutos", explica Fábio Tolosa, gerente de produtos da Epson.
Campanha valiosa
"Participar do projeto Sou de Algodão no São Paulo Fashion Week foi de grande importância para T&C, principalmente pela oportunidade apoiar um projeto que valoriza a produção brasileira e poder dar vida a estampas criadas por grandes estilistas como: Reinaldo Lourenço, Ângela Brito, João Pimenta e Isaac Silva", afirma Emanuel Souza, gerente Comercial da T&C.
A parceria com a Sou de Algodão tem sinergia com a Epson tanto pela atuação no segmento têxtil como pelos valores de sustentabilidade. "Por meio do seu programa Epson Responsabilidade Social, apoiamos projetos que buscam promover o bem-estar das comunidades onde atuamos. O Sou de Algodão é um movimento que fortalece e une os principais agentes da cadeia produtiva em torno de um bem comum, promover a sustentabilidade e o consumo consciente na indústria local da moda", finaliza Fabio Tolosa.