Impressão em grandes formatos: Epson e Avery Dennison entregam premiação de concurso

Evento em São Paulo contou com a premiação para artista gráfica vencedora e explicação sobre as soluções Epson ao mercado de impressão

Impressão em grandes formatos: Epson e Avery Dennison entregam premiação de concurso

A Epson reuniu a imprensa e convidados no último dia 27 de novembro, na cidade de São Paulo, para promover a cerimônia de entrega dos prêmios do “Impressione América Latina”, concurso que teve a impressão em grande formato como destaque. A Avery Dennison e a Wacom também participaram da iniciativa, que foi em prol da ONG Casa do Zezinho. A vencedora do concurso foi a artista gráfica Bianca Kemple.

Durante o evento, Eduardo Valentin Gonçalves, head de marketing da Epson do Brasil, explicou mais sobre o “mundo Epson”, formado não só pelos equipamentos de impressão, mas por soluções em projeção, scanners, robôs e outras tecnologias. Isto faz com que, segundo Gonçalves, a Epson possa oferecer ofertas complementares e mais completas aos clientes.

Na indústria de impressão, a Epson possui a tecnologia Precision Core, com as cabeças de impressão dominando a comunicação visual - cerca de 50% das cabeças neste segmento são Epson. Eduardo explicou que a companhia global é forte também no digital têxtil, segmento com enorme potencial de crescimento - apenas 5% do mercado é digital, seja transfer ou impressão direta, resultando assim em uma enorme janela de crescimento.

Sean Maximo, gerente regional de negócios em impressão de sinalização e label, deu mais detalhes das tecnologias Epson, como a Precision Core, que busca a evolução da qualidade de reprodução com as cabeças de impressão; as tintas UltraChrome, amiga do meio ambiente, com logística reversa para contenção de resíduos, através do programa de benefícios Epson Rewards; a linha de impressão SureColor, como a S40600, S60600 e S80600, com alta velocidade e rápida secagem, foi também abordada durante o evento, com impressoras em funcionamento.

Pela Avery Dennison América Latina, Isabela Monteiro Galli, diretora de marketing e vendas, falou do mercado de comunicação visual e o posicionamento da empresa. Sobre o Impressione América Latina, disse: ”Fazer parte de uma intervenção artística inspirada em causas sociais, ao redor da América Latina, nos fez refletir e reafirmar nossos valores como empresa", comenta. Thiago Machado, gerente da Wacom no país, mostrou as possibilidades das mesas Wacom.

Tecnologia a favor da comunicação

Os painéis criados por Bianca Klempe foram impressos em substrato Avery Dennison, adesivo com textura Canvas. A arte foi impressa no equipamento Epson SureColor S60600, linha de impressoras solvente e que incorpora a tecnologia mais recente de imagem e a última geração de cabeça de impressão PrecisionCore TFP. "Os equipamentos dessa linha ainda incluem a tinta solvente GS3 UltraChrome, que oferece alta qualidade de impressão, durabilidade e menor tempo de secagem, aumentando a produtividade das gráficas", encerrou Evelin Wanke, gerente de vendas da Epson do Brasil.

Concurso e premiação

O evento contou com a presença de executivos da empresa, de Bianca Kemple, artista gráfica vencedora do concurso no Brasil, e Tia Dag, fundadora da Casa do Zezinho, Organização Não Governamental beneficiada pelo projeto.

Para o Impressione América Latina, Epson e Avery Dennison realizaram um concurso e selecionaram a obra da artista gráfica Bianca Klempe, de 20 anos, para ilustrar a causa defendida no Brasil. Com o tema "enquanto você espera só um pouquinho, já tem gente esperando por muito tempo", a criação impressa em grande formato está exposta até 20 de dezembro, na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, em duas portas da plataforma de embarque da Estação Pinheiros e no corredor de acesso à Estação Paulista.

A ação resultou em uma doação em dinheiro para a Casa do Zezinho, organização sem fins lucrativos localizada no Parque Maria Helena, bairro da Zona Sul paulistana. "Eu escolhi a temática da Casa do Zezinho pelo fato de a instituição querer realizar o sonho de crianças que não tem oportunidade. Toda criança precisa de apoio para alcançar seus sonhos. E esse apoio é buscado por elas na Casa do Zezinho. Eu realmente fiquei sensibilizada com esta história e queria fazer parte", explicou Bianca Klempe, que foi premiada com uma mesa digitalizadora da Wacom. "Eu adorei a obra. Retrata as crianças e jovens invisíveis do mundo. Deu para notar a sensibilidade da Bianca no desenvolvimento ", exaltou Tia Dag.

Criada em 1994, a Casa do Zezinho recebe jovens entre 6 e 21 anos que frequentam a rede pública de ensino. A partir dos quatro pilares da Pedagogia do Arco Íris, criada pela psicopedagoga Tia Dag, a ONG investe em programação socioeducativa que compreende artes, ciências, filosofia e espiritualidade. O local trabalha com esportes (futsal, capoeira, kung fu e jiu-jitsu), gastronomia, mosaico, teatro, dança, canto e oficina de sustentabilidade e meio ambiente.

"Participar do Impressione é mais uma oportunidade de divulgar o trabalho que desenvolvemos com crianças, jovens e adolescentes. É sensacional como um ato gera uma uma série de impactos de divulgação de nosso trabalho. Se mais empresas tiverem a sensibilidade de promover suas campanhas, produtos e serviços a partir da aliança com projetos sociais, mais pessoas terão acesso a este tema e a oportunidade de colaborar para a construção de uma sociedade mais justa", completou Tia Dag.

Impressione na América Latina

Além do Brasil, outros nove países participam do "Impressione América Latina": Chile, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Peru e República Dominicana. O primeiro local a contar com a exposição de uma obra foi a fachada principal do Museu Gabriela Mistral, em Santiago (Chile). No país, a causa defendida foi o combate ao câncer de mama, assim como na Argentina, onde uma obra foi exibida no Museu de Arquitetura e Design de Buenos Aires.

Neste mês de novembro, Equador e México também receberão o "Impressione América Latina". Em Quito, capital equatoriana, uma criação exposta no Boulevard das Nações Unidas defenderá a importância do uso consciente da água. Já no Muro Polanco, na Cidade do México, o projeto abordará a detecção precoce e promoção de ajuda no combate ao câncer. Ainda neste ano, em 1º de dezembro, a Avenida Javier Prado, em Lima (Peru), recebe uma obra que alerta sobre a preservação da natureza.

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil