Núcleo de Pesquisas Boas Impressões anuncia levantamento sobre impressão digital

Resultados do levantamento serão divulgados dentro da FESPA Digital Printing 2021

Núcleo de Pesquisas Boas Impressões anuncia levantamento sobre impressão digital

O setor de impressão digital no Brasil e no mundo vem avançando e os empresários sentindo a relevância da tecnologia para aumentar a oferta de soluções dentro de seus parques de impressão. Para entender o que vem acontecendo e as perspectivas, o Núcleo de Pesquisas Boas Impressões anunciou que fará uma pesquisa sobre o mercado de impressão digital.

O anúncio e início da coleta de dados foi feito durante uma live com o apoio de Paponet e FESPA Digital Printing. Alexandre Keese, diretor da feira, destacou que neste momento é mais importante do que nunca estar bem preparado e ter em mãos boas informações sobre o mercado.

Importante ressaltar que os resultados serão divulgados no primeiro dia da FESPA Digital Printing 2021, que ocorre de 18 a 21 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. Faça a sua credencial antecipada de visitante aqui: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.

Para participar da pesquisa, que é anônima, ou seja, você não precisa identificar sua empresa, acesse: https://pesquisas.boasimpressoes.com/coleta.php?r=7&p=1

Mercado e perspectivas

“Temos uma boa perspectiva de futuro e estamos vendo bons movimentos dentro da indústria. O Boas Impressões faz um trabalho extremamente incrível porque quando temos fundamento falamos de oportunidade de forma mais sólida e coerente. Podemos olhar para trás para ver o que foi feito para dar um norte para saber o que pode ser feito no futuro”, destacou Alexandre Keese, que citou ainda as oportunidades no novo panorama, tanto para informações sobre medida de segurança e distanciamento como no suporte para compras online.

O professor José Pires, que lidera o time do Núcleo de Pesquisas Boas Impressões, falou sobre a pesquisa: “Este é o momento de planejar nossa empresa e quem responder é a linha de frente, empresários que estão respondendo o que estão vivendo. Temos uma pesquisa no ar de grandes formatos, fizemos com os brigadeiros e tivemos a Impressões 2021 que comparava o ano passado com o atual. Estamos vendo muito investimento em impressão digital e acabamento, por exemplo”.

Keese lembrou que, na pesquisa Print Census feita pela FESPA, entre os importantes tópicos há a questão da motivação. “Quando vejo empresários investindo no mercado, é porque ele é interessante. E a feira tem essa força motriz para a indústria parar para refletir e comprar as soluções que estarão lá dentro. E ela tem o foco da impressão digital, que é o grande facilitador que temos hoje na nossa indústria”.

Robson Xavier, membro do Boas Impressões, concorda que a impressão digital não para de crescer. “É o caso de escritores que podem fazer a publicação em pequenas tiragens. O mercado de impressão digital é capaz de ajudar a registrar o livro, ajuda a desenvolver a arte. Isto é uma realidade forte hoje. Há uma vastidão de clientes e o empresário precisa ficar de olho nisso. Troca sua ótica, vai para o ponto de vista do cliente e procura entender o que ele quer e o que ele está comprando, como embalagem, rótulo, PDV, material promocional, etc”.

Novas empresas e tecnologias

Keese concorda e adiciona que tudo se transforma com a integração das tecnologias, não só entre as tecnologias analógicas digitais como a integração ao mundo digital. E não se está falando de substituição de tecnologias, e sem de tecnologias complementares. Um exemplo é o acabamento, que está entrando no enobrecimento gráfico, um enorme diferencial.

José Pires lembra que atualmente há gráficas híbridas, unindo por exemplo offset, digital e flexo na mesma planta, unindo “várias empresas em uma só”.

Paulo Addair, diretor do Paponet e que apoia o Núcleo de Pesquisas Boas Impressões, destacou a característica da impressão digital trazer uma nova percepção do que pode ser feito e especialmente o que não podia ser feito antes, com flexibilidade para manobrar em tiragem, formato, aplicação e suporte.

Pesquisa

Paulo Addair mostrou como será a 1ª Rodada da PESQUISA IMPRESSÃO DIGITAL 2021 que será promovida pelo Núcleo de Pesquisa Boas Impressões. Inicialmente, já é preciso dizer que todo o questionário é anônimo, ou seja, você não precisa se identificar, garantindo toda a segurança de seus dados.

“São perguntas bem simples, primeiro com aspectos mais gerais e depois focando por segmento. Responder a pesquisa é colaborar com o mercado, para que tenhamos dados mais claros para a tomada de decisão mais assertiva”, finaliza.

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil