O mercado de brindes movimenta anualmente mais de R$ 7,41 bilhões e se consolida como uma opção para quem deseja empreender, mesmo em época de incertezas do setor econômico. Com a demanda sempre crescente por produtos customizados, tanto no setor corporativo como por parte dos consumidores finais, fornecer objetos personalizados sem dúvida é um nicho com retorno garantido.
É possível atender diferentes necessidades e demandas, seja para uma campanha promocional de uma grande companhia (venda business-to-business ou B2B) como customizando brindes para festas e eventos familiares (business-to-consumer ou B2C). Há sempre oportunidades para quem trabalha nesse ramo.
No decorrer dos anos, a oferta de brindes tem sido apontada como principal ação utilizada de marketing de relacionamento com clientes efetivos e potenciais consumidores. Uma pesquisa realizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) apontou que 88% dos empresários entrevistados declaram investir em promoções e brindes.
Se, de um lado, as campanhas promocionais com itens de brindes já são parte da tradição do mercado brasileiro, como ferramenta de lembrança e fixação de marcas no imaginário do público-alvo, do outro há muito ainda o que evoluir para acompanharmos a tendência de outros países. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, quase todo produto é vendido com um brinde e, na terra do Tio Sam, os brindes promocionais até superam a propaganda por TV, rádio e publicidade escrita, como mídia publicitária mais efetiva. Isso porque, em todo o mundo, os consumidores atribuem mais valor às organizações que lhes oferecem itens úteis como presentes. Ao mesmo tempo, pesquisas de mercado demonstram que as vendas de empresas que distribuem brindes de qualidade aumentam significativamente.
A Roland DG tem equipamentos voltados aos mais variados segmentos de brindes, como sustentabilidade (sacolas retornáveis), animais de estimação (medalhinhas para pets), tecnologia (capas de smartphones e tablets), bem-estar (chinelos e almofadas), beleza (pingentes, joias, bijuterias) e vestuário (camisetas).
“A marca Roland é sinônimo de inovação e tecnologia de ponta. Quem leva nossos produtos tem a certeza de qualidade, durabilidade e serviços insuperáveis, sintetiza Anderson Clayton, vice-presidente no Brasil da Roland DG. “Para o mercado de brindes e personalização temos diversas opções, máquinas compactas, fáceis de usar e com preço acessível. É possível abrir um negócio próprio com investimento a partir de R$ 9.000,00, com impressoras que não exigem muito espaço ou conhecimento prévio para operá-las”, finaliza.
Veja as características e preços de algumas máquinas:
GS 24 - Graças a um carro de corte e um suporte de lâmina redesenhados, a GS-24 oferece mais estabilidade e um aumento de 40% de força sobre o material. Possui uma diversidade de aplicações como: envelopamento de veículos, sinalizações, decalques e personalização de vestuário.
BN-20 - Produz rótulos, decorações de janelas e ambientes internos, etiquetas, adesivos, reproduções fotográficas, cartazes com efeito metálico, brindes para festas e materiais de pontos de venda, além de personalizar celulares e laptops. Também permite criar roupas para o dia a dia e uniformes corporativos.
LD-80 - Customiza artigos criando um ar de sofisticação. Versátil, possibilita que se adicione imagens e textos metalizados em objetos requintados, como embalagens para cosméticos, brindes ou demais presentes de valor agregado.
BT-12 – Imprime diretamente em camisetas, sacolas e itens de decoração. Permite a produção da peça do início ao fim, em apenas 10 minutos. Criada para personalização sob demanda, é capaz de imprimir desenhos, fotos, logotipos e textos em uma variedade de produtos, com baixo investimento inicial. É operada mediante um treinamento mínimo.
LEF-12i - Ideal para personalização de capinhas de celular e de tablets, canetas, canecas, brindes e artigos promocionais.
MPX-95 - Usada na personalização de itens de metal como pingentes, canetas, placas de troféus, joalheria e muitos outros. Ideal para datas comemorativas, como o Dia dos Namorados. Grava em ouro, aço e titânio sem nenhuma complicação, tornando o produto ainda mais exclusivo e rentável.