A Roland DG, por meio de sua divisão de negócios COTO, acaba de lançar a VersaSTUDIO BT-12, que imprime diretamente em peças de vestuário feitas à base de algodão (com pelo menos 50% da matéria prima). A impressora poderá ser vista na FESPA Brasil 2019, principal feira de impressão digital do país, de 20 a 23 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
Criada para personalização sob demanda, a BT-12 é ideal para empresas ou pessoas físicas que buscam novas oportunidades de receita. Trata-se de um equipamento de mesa como área máxima de impressão do tamanho de uma folha A4, fácil de usar, capaz de imprimir desenhos, fotos, logotipos e textos em uma variedade de produtos, como camisetas, sacolas e itens de decoração de interiores em tecido. O tamanho compacto e o preço acessível permitem que as empresas do mercado ou quem está apenas começando um negócio ofereçam serviços de personalização com baixo investimento inicial e em locais com espaço limitado, como quiosques de shopping, lojas de roupas e estabelecimentos de presentes em hotéis, ou mesmo em eventos.
O equipamento, que produz um artigo do início ao fim em apenas 10 minutos, pode ser operado mediante treinamento mínimo. De acordo com Etsuo Harada, Presidente da Divisão de Negócios da COTO, desde a introdução da VersaCAMM SP-300 em 2003, as impressoras a jato de tinta Roland DG têm sido cada vez mais usadas na produção de artigos de vestuário e tecidos personalizados. “Mais recentemente, os serviços de personalização na loja para impressão de projetos de clientes cresceram rapidamente”, comenta o executivo.
Quando combinado com o cotodesign, software de gerenciamento de impressão e design opcional, a BT-12 pode se tornar uma solução completa. O programa também é compatível com a série UV de mesa LEF da Roland DG e as versáteis VersaSTUDIO BN-20, incluindo a LD-80 Decoradora a laser que pode adicionar texto ou gráficos em folhas metálicas e holográficas para uma aparência luxuosa.