Roland estará na FESPA Brasil 2016

Encontrar o profissional focado para apresentar soluções de alta tecnologia e adequadas às necessidades do mercado brasileiro. Esta é a ligação da Roland com a FESPA Brasil.

Roland estará na FESPA Brasil 2016

Encontrar o profissional focado para apresentar soluções de alta tecnologia e adequadas às necessidades do mercado brasileiro. Esta é a ligação da Roland com a FESPA Brasil. Foram duas edições de resultados positivos e uma conclusão fácil: estar presente também na FESPA Brasil 2016, que acontece de 6 a 9 de abril no Pavilhão Branco do Expo Center Norte.

Confira a entrevista com Willians Lotti, gerente de produtos da Roland DG Brasil, que falou sobre a FESPA Brasil, os mercados de comunicação visual, sublimação digital e 3D, a entrada da impressão em mercados como decoração e a estrutura Roland para atender o mercado nacional.

FESPA Brasil - Para a Roland, como foi participar da FESPA Brasil 2015 e qual a importância da renovação para a edição 2016?

Roland DG: Para a Roland DG foi muito importante, participar em eventos grandes e de destaque como a FESPA, que traz um público qualificado e focado para os negócios do nosso mercado, é uma ótima oportunidade de demonstrar na prática o funcionamento da nossa linha completa de equipamentos. É isto que esperamos na edição de 2016 da FESPA, encontrar o público qualificado que teve este ano.

FESPA Brasil - Como a Roland analisa o segmento de comunicação visual hoje no Brasil, tanto para os atuais profissionais como para quem quer investir no setor? Como a Roland pode colaborar com os empresários neste segmento?

Roland DG: Acreditamos que o segmento de comunicação visual atual pode ser melhor explorado. Atualmente a maioria dos bureaus de impressão visa oferecer trabalhos com o menor custo possível devido ao alto índice de competitividade e acabam sempre focando nos insumos mais em conta do mercado como tinta e materiais para impressão. Devido a esse foco lucram menos e trabalham mais devido a necessidade de demanda para compensar o baixo valor por metro quadrado. Por este motivo, entre outras coisas, deixam de buscar outros mercados que exigem e precisam de qualidade de impressão, como produtos diferenciados e personalizados, que pagam o justo pelos serviços de impressão.

A Roland DG com intuito de ajudar seus clientes a obterem uma visão mais ampla do negócio, disponibiliza em sua sede um showroom completo com diversos nichos de mercados que podem ser explorados com equipamentos de impressão de grande formato. Além disto, temos um centro de treinamento - o Roland Academy - que possibilita aos clientes conhecerem a versatilidade de seus equipamentos e, principalmente, os mercados que podem atuar.

FESPA Brasil - Quais as ações da Roland voltadas para a educação do mercado de comunicação visual?

Roland DG: Oferecemos Roland Academy, um modelo completo de treinamento, que possui duas modalidades: a presencial e a online. Lançada este ano, a versão online da ferramenta possibilita que todas as empresas usufruam dos benefícios de ser um cliente Roland DG. Já o presencial, realizado no showroom da empresa, conta com especialistas preparados para esclarecer todas as dúvidas e demonstrar todas as funções do produto in loco.

FESPA Brasil - Como a Roland analisa o segmento de impressão digital têxtil atual no Brasil e quais as soluções que a empresa possui aos profissionais que já estão ou desejam ingressar no setor?

Roland DG: O segmento de sublimação vem crescendo a cada dia, e cada vez mais novos empreendedores buscam essa tecnologia. A sublimação digital está cada vez mais introduzida no mercado brasileiro e isto vem ocorrendo devido ao avanço da tecnologia com equipamentos mais estáveis, tintas com melhor qualidade, impressoras mais produtivas, suprimentos de melhor qualidade. Proporcionando ao mercado um produto final de qualidade, já que as impressoras de sublimação além de trabalhar nas velocidades mais altas que os equipamentos proporcionam, oferecem também ótimo custo benefício, devido ao baixo consumo de tinta por metro quadrado e reduzido custo do suprimentos (papel para sublimação e tecidos).

Para este mercado, a Roland DG dispõe de dois modelos de equipamentos: a RF-640S de 1,60mtr que imprime em até 56m²/h para quem está entrando no mercado e possui uma produção de pequena e média demanda. Já a XF-640S também com 1,60mtr, imprime em até 120m²/h, direcionada para empresas que trabalham uma produção de médio e grande volume.

FESPA Brasil - A Roland enxerga um crescimento do uso de impressão em projetos de arquitetura e decoração? Caso sim, quais soluções da Roland podem se encaixar nesse segmento?

Roland DG: No mercado de arquitetura o crescimento ainda é pequeno. Porém aumentando cada vez mais, principalmente por equipamentos de impressão em grande formato para impressão de projetos, plantas e também para a ambientação de espaços como em pontos de vendas e empreendimentos imobiliários.

Já o mercado de decoração teve uma grande aceitação da impressão e o uso é bem maior. Com novos materiais como papel de parede, tecidos e adesivos em diversos modelos e texturas, tudo isso aliado à qualidade dos equipamentos atuais, fazem com que cada vez mais a aumente a procura dos serviços de impressão pelo mercado de decoração e personalização.

Para estes mercados a Roland DG possui uma vasta linha de equipamentos nas tecnologias Eco Solvente, Sublimação e UV, desde equipamentos de entrada até produtos para grandes produções.

FESPA Brasil - Quais sãs as percepções da Roland em relação à impressão 3D, em especial no Brasil?

Roland DG: O mercado de impressão 3D vem se tornando cada vez mais acessível ao público, porém esta tecnologia ainda gera muitas dúvidas em relação ao seu processo de impressão por adição de material. É uma tecnologia inovadora, que possibilita criar produtos e objetos. Observamos que a ideia de transformar que é oferecido pelo 3D é a aprovada pelo mercado, porém ao mesmo tempo percebemos que a grande maioria ainda não sabe como utilizá-la em seu dia a dia.

A Roland DG elegeu a ARM-10 como equipamento de aproximação da tecnologia de impressão 3D com o público. O mercado escolhido foi o educacional e de instituições de ensino, numa estratégia ousada e visionária, já que acreditamos estarem nas escolas os futuros formadores de opinião que gerarão a demanda para o serviço de tecnologia de impressão 3D nos próximos anos.

FESPA Brasil - Qual o tamanho da atuação da Roland no Brasil (revendedores, distribuidores, assistência, etc)? Há novidades/lançamentos ainda para 2015?

Roland DG: A Roland DG possui cobertura em todo território nacional. São mais de 40 revendas autorizadas que dispõe de um atendimento comercial dinâmico e eficiente, e mais de 45 assistências técnicas autorizadas com uma equipe treinada e qualificada para oferecer o melhor serviço de manutenção para equipamentos Roland DG.

Este ano a Roland DG voltou ainda mais sua atenção para atendimento ao cliente. Já éramos reconhecidos por esta excelência, porém como estamos em um ano bem movimentado para a economia nacional, acreditamos que um programa de serviços consistente e eficiente é uma ótima ferramenta para auxiliar nossos clientes e seus negócios.

Assim, o lançamento da empresa que segue este conceito é o Roland Academy online, que faz parte do programa Roland DG Care, que oferece ampla assistência que atende a todos os detalhes do funcionamento do equipamento, passando pela instalação, treinamentos e manutenção, por toda vida útil do produto.

FESPA Brasil 2016

A FESPA Brasil 2016 acontece de 6 a 9 de abril de 2016 no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, e apresenta o melhor em comunicação visual, sinalização, grandes formatos, estamparia digital, decoração de interiores e muito mais. Ela acontece paralelamente com a ExpoPrint Digital, evento focado em soluções de impressão digital - como baixas tiragens, dados variáveis e softwares - e a Brasil Label, focada no segmento de rótulos e etiquetas.

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil