A Roland DG encerrou o ano de 2014 com equilíbrio econômico e driblando as crises financeiras que rodearam o mercado durante todo o ano. Para manter o ritmo de crescimento da empresa, a estratégia utilizada em 2014 foi investir em novos mercados, como o têxtil, médico, odontológico e calçadista, mercados promissores para a Roland DG que fabrica impressoras com alta tecnologia de impressão e equipamentos de usinagem de alta precisão.
O destaque em equipamento foram as impressoras destinadas às linhas têxteis e UV. Com isso, a Roland DG Brasil conseguiu o equilíbrio econômico necessário para superar as expectativas do ano anterior e planejar novas aberturas de mercados em 2015, confirmando o empreendedorismo da empresa japonesa.
Com o calendário de eventos para 2015 fechado e o budget com destino certo, a Roland DG participará de feiras, como a FESPA Brasil 2015, e dará continuidade ao sucesso do Roland Experience Day, uma das estratégias mais eficientes da empresa que leva o seu showroom para diversas cidades brasileiras durante o ano.
Roland Experience Day
Dentre as ações realizadas em 2014, o Roland Experience Day se confirmou como um sucesso. Após 5 mil quilômetros percorridos em cinco cidades, Belo Horizonte, Bauru, Rio de Janeiro, Espírito Santos e São José do Rio Preto, o resultado foi um relacionamento de excelência com 400 clientes e negócios fechados com mais de 200 empresas.
“O projeto Roland Experience Day é extremamente eficaz, pois no meio de tanta agitação, conseguimos momentos exclusivos com nossos clientes distantes. Agendamos reuniões pelo Brasil, não visamos quantidade e sim a qualidade dos negócios e sua efetivação. Nossa estratégia é o olho no olho, viemos te conhecer, mostramos aos clientes a tecnologia que dispomos e tudo isso é visto como um grande diferencial”, declara Anderson Clayton, Gerente de Marketing e Novos Negócios da Roland DG Brasil.
Planos para 2015
Para 2015, a empresa manterá o projeto do Roland Experience Day, porém o calendário com as cidades ainda não esta definido. Além dos eventos próprios, a Roland DG também participará de algumas feiras, em São Paulo, como a FESPA Brasil em março. “Com a estratégia de participar e criar eventos, a empresa tem como objetivo expandir a marca, apresentar os equipamentos, mas, principalmente, divulgar a gama de serviços exclusivos que os clientes têm acesso”, afirma Clayton.
Em 2015, a Roland DG anuncia a entrada em dois novos mercados, o setor calçadista e a área de impressão 3D por adição. O setor calçadista aponta para 2015 um ano positivo com a retomada dos níveis de negócios. Segundo estudo Euromonitor International, o varejo brasileiro deve crescer até 2019 a uma taxa média anual de 7,1%, índice superior ao varejo mundial. Já a área de impressão 3D se destaca pela inovação e as inúmeras possibilidades de aplicação no mais diversos setores.
Outra novidade para o ano é a renovação do Creative Center, que desde o mês de janeiro estará em pleno funcionamento, apresentando novas ideias e aplicações para auxiliar aos negócios dos clientes da Roland DG Brasil. “ O Creative Center é um padrão mundial da Roland DG seguindo em todos os países o mesmo conceito: ser uma ferramenta de ideias e novos de negócios para nossos clientes.” explica Clayton.
Em relação aos resultados da empresa no Brasil, a Roland DG terminou ano no azul em 2014, alcançando todas suas metas e apresentando um resultado positivo para matriz no Japão. “Mas, para atingir este resultado muitas ações foram desenvolvidas, um bom planejamento estratégico, uma equipe de venda e revenda integrada e articulada e uma excelente gestão financeira e administrativa, fez a diferença no fechamento anual. 2014 foi um ano de divergências e, a abrangência de atuação da empresa, foi a diferença que fez manter sua saúde financeira.”, finaliza Clayton.