O segredo da impressão digital é o valor agregado. O empresário que entender este conceito certamente estará muito à frente da concorrência.
A Savie Mercan, após muito sucesso nas últimas edições da FESPA Digital Printing, volta a expor para mostrar exatamente este ponto, através de suas soluções em acabamento para rótulos, campanha política, embalagens, credenciais, mobblers, tags, manta magnética, teclado de membrana, indústria têxtil, entre outros, todos com um enfoque em automação e inteligência artificial.
Conversamos com o diretor da Savie Mercan, Alexandre Barros, sobre as soluções que estarão na feira, o crescimento dos rótulos, mesas de corte e vinco digital com sucção em impressão digital e a relevância do pensamento em valor agregado. Confira os principais tópicos:
Estamos sentindo que após três anos seguidos participando da feira, o mercado está de fato amadurecendo. Antes os produtos eram novos, mas agora os executivos estão começando a entender como ganhar dinheiro com eles.
Nosso foco é acabamento com as mesas de corte e vinco digital da Vulcan, que estão se tornando referência no Brasil. Não existirá daqui 10 anos gráfica que não terá este tipo de produto, seja nosso, da concorrência, o que for, maior ou menor.
Trabalhamos também com o corte dos adesivos padrão Indústria 4.0 da Vulcan para folhas. A máquina tem inteligência artificial e trabalha sozinha fazendo trabalhos diferentes. Por fim, temos nosso foco em rótulos rolo a rolo, também com acabamento.
Percebi que o mercado de InMold label estava crescendo sem solução para corte digital em baixa tiragem. Então visualizei uma máquina que o foco é para DTF (para as pessoas pararem de cortar na tesoura e maximizar a produtividade em metro quadrado) e servia para o mesmo fim, e tem sido um destaque.
Na parte de acabamento, temos agora uma máquina com automação no ajuste das cabeças de corte. Anteriormente, se você ia cortar 3 rótulos lado a lado ou 4, o operador tinha que ficar ajustando as cabeças manualmente, agora lançamos um equipamento que faz isso de forma automática.
Estes lançamentos oferecem valor agregado e oportunidades para maior rentabilidade. É uma solução de menor porte, mais acessível, aumentando o universo.
O empresário vai precisar entender como ganhar dinheiro com demandas que estão bombando no mundo inteiro. E são produtos que foram lançados mundialmente, ou seja, não precisa esperar a tecnologia chegar no Brasil, ela já está aqui.
O empresário precisa entender que a pergunta não é "quanto custa?" E sim "quanto eu vou ganhar?". Isso está no valor agregado e na automação, que somos imbatíveis na produção de etiqueta folha a folha.
O valor agregado é para mim o grande segredo do que o digital viabiliza. Ele pode ter o custo unitário mais caro que flexo ou offset (no caso da impressão) ou mesmo que uma boca de sapo (no caso do corte e vinco), porém ele faz tudo agora, para entregar agora e o cliente do agora paga muito mais por isso.
Toda gráfica que percebe o poder do valor agregado multiplica suas possibilidades. Em 3 anos, já temos clientes com 4 equipamentos nossos, só multiplicando essa estratégia.
O problema é que, em geral, parte importante do mercado, pensa em apenas em custo, preço de aquisição, etc. É essa visão que se limita uma parte, e não ao todo, que estamos tentando mudar com nossas máquinas e o retorno que estão gerando aos nossos clientes.