Por Debbie McKeegan
O mercado têxtil enfrenta uma mudança sísmica. Em todos os setores, a velocidade de adoção e aplicação de tecnologias digitais está acelerando rapidamente. Existem muitas razões para isso - mas não pode haver dúvida de que os desafios que continuamos a enfrentar como resultado da pandemia devem ser enfrentados e resolvidos.
Os problemas da cadeia de suprimentos continuam afetando cada vez mais as vendas no varejo, a produção e a fabricação - causando danos nas empresas que já estão em dificuldades. Para aqueles que já possuem uma pegada de comércio eletrônico digital, as tecnologias digitais (impressão e administração), junto com a automação do fluxo de trabalho, fizeram com que os investimentos pré-pandêmicos proporcionassem novas oportunidades, estabilidade e sucesso. Para outras pessoas impedidas por processos ou tecnologias tradicionais, a corrida para digitalizar deve agora ser uma prioridade.
As tecnologias tradicionais não abordam a fabricação moderna ou o comportamento do consumidor - e, como resultado, uma mudança está acontecendo no mercado têxtil global.
O mercado têxtil global foi projetado em US$ 1.000,3 bilhões em 2020 e deve se expandir a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 4,4% de 2021 a 2028. O aumento da demanda por vestuário da indústria da moda, juntamente com o crescimento das plataformas de comércio eletrônico, deve impulsionar o mercado durante o período da previsão. Fonte: pesquisa Grand View.
O tamanho do mercado global de têxteis impressos deve atingir US$ 266,38 bilhões em 2025, de acordo com um novo relatório da Grand View Research, Inc. registrando um CAGR de 8,9% durante o período de previsão.
Prevê-se que o rápido desenvolvimento da impressão digital, juntamente com sua crescente penetração na indústria têxtil, impulsionará o crescimento do mercado. Os desenvolvimentos nos padrões de compra do consumidor, relativos ao uso de tecidos estampados, também devem ter um impacto positivo na demanda do produto durante o período de previsão.
Além disso, os avanços tecnológicos nas técnicas de impressão, juntamente com a introdução de impressoras digitais de alta velocidade, por várias empresas, são projetados para impulsionar a adoção digital pelos mercados têxteis. Além disso, a capacidade oferecida pelas tecnologias de impressão digital para fornecer uma ampla gama de designs, personalizados para atender às necessidades do cliente, também deve impulsionar a demanda digital.
À medida que outros setores do mercado buscam velocidade e agilidade, veremos também a crescente aplicação da tecnologia de impressão digital para impressão de sinalização. Em interiores de varejo e decoração residencial ou comercial, as aplicações digitais devem ter um impacto positivo na demanda do produto.
De acordo com o relatório publicado pela Allied Market Research, o mercado global de impressão digital têxtil arrecadou US$ 2,2 bilhões em 2019 e deve chegar a US$ 8,8 bilhões em 2027, registrando um CAGR de 19,1% de 2020 a 2027.
O que está forçando essa mudança sísmica nas tecnologias de fabricação?
Impulsionados pelo comportamento do consumidor, estamos testemunhando um boom no comércio eletrônico. Novos comportamentos impostos aos consumidores pela pandemia - são improváveis de mudar. Essas mudanças agora redefinem o panorama das vendas no varejo e da manufatura.
Personalização e customização também evoluíram em linha com as tecnologias que suportam sua origem. Os consumidores agora exigem uma experiência personalizada - seja vendas, design de produto ou embalagem.
A tecnologia nos permite interagir diretamente com o consumidor, proporcionando uma oportunidade de criar produtos customizados. Mas também facilita uma conexão em primeira mão com o cliente e apresenta a oportunidade perfeita para criar fidelidade à marca e dados de vendas inteligentes. Chegar mais perto do consumidor ajusta o desenvolvimento do design e a estratégia de compra para fornecer dados de vendas de IA precisos.
Nossos consumidores se tornaram ambientalmente conscientes. Sustentabilidade agora é uma questão chave e está impulsionando as vendas. A transparência dentro da cadeia de abastecimento é definida para uma reforma radical. O consumidor precisa de clareza - os fabricantes precisam de clareza. As escolhas que fazemos em cada estágio da fabricação têm um impacto ambiental e os consumidores esperam que o fornecedor assuma a responsabilidade.
De quais mudanças e tendências principais devemos estar cientes?
A afluência global está aumentando junto com o crescimento da população global. Como um mercado - a produção de têxteis impressos está pronta para crescer. É importante observar a penetração atual das tecnologias de impressão digital - apenas 6% - 8%.
Como tal, o setor de impressão em têxteis oferece muitas oportunidades. Seja no reequipamento do setor industrial para a produção em massa ou no crescimento embrionário de novos mercados e modelos de negócios empreendedores.
Impulsionado pela interrupção da cadeia de suprimentos juntamente com a questão sistêmica de modelos de negócios insustentáveis - o setor de vestuário está olhando para a indústria de impressão digital têxtil como uma solução alternativa e imediata para os problemas atuais da cadeia de suprimentos, forçados pela pandemia. Essa mudança está permitindo a reinvenção da produção nearshore e, como tal, oferece uma oportunidade única para os fabricantes globais reequiparem e facilitarem a produção e o preenchimento próximos.
A fabricação sob demanda é o novo normal e em 2022 a mudança para “menos é mais” proporcionará novas oportunidades para a indústria de impressão e formará novas parcerias, conforme as partes interessadas se movam para alinhar recursos para benefício estratégico.
Um mundo de desperdício - as tecnologias digitais podem causar um impacto significativo?
Para resumir: a previsão da indústria têxtil global impressa é de US$ 266,38 bilhões até 2025. Fonte: Allied Market Research. Em 2019, a produção têxtil impressa representou US$ 2,2 bilhões para chegar a US$ 8,8 bilhões até 2027, registrando um CAGR de 19,1% de 2020 a 2027.
A produção têxtil digital oferece vários benefícios. Como tecnologia, talvez seu maior atributo seja o fato de oferecer à indústria a capacidade de se adaptar às demandas do mercado - com agilidade e rapidez: com isso, todos os stakeholders reduzem o desperdício, sejam produtos ou recursos do planeta.
Ao escolher as tecnologias digitais, o comprador ou fabricante mantém o controle do fornecimento. Aproveitando o poder do digital para estabilizar a cadeia de suprimentos e, ao mesmo tempo, fornecer ao consumidor produtos inovadores que atendam à demanda do consumidor - sob demanda.
O produto certo - no lugar certo - na hora certa. O que antes era um pesadelo logístico, agora pode ser automatizado com clareza. Os produtos agora podem ser fabricados sob demanda, próximos ao consumidor, utilizando tecnologias que respeitam o meio ambiente.
À medida que os modelos de negócios evoluem após a pandemia, a estabilidade e a sustentabilidade da cadeia de suprimentos são colocadas lado a lado ao utilizar o processo digital e sua adoção continuará a ter um impacto significativo no futuro da produção têxtil.
Fonte: FESPA.com