Por Sonja Angerer para FESPA.com
Se você tem deixado sua imaginação correr solta ultimamente, a impressão digital de grande formato é simplesmente a tecnologia para tornar suas criativas ideias em uma realidade esplêndida.
Aqui há algumas coisas para te ajudar a evitar acordar em um pesadelo de gerenciamento de projeto.
Então, spots de rádio, uma campanha no Facebook ou a aposta em banner de site não excita seu cliente: ele quer algo realmente grande, fazer um splash na cidade, na rede nacional de TV e, é claro, no Instagram?
Uma campanha em grande formato pode ter ótima influência na imagem de uma marca nos próximos anos, e é o porquê das empresas globais como Apple e Samsung estarem confiando fortemente em aplicações de grande forma para a comunicação de suas marcas.
Isto pode soar como a observação mais trivial de todas - mas um projeto significa que as pessoas tem que trabalhar juntas como um time, independente de experiência, categoria, idade, gênero ou nacionalidade. Projetos em grande formato muitas vezes ainda mergulham em um território desconhecido, e provavelmente irá envolver um grande número de pessoas de diferentes países, assim como níveis de educação.
Com isto, é vital ter o básico desde o começo: qual o nível de comunicação é esperado, e quais canais devem ser usados? Entre uma carta escrita e uma mensagem de WhatsApp, ideias sobre comunicações de negócio apropriadas devem diferenciar substancialmente ao longo das fronteiras demográficas.
Se isto significa que um idioma inglês "quebrado" é o menor denominador comum, que seja. Há outras opções, como um software voltado ao gerenciamento de projeto que pode te ajudar a agregar uma estrutura muito necessária aos projetos.
Os poderes
Há uma escolha muito ampla do que é possível para projetos de grande formato, mas para simplificar podemos separar três categorias principais: indoor, outdoor e publicidade em veículos. Para cada grupo há uma série de regras e regulamentos que podem se estender por órgãos como a União Europeia ou mesmo um país ou uma cidade.
Mesmo uma vizinhança ou o proprietário de prédio podem ter um diferente ponto de vista sobre qual tamanho de banner e por qual motivo é aceitável em uma certa localização, ou qual os padrões de segurança a serem seguidos.
Nunca suponha que se um projeto de grande formato não é um problema em uma cidade, ela será OK com uma outra localidade a apenas 50 quilômetros de distância. Provavelmente não é um problema, mas uma vez que você pode recrutar locais em tempo hábil, eles podem te ajudar a resolver as coisas antes de um real problema surgir.
Pôster em grande formato de jogo exposto em Belim consegue surpreender tanto de dia como durante a noite. Foto: Sonja Angerer
Além disso, tenha em mente que países como Alemanha e Áustria proíbem a maioria das publicidades perto de rodovias e rodovias interestaduais, enquanto a regulação para publicidade em países como França, Espanha e Itália é muito menos restrita. Cheque antes de começar.
Projetos de envelopamento de veículos estão uma posição difícil, visto que eles precisam seguir regulações nacionais de segurança no tráfego, assim como limitações estabelecidas pelo proprietário da frota. Eles podem até impor o uso de substratos certificados ou tecnologias de impressão porque eles temem que a pintura do veículo possa ser danificada no momento de envelopar ou retirar o envelopamento do veículo.
Certificações amplamente aceitas, como 3M MCS, estão disponíveis para certos substratos quando impressos em HP, EFI/Vutek e Mimaki, dentre outras, então elas geralmente ajudam bastante para dissipar qualquer medo que os clientes possam ter.
Com aplicações indoor, as duas principais armadilhas são odor e retardamento de fogo. Odor pode surgir ao imprimir em certos substratos, como têxtil, com tintas de cura-UV e solventes.
Embora nem sempre tóxico por si só, os vapores podem causar alguma inquietação, levando a perguntas dos clientes. Tintas de impressão látex, aquosa ou sublimação, portanto, estão se tornando mais populares para aplicações indoor.
Saber quais certificados de retardamento de fogo são necessários é algo crítico para qualquer projeto de grande formato indoor, especialmente para projetos de feiras. Na Europa, as certificações Alemanha B1 e França M1 são amplamente aceitas nos pavilhões e em muitas áreas públicas. Para aeronaves, aeroportos, navio e interior de trem há uma vasta gama de outros padrões em teste, frequentemente muito diferente mesmo pela Europa.
Escolher um substrato com a certificação apropriada irá potencialmente economizar muito tempo e dinheiro, embora para algumas aplicações especiais, testes de laboratório podem ser requeridos pelas autoridades. Mantenha isto em mente desde o início do processo criativo.
Mostre suas cores reais
A impressão em grande formato normalmente usa mais do que quatro processos de cores, então não é uma surpresa que a gama de impressões inkjet, dependendo do substrato, seja frequentemente bem mais ampla do que a impressão comercial tradicional.
Quando outras tecnologias de impressão com uma gama menor são parte de uma campanha, ela deve se provar necessária para definir um espaço de cores menor, mas compartilhado, para garantir consistência. As impressoras inkjet normalmente não usam cores spot, apesar de que há conjuntos de tinta que podem reproduzir a maioria da biblioteca Pantone.
Grande propaganda produzida em grande formato para o Apple Watch em Belim. Foto: Sonja Angerer
As tintas de cura-UV podem imprimir em basicamente qualquer superfície lisa branca ou colorida. Muitas vezes é difícil renderizar superfícies não usuais em uma prova de tela, então o que você vê no monitor pode ser enganoso. Tenha certeza de pedir uma amostra de impressão no real substrato para inspeção antecipada, de preferência sob condições padrão de luz, D50 ou D65, conforme aplicável.
De forma alternativa, veja amostras sob as condições reais de iluminação para cada impressão de grande formato que será usada. Efeitos de metamerismo, onde cores parecem diferentes sob as mesmas condições de luz, podem ser bem extraordinários com alguns conjuntos de tintas e substratos, somados às combinações de luz. Para se certificar de que você não está em caminho errado, olhe a impressão de diferentes ângulos e, se estiver em dúvida, múltiplas condições de luz.
A impressão digital e mesas de corte desenvolvidas recentemente tem aberto todo um novo mundo de oportunidades em embalagens em baixas tiragens e displays de venda que muitos fãs de grandes formatos estão explorando.
Para um designer tradicional de impressão, assim como uma gráfica com experiência principalmente em impressão de grande formato, um objeto 3D com linhas de vinco e cortes complicados pode causar alguns problemas. Entre outros, a Esko e a SAi oferecem uma gama de softwares para ajudar na concepção de objetos 3D dobrados para garantir que os dados estão prontos para impressão digital e corte, incluindo linhas de vinco e marcas de corte.
Forma segue a função
Usar escadas como um espaço publicitário tem se tornado possível apenas através da impressão em grande formato. O projeto mostrado na imagem abaixo foi colocado no corredor principal da Expo 4.0 no início de 2016.
Até uma escada pode ser o ponto ideal para um criativo projeto de grandes formatos. Foto © Sonja Angerer
O inkjet de grande formato tornou possível uma infinidade de aplicações impressionantes antes não imaginadas. Mas os designers e compradores de impressão são aconselhados a ter em mente que, não apenas o potencial impacto, mas também os perigos para o público pode ser bastante substancial.
O que precisa ser considerado para um pôster de grande formato de 50m ou um gigante wallpaper no hall de entrada de um aeroporto é mais complicado do que, dizem, alguns milhares de flyers em A5 - obviamente!
Assim, um projeto de grande formato não apenas requer criatividade, curiosidade e alguma coragem, mas também muito de trabalho em equipe, juntamente com gerenciamento de cor e conhecimento ao lidar com substrato, e atenção às diretrizes legislativas e de segurança.
Ou, como Luis Sulivan disse em 1896, "Form Follows Function" - forma segue a função. Isto nunca foi mais verdadeiro na indústria das artes gráficas do que na impressão de grandes formatos.
Fonte: FESPA.com