O acabamento gráfico é o processo que vai dar a “cara
final” ao seu impresso. O acabamento da impressão pode,
inclusive, transformar completamente um material.
Para isso, são usadas ferramentas eficientes e de alta tecnologia.
Eficiência é ponto-chave na impressão digital, pois cada unidade
impressa em baixas tiragens
vale muito.
Atualmente há soluções em acabamento de impresso no mercado para:
- Corte
- Dobra
- Vinco
- Laminação
- Encadernação
- e muito mais
E isso vale para todos os tipos de impresso, seja ele produzido em
offset ou em impressão digital - que inclusive já oferece plotters de
impressão e recorte. É um acabamento de qualidade que vai transformar
a sua ideia inicial em seu projeto final.
O acabamento editorial é o que vai finalizar um livro ou revista.
Ele será o responsável por fazer com que todas as páginas fiquem
unidas e seguras. No caso dos livros, o acabamento editorial muito
usado é o hot melt, o sistema de colagem a quente. Em revistas, também
há o hot melt ou as páginas são grampeadas com máquinas que fazem o
grampo perfeito.
Se formos pensar, por exemplo, em apostilas, cadernos e agendas, uma
outra opção é a tradicional encadernação com uso de espiral ou
"wire-o". A diferença entre encadernação espiral e encadernação
"wire-o" é que a encadernação espiral usa um material de
plástico, metal ou outro material que envolve todo o impresso. No caso
da encadernação por "wire-o", mais sofisticada, há anéis duplos
separados inseridos sob pressão, podendo dar uma cara diferente ao
material.
O processo de laminação do impresso consiste em aplicar uma
película plástica no papel. Essa película da laminação pode
ter diversas características, como ser brilhante ou fosca, com padrões
de cores, texturas, etc.
A aplicação geralmente é feita em ambos lados do impresso, para evitar
a deformação do material. A laminação fornece proteção extra ao
impresso e dificulta rasgos e avarias que estraguem a
apresentação. Pensando no embelezamento do impresso, ela dá mais vida
às cores que foram impressas.
Normalmente, quando pensamos em laminação do impresso,
pensamos em dois tipos de laminação: a laminação com brilho e a
laminação fosca.
A laminação fosca tem o foco maior na segurança do impresso,
que ele resista mais ao tempo e intempéries. É melhor para
legibilidade do impresso, mas também o deixa muito bonito.
A laminação com brilho vem para dar vivacidade ao que foi impresso,
especialmente se o material conter cores brilhantes e imagens
chamativas. Ela dará o efeito "uau" no seu impresso - e também irá
protegê-lo.
O acabamento gráfico de aplicação de vernizes também é
conhecido como "coating" e normalmente tem como objetivo dar um ar
mais luxuoso ao impresso. Os vernizes podem ser aplicados em
toda a superfície do material ou de modo focado, conhecido como
aplicação de verniz em reserva.
Existem vernizes de alto brilho, texturizados, com aroma, etc. O acabamento
gráfico com vernizes pode ser feito na própria offset, em
máquinas serigráficas, offsets dedicadas, etc.
E agora há uma novidade: a impressão digital com verniz localizado.
Com uso da tecnologia de verniz UV localizado, há impressoras de
grande formato
que estão fazendo a aplicação de verniz pontual nos impressos inline,
destacando pontos específicos do impresso e trazendo capacidades
incríveis às empresas de comunicação visual.
É claro que a aplicação de verniz no impresso vai muito além. Ela é
usada em basicamente todos os segmentos da impressão digital:
seja um cartão de visita com o verniz localizado no logo da empresa ou
um rótulo com verniz pontual em uma imagem de destaque, a aplicação
oferece um efeito que realmente não tem comparação, especialmente pelo
"toque", já que você consegue sentir o verniz com o tato.
Além de deixar o impresso mais bonito, a aplicação dessa camada
transparente de verniz também ajuda a dar mais proteção ao item, que
pode ser um impresso promocional como folheto, cartão de visita, ou
ainda rótulo, cartaz ou qualquer outro produto.
O hot stamping consiste na aplicação de detalhes metálicos nos
impressos, como dourado e prata. Porém, as cores não se limitam
aos hot stamping dourados e prateados, já que diversas opções estão
disponíveis no mercado. Além dos metalizados, há acabamentos simulando
holografias, padrões gráficos, entre outros.
Ele é criado por transferência de calor, por isso o termo "hot
stamping". Muito usado, por exemplo, em convites de luxo para festas
como casamentos e formaturas. Mas, claro, o hot stamping pode ser
usado nos mais diversos tipos de impresso.
As opções de acabamento em corte e vinco personalizam ainda
mais o impresso. Dependendo da "faca" utilizada, é possível criar um
produto totalmente novo.
Provavelmente você já recebeu um convite ou folheto com um corte todo
diferente, com uma abertura especial e criativa. Ou também uma
embalagem
personalizada
em formato de uma caixinha diferente.
Este é um dos objetivos do corte: criar impressos bem diferenciados
com um custo bem reduzido, já que as máquinas de corte conseguem fazer
este tipo de trabalho com facilidade.
Quando falamos em acabamento na comunicação visual, já vamos
para máquinas mais potentes, equipamentos de corte e contorno (CNC),
que na maioria dos casos utilizam a moderna tecnologia de corte a laser ,
para cortar com perfeição basicamente qualquer material em qualquer
formato.
O acabamento para ponto de venda é fundamental para criar um produto
final realmente diferenciado. E o corte a laser ajuda a fazer esse
corte, seja corte reto ou corte mais arredondado: aproveite esta
ferramenta para disparar sua criatividade! E, hoje, há também as
impressoras que já conta com impressão e corte inline.
No caso do acabamento em dobra e vinco, vemos muito isso nos
famosos folders. A ideia é que a máquina marque o papel como uma forma
de indicação para que ele seja dobrado através do vinco, já que fazer
a dobra sem o vinco deixará o impresso provavelmente "torto", causando
prejuízos.
Da mesma forma que as outras formas de acabamento do impresso, com
inteligência e criatividade a dobra pode transformar um impresso
simples em um produto totalmente diferente e criativo, aumentando seu
valor sem muito esforço.
Dentro do acabamento, há opções para “embelezar” o impresso.
Há equipamentos hoje focados em enobrecimento digital, além da
aplicação de verniz, laminação, hot stamping e mais.
Esta aplicação vai trazer muito mais valor ao impresso - como por
exemplo um folheto, menu ou folder - e vai fazer sua criação se
diferenciar das demais.
Por isso, é importante lembrar: a gráfica tem que ir além de oferecer
um produto impresso, e pensar em oferecer uma solução ao cliente. E o
acabamento ideal pode ser o fator decisivo na escolha da sua gráfica.
Veja na FESPA Digital Printing as melhores opções de
acabamento e leve ao seu cliente um impresso que só você pode
oferecer!