Como funciona a impressão digital texturizada 2.5D?

Uma recente capacidade que ganha espaço é a impressão digital com verniz localizado aplicado diretamente inline, conhecida como impressão digital texturizada 2.5D

Como funciona a impressão digital texturizada 2.5D?

Todo impressor busca encantar os clientes em suas aplicações. Uma recente capacidade que ganha espaço é a impressão digital com verniz localizado aplicado diretamente inline, conhecida como impressão digital texturizada 2.5D.

Mas o que seria essa impressão 2.5D? Ela vem sendo reproduzida em impressoras digitais de grande formato e destacam partes do material impresso, elevando sua resolução através de uma aplicação que simula a textura, ou seja, ganha o efeito tátil.

Sonja Angerer, especialista da FESPA, destaca que há inúmeros usos para superfícies texturizadas: seja laca brilhante ou relevo, as pessoas costumam ficar intrigadas com os efeitos táteis. Como elas não podem ser produzidas em serigrafia, a impressão digital jato de tinta com cura UV passou a oferecer essa nova possibilidade de design de superfície impressa.

Então vamos te mostrar:

  • Como funciona o envernizamento de impressão e a impressão 2,5D com impressão digital inkjet?
  • Quais aplicações são possíveis na impressão com verniz?
  • Quais são as vantagens e desvantagens do envernizamento de impressão inkjet e da impressão 2.5D?
  • Quais são as oportunidades de mercado para a impressão digital 2.5D?

Como funciona o envernizamento de impressão inkjet?

Para a impressão 2.5D de envernizamento de impressão, você precisa de uma impressora digital com um conjunto estendido de tintas. Em 2013, a Roland DG lançou os primeiros modelos de impressão estruturada. Hoje, a maioria dos fabricantes oferece modelos de inkjet que também podem imprimir tintas brancas ou fluidos transparentes.

O verniz de impressão pode ser aplicado total ou parcialmente pelo processo inkjet. Com o envernizamento parcial da impressão, as áreas a serem envernizadas são criadas como cor especial no desenho ou no RIP. Isso é o que chamam de verniz localizado ou até mesmo verniz pontual.

Geralmente, você também pode escolher diferentes níveis de acabamento, como fosco ou brilhante. Isto ocorre porque estes podem ser facilmente alterados pela configuração da lâmpada durante a cura.


Impressão 2.5D com tinta UV

Em comparação com a impressão com tinta à base de água ou eco-solvente, a espessura da camada da impressão inkjet UV é consideravelmente maior. Mesmo com impressões padrão, as elevações são facilmente vistas. Portanto, se muitas camadas de tinta para jato de tinta curável por UV forem aplicadas umas sobre as outras, o resultado será um alívio.

As áreas elevadas podem consistir em tinta branca, tinta de verniz transparente e tinta colorida, bem como uma combinação dos três. Isso vai variar de cada projeto: se o objetivo é fazer uma gota de chuva, ampliar uma joia, deixar algo mais brilhante, enfim, muito pensamento inovador é permitido.

A altura em que as camadas de tinta podem ser empilhadas depende da altura livre da impressora, para evitar que a cabeça de impressão seja danificada no processo. Cerca de 10 a 20 camadas são comuns.

 

 

Substrato e software para aplicação de verniz localizado

Muitos fabricantes que oferecem impressoras jato de tinta para superfícies texturizadas, como Mimaki, swissQprint ou Durst, criaram opções em seus RIPs para utilizar ou adaptar bibliotecas de estruturas.

Em alguns casos, há um software especial para superfícies texturizadas, como o PRISMA elevate XL da Canon. Alguns RIPs universais, como o Colorgate Productionserver, suportam impressão 2,5D com opções adicionais para criar estruturas 2,5D personalizadas gravando informações de altura e brilho com um scanner 3D e armazenando-as como bitmaps junto com o motivo.

Superfícies texturizadas para inkjet são normalmente impressas em placas rígidas. Isso ocorre porque se o suporte for muito dobrado, existe o risco de o relevo sair. No início de 2024, a Mimaki lançou o modelo UCJV330-160, sua primeira impressora somente em rolo capaz de imprimir estruturas desse tipo.

 

Envernizamento de impressão 2,5D: mercados e áreas de aplicação

As superfícies texturizadas das impressoras inkjet têm uma ampla gama de aplicações. São populares na arte, por exemplo, para reproduções de pinturas com cores pastosas. Você pode criar obras de arte independentes brincando com estruturas 2,5D.

Outros nichos para superfícies texturizadas surgem na decoração de interiores, por exemplo, na reprodução de veios de madeira.

Além disso, superfícies estruturadas são por vezes utilizadas para aplicações em ponto de venda ou decoração de vitrines, mas também para correspondências de alta qualidade.

 

Vantagens e desvantagens da impressão com envernizamento e impressão 2.5D com jato de tinta

Vernizes de impressão parcial e superfícies texturizadas podem ser obtidas de maneira fácil e econômica com jato de tinta em comparação com processos convencionais. Isso ocorre porque não há necessidade de criar modelos. Como resultado, pequenas séries e peças únicas podem ser produzidas de forma barata.

No entanto, para o envernizamento de impressão de superfície total, as mesas de envernizamento ou os processos de serigrafia são quase sempre mais econômicos, pois o consumo de tinta durante o envernizamento e a impressão 2,5D com tinta jato de tinta é bastante alto. Além disso, a produtividade tende a ser significativamente menor do que na impressão 2D.

Para aplicações táteis em locais muito movimentados, também deve ser considerado que o plástico está exposto a maior desgaste do que o metal. Isso pode resultar em uma vida útil mais curta da sinalização, o que deve ser considerado para garantia.

 

 

Oportunidades de mercado para impressão 2.5D

Superfícies texturizadas e obras de arte e reproduções 2,5D oferecem boas oportunidades para impressores prontos para se especializarem em diferentes segmentos, como: 


- Clientes na área de arte

- Museu 

- Fineart

- Impressão com acessibilidade

- Mercado de joias

- Mercado publicitário no geral

- Mercado de decoração imitando texturas como tecido, madeira e outros

- Displays de ponto de venda para encantar o cliente

- Embalagens premium

 

Acessibilidade: braille com inkjet

Com a tecnologia 2.5D é possível imprimir letras em relevo, pictogramas, setas direcionais e letras Braille. Recentemente, desenvolveu-se um grande mercado, especialmente nos EUA, uma vez que a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) exige que a assistência às pessoas com deficiência física ou mental esteja disponível em edifícios públicos, bem como na maioria das lojas e escritórios.

Como resultado, cada vez mais sinalização deve ser equipada com letras em Braille. A produção convencional de sinalização em Braille é muito complexa. Isso ocorre porque as elevações devem ser de pelo menos 0,4 mm com altura de letra de 6 a 7 mm para que possam ser facilmente sentidas. Dependendo do material, isso pode ser conseguido perfurando ou estampando, mas também inserindo pequenas esferas em orifícios fresados.

Deve-se notar que o sistema Braille é utilizado em muitos países ao redor do mundo. Porém, não é universal, pois alguns caracteres são adaptados ao idioma nacional. Existem diferenças nacionais na implementação da sinalização. Por exemplo, na Alemanha, a DIN 32976 atende a todos os requisitos e dimensões.

Além do Braille, também é possível produzir letras de perfil e modelos táteis para cegos e deficientes visuais com o auxílio da impressão jato de tinta 2,5D.

A procura de sinalização para pessoas com deficiência visual deverá aumentar na Europa num futuro próximo. Isto ocorre porque uma população envelhecida depende cada vez mais de ajudas para orientação.

Para a aplicação da impressão 2,5D, também será necessário desenvolver capacidades muito especiais na empresa. Isto inclui, por exemplo, a criação de estruturas tridimensionais, ou algum conhecimento de Braille.

Fonte: FESPA.com

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil