Hoje, a alta produção de impressos vem sendo substituída em
determinados casos por tiragens menores, mais sazonais e em
impressão digital. Elas são a impressão sob demanda e
impressão em dados variáveis.
Elas conseguem ser uma opção lucrativa e mais eficiente do que
quando produzidas em outras tecnologias. Este é um ótimo caminho,
inclusive, para as gráficas rápidas.
Mas, antes precisamos explicar o que é impressão em baixas
tiragens e o que é impressão sob demanda - e detalhar as suas
diferenças.
A impressão em baixas tiragens, como o nome diz, é conseguir usar as
capacidades da impressão digital para produzir uma quantidade bem
baixa de um impresso, começando por apenas 1 cópia.
Nem sempre você vai querer fazer mega tiragens de um impresso.
Principalmente quando falamos de impressão promocional, há casos em
que você só precisa de 50 folders para clientes específicos, 20
convites para um evento bem fechado ou 5 impressos para um brinde
especial.
Por ter baixa tiragem, essa impressão pode ser customizada ao
máximo. Você pode colocar o nome da pessoa a quem se destina
aquele impresso, fotos diferenciadas, datas específicas e acabamentos
diferentes para cada impresso.
Até podemos falar aqui de dados variáveis,
mas normalmente usamos a impressão de dados variáveis para falar de
lotes maiores com dados diferentes de um impresso para outro com uso
de softwares
específicos. A ideia aqui é uma customização maior e mais especial.
A impressão sob demanda é o poder que uma impressora tem em imprimir
qualquer quantidade de lotes de um impresso. Apesar de
normalmente ligarmos a impressão sob demanda a menores tiragens, ela
também pode ter tiragens um pouco maiores. A palavra aqui é recorrência.
Vamos supor que no início do ano, uma empresa faça 100 agendas para os
seus colaboradores. Ela manda o arquivo para a gráfica, que faz a
impressão. Em fevereiro, ela contrata mais 20 funcionários, então
entra em contato com a gráfica, que atende a esta demanda. Em abril,
entram apenas mais 2 funcionários. Com a impressão sob demanda, é
possível fazer a impressão apenas destes 2 exemplares.
Estamos falando aqui de gráficas, mas podemos ir além. Ainda no
exemplo empresarial, temos uniformes que podem ser feitos com
impressão digital têxtil
sob demanda.
Primeiro uma leva maior e, conforme o desgaste ou novas entradas de
funcionários, novos impressos.
Podemos ampliar isso para um time de futebol de bairro se falarmos de
têxtil. Ou ainda, de uma pequena cervejaria artesanal nos rótulos.
Ela pode pedir lotes maiores e especiais e depois ir pedindo lotes
menores, navegando na impressão em baixas tiragens e impressão sob
demanda.
Possibilidades das baixas tiragens e sob demanda
Ao imprimir sob demanda e em baixas tiragens, é possível aproveitar
momentos específicos para fazer diferentes campanhas: um projeto
de impressão no Dia dos Namorados, outro para o Dia das Mães, outro
voltado para o Dia dos Pais, e assim por diante.
Não é necessária uma impressão só para o ano todo. Há ainda pequenos
lotes em áreas como a impressão de convites personalizados, seja de
casamento, formatura ou inauguração de um estabelecimento, podendo
inclusive fazer o uso de impressão em dados variáveis.
A estratégia faz com que as gráficas de impressão digital possam
avaliar com maior assertividade seu ROI (retorno sobre
investimento). É possível mensurar com muita clareza qual projeto de
impressão customizada deu resultado e qual projeto precisa se adaptar
melhor, fazendo novas impressões em baixas tiragens. Se um projeto
funcionou bem demais, é possível usar a impressão digital sob demanda
para um novo lote.
Na FESPA Digital Printing, será possível conhecer o que são as
baixas tiragens e a impressão sob demanda, os lançamentos em
impressoras digitais, assim como todas as ferramentas para que a sua
gráfica se adapte a este novo modo de promover suas ofertas de
produtos e serviços. Os lançamentos em impressoras para baixas
tiragens estarão ao vivo nos estandes desta grande feira
gráfica!