Hoje, a alta produção de impressos vem sendo substituída em determinados casos por tiragens menores, mais sazonais e em impressão digital. Elas são a impressão sob demanda e impressão em dados variáveis.

Elas conseguem ser uma opção lucrativa e mais eficiente do que quando produzidas em outras tecnologias. Este é um ótimo caminho, inclusive, para as gráficas rápidas.

Mas, antes precisamos explicar o que é impressão em baixas tiragens e o que é impressão sob demanda - e detalhar as suas diferenças.

Impressão em baixas tiragens


A impressão em baixas tiragens, como o nome diz, é conseguir usar as capacidades da impressão digital para produzir uma quantidade bem baixa de um impresso, começando por apenas 1 cópia.

Nem sempre você vai querer fazer mega tiragens de um impresso. Principalmente quando falamos de impressão promocional, há casos em que você só precisa de 50 folders para clientes específicos, 20 convites para um evento bem fechado ou 5 impressos para um brinde especial.

Por ter baixa tiragem, essa impressão pode ser customizada ao máximo. Você pode colocar o nome da pessoa a quem se destina aquele impresso, fotos diferenciadas, datas específicas e acabamentos diferentes para cada impresso.

Impressão em baixas tiragens

Até podemos falar aqui de dados variáveis, mas normalmente usamos a impressão de dados variáveis para falar de lotes maiores com dados diferentes de um impresso para outro com uso de softwares específicos. A ideia aqui é uma customização maior e mais especial.

Impressão sob demanda


A impressão sob demanda é o poder que uma impressora tem em imprimir qualquer quantidade de lotes de um impresso. Apesar de normalmente ligarmos a impressão sob demanda a menores tiragens, ela também pode ter tiragens um pouco maiores. A palavra aqui é recorrência.

Vamos supor que no início do ano, uma empresa faça 100 agendas para os seus colaboradores. Ela manda o arquivo para a gráfica, que faz a impressão. Em fevereiro, ela contrata mais 20 funcionários, então entra em contato com a gráfica, que atende a esta demanda. Em abril, entram apenas mais 2 funcionários. Com a impressão sob demanda, é possível fazer a impressão apenas destes 2 exemplares.

Impressão sob demanda

Estamos falando aqui de gráficas, mas podemos ir além. Ainda no exemplo empresarial, temos uniformes que podem ser feitos com impressão digital têxtil sob demanda. Primeiro uma leva maior e, conforme o desgaste ou novas entradas de funcionários, novos impressos.

Podemos ampliar isso para um time de futebol de bairro se falarmos de têxtil. Ou ainda, de uma pequena cervejaria artesanal nos rótulos. Ela pode pedir lotes maiores e especiais e depois ir pedindo lotes menores, navegando na impressão em baixas tiragens e impressão sob demanda.

Possibilidades das baixas tiragens e sob demanda

Ao imprimir sob demanda e em baixas tiragens, é possível aproveitar momentos específicos para fazer diferentes campanhas: um projeto de impressão no Dia dos Namorados, outro para o Dia das Mães, outro voltado para o Dia dos Pais, e assim por diante.

Não é necessária uma impressão só para o ano todo. Há ainda pequenos lotes em áreas como a impressão de convites personalizados, seja de casamento, formatura ou inauguração de um estabelecimento, podendo inclusive fazer o uso de impressão em dados variáveis.

Impressão personalizada

A estratégia faz com que as gráficas de impressão digital possam avaliar com maior assertividade seu ROI (retorno sobre investimento). É possível mensurar com muita clareza qual projeto de impressão customizada deu resultado e qual projeto precisa se adaptar melhor, fazendo novas impressões em baixas tiragens. Se um projeto funcionou bem demais, é possível usar a impressão digital sob demanda para um novo lote.

Na FESPA Digital Printing, será possível conhecer o que são as baixas tiragens e a impressão sob demanda, os lançamentos em impressoras digitais, assim como todas as ferramentas para que a sua gráfica se adapte a este novo modo de promover suas ofertas de produtos e serviços. Os lançamentos em impressoras para baixas tiragens estarão ao vivo nos estandes desta grande feira gráfica!

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil