A impressão digital de dados variáveis é fundamental para a produção
de um material impresso focado e mais personalizado. Estes
produtos vêm sendo muito usados em campanhas inteligentes de
marketing, muitas vezes inclusive unidas às possibilidades da
comunicação digital.
Os dados variáveis são uma realidade na comunicação promocional, mas
já atingem outros segmentos, como o editorial, quando é possível
produzir uma revista ao unir artigos que vão de acordo com o gosto
específico do leitor - ou até te inserir em uma história em
quadrinhos, por exemplo.
Para isso, é necessária a união perfeita dos hardwares (impressoras) e
softwares,
o que será possível conferir ao vivo durante a FESPA Digital
Printing, com soluções para gráficas rápidas e gráficas comerciais.
O objetivo da impressão em dados variáveis é fazer com que o
consumidor tenha o máximo de identificação com aquela peça,
pois ela poderá estar com seu nome, seu apelido ou com algo que
tenha uma relação com ele. Um vinho com o nome da pessoa ou com
uma data importante, por exemplo, pode existir com a impressão digital
de dados variáveis
e elevar ao máximo as margens de lucro.
Esta automação vem se elevando e criando novas formas de se comunicar,
podendo-se até fazer a inserção de códigos e imagens como QR Codes
para a ativação de campanhas promocionais, mais uma opção para dar
mais valor ao produto impresso.
A impressão em dados variáveis é muitas vezes ligada à impressão em
baixas tiragens
por sua capacidade de ter elementos customizados, mas na verdade os
dados variáveis estão presentes em todos os tamanhos de tiragens
- e não apenas na impressão digital.
Quando falamos na impressão de embalagens e rótulos
em flexografia, por exemplo, é possível inserir um módulo de impressão
digital na impressora flexo e fazer uma quantidade enorme de
embalagens ou rótulos com algum elemento específico, como um código
diferenciado para rastreamento.
Muitas empresas passaram a usar a impressão em dados variáveis em
suas campanhas, como vimos por exemplo a Coca-Cola com os nomes
e frases diferentes a cada garrafa ou latinha. Ou ainda o uso de
tecnologia de software de impressão para fazer dezenas de milhares de
garrafas com um desenho de mosaico colorido, todas diferentes uma das
outras.
É a impressão atingindo o máximo poder graças à tecnologia de dados
variáveis. E você verá tudo isso na FESPA Digital Printing, a
feira da impressão em dados variáveis!