As novas tecnologias de impressão em tecido oferecem possibilidades
ilimitadas para quem atua na impressão têxtil para vestuário.
Uma tecnologia que se popularizou nos últimos anos é a impressão
DTG (direct to garment, ou seja, impressão direta no vestuário),
pois com ela a personalização alcança seu nível máximo.
São recursos para a criação de peças totalmente customizadas,
como camisetas, bonés e outros itens, com recursos diferenciados e a
impressão em camisetas de cores diversas, como camiseta preta no uso
de tinta branca. As possibilidades de estampa
são sem limites!
O mundo da moda
já percebeu também como fazer sublimação em tecido, outro método usado
na impressão digital, e os benefícios desta nova tecnologia de
impressão têxtil, apostando forte em equipamentos e tecnologias
para impressão de vestuário.
É o caso da impressão por sublimação de vestuário, que traz
aos designers e estilistas a capacidade de testarem suas criações com
protótipos antes de levar para maiores produções, além de criar peças
exclusivas e de maior valor agregado.
Com o uso da impressora para sublimação, muitos empresários estão
atuando para desenvolver lojas online de peças de vestuário
customizadas de acordo com o pedido dos clientes, com textos e imagens
sob demanda. É a impressão fast fashion
entrando nas individualidades de cada cliente.
Crescimento da impressão de vestuário esportivo
O vestuário esportivo cresce nesta seara, pois a impressão
por sublimação consegue criar peças em pequenas quantidades como, por
exemplo, vestuário esportivo para um time de ciclistas.
A impressão em roupa esportiva consegue pegar tecidos
tecnológicos e especiais para os esportes. Eles são mais leves, como o
tecido dry fit ou dry, que consegue uma melhor absorção e expulsão do
suor, deixando o uniforme sempre confortável para a prática de
atividades físicas.
Com a impressão têxtil para vestuário esportivo,
é possível atender a inúmeros mercados, como os times amadores de
futebol (que se espalham pelo Brasil inteiro), esportes como vôlei,
basquete, corrida de rua e até e-sports, com o jovem customizando os
uniformes de seus times prediletos.
Há ainda mais mercados a serem explorados na impressão de roupas,
como a área de pesca. Por estarem expostos ao sol e água, os
pescadores também buscam por vestuário mais leve e confortável.
Mais um avanço nesta seara de impressão têxtil para vestuário é a impressão
DTF (direct to fabric, ou seja, a impressão direta no tecido)
que vem chegando a níveis industriais de produção com uma grande
vantagem: no digital o uso de água é muito menor, levando a uma produção
muito mais sustentável e amiga do meio ambiente.
Por imprimir diretamente no tecido, vai além de entrar na
impressão de roupas e pequenas peças, podendo atingir basicamente
qualquer mercado, como a impressão de cama, mesa e banho e a impressão
decorativa, como cortinas, almofadas, tecido para sofás e tudo onde o
têxtil está presente.
A sigla DTF pode ser também usada para outro tipo de impressão: a impressão
“direct to film”, ou seja, a impressão é feita primeiramente em um
filme para depois ser aplicada no tecido. Por sua facilidade de
produção e por seu custo-benefício, a impressão direta no filme
ganha espaço no mercado.
A impressão DTF está sendo usada para personalizar camisetas,
seja com desenhos diferenciados ou até em uniformes corporativos e
vestuário especial para eventos, em que é necessário imprimir apenas
uma marca ou um pequeno desenho na camiseta.
Mas, claro, essa impressão vai além: suas capacidades permitem que a impressão
direta no filme alcance também bolsas, tênis, sacolas, calças, bonés
e até objetos fora da impressão de vestuário, em diferentes
tamanhos e formatos, e com cores muito vivas.
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