Será que o substrato em que você deve imprimir é escolhido apenas pelo seu cliente? Nesse caso, será que o seu cliente consegue explicar o motivo da escolha?
Se não houver diálogo sobre esse tema, então uma coisa é certa: a questão da sustentabilidade não foi considerada. Você e seu cliente são participantes significativos na questão da sustentabilidade e no impacto ecológico que afetará futuras gerações. É importante que os responsáveis pelo ciclo de vida de um produto façam decisões acertadas sobre o tema sério e imperativo do desenvolvimento sustentável.
Por que isso é tão importante?
A quantidade de lixo gerado e depositado em terrenos e lixões chegou ao patamar de 2 bilhões de toneladas por ano apenas na Europa. Uma porcentagem significativa desse total será de produtos impressos. Outro problema inclui a decisão de usar substratos com um longo ciclo de vida mas que é usado por um curto espaço de tempo pelos consumidores. E ainda pode ocorrer que o substrato tenha como origem fontes como madeireiras ilegais. A compra de substratos é provavelmente a maior despesa de consumíveis no processo de impressão e, portanto, deve tomar a atenção de qualquer negócio gráfico.
Cada vez mais empresas, tanto públicas como privadas, estão examinando suas políticas ambientais. Muitos tem um certificado ISO 14001 e querem que seus fornecedores os ajudem a atingir seus objetivos ecológicos. Portanto, é essencial que o profissional gráfico se envolva neste processo.
Como resolver este problema?
É crucial que o profissional gráfico compreenda o impacto do substrato no processo de impressão a partir de uma perspectiva ambiental. Mesmo que o cliente use algum padrão de gerenciamento ambiental, será que ele está ciente do impacto da escolha do produto impresso? Em muitos casos a resposta é não. O impressor deverá explicar as consequências de cada opção disponível. Considerações devem ser feitas para assegurar que essas informações sejam transmitidas de forma compreensível e precisa. Ser proativo nesse tema é uma excelente ferramenta de marketing que pode levar você a novos negócios que poderiam ter sido perdidos.
O que devo considerar na questão dos substratos a serem usados?
Papel é provavelmente o substrato mais usado. Portanto, não é surpreendente que há controles para o seu uso. Muitos profissionais já conhecem os certificados oferecidos pela Forest Stewardship Council (FSC) e pelo Program for the Endorsement of Forest Certification (PEFC). Os seus logos aparecem em muitos produtos baseados em papel. Ambos são altamente recomendados para demonstrar a responsabilidade ambiental do cliente.
E os outros substratos?
Provavelmente os outros substratos mais usados são têxteis ou plásticos. Algodão é um substrato sustentável mas o mesmo não pode ser dito para materiais plásticos. E elementos feitos de uma mistura de algodão com plásticos são frequentemente difíceis de separar em diferentes componentes, o que é um problema do ponto de vista ambiental.
Há grandes esforços para reciclar e reutilizar plásticos em muitos países. Porém, uma compreensão melhor do impacto ambiental de longo termo do plástico é necessário por quem precisa desse substrato. Por exemplo, há muitas críticas quanto ao uso de material PVC. E algumas dessas críticas são justificáveis. Por quê? PVC não se decompõe é difícil de reciclar. Mas isso pode ser uma vantagem. Um simples exemplo é o uso de PVC como um suporte para janelas duplas. É de fácil fabricação e tem um longo ciclo de vida útil. Sua estabilidade também é outra razão por sua escolha na cobertura de fios elétricos. Se for queimado, irá produzir substâncias altamente tóxicas para os seres humanos. Porém, há problemas potenciais ao lidar com dois milhões de toneladas de PVC enviados para os lixões cada ano apenas na Europa. O PVC deve ser manualmente separado dos outros plásticos. Confira com seu cliente as opções disponíveis para o descarte do PVC utilizado após a campanha de comunicação ou do uso da vida útil.
Como essas informações ajudam o profissional gráfico?
Ter um recurso a partir de uma necessidade é uma das melhores formas de marketing. Muitos clientes estão ocupados e com agendas apertadas de trabalhos de publicidade e marketing. Deixar o tempo dos clientes mais produtivo é uma vantagem que eles não podem ignorar. A maioria das organizações procuram um modo de melhorar sua performance ambiental, e muitos reportam suas informações ambientais em relatórios anuais. Qualquer informação sobre impacto ambiental e como minimizar isso ao ser oferecido ao cliente será de grande ajuda e bem recebido. De fato, é provavel que essas informações se tornem parte necessária do processo de venda em um futuro não tão distante. No mínimo, já é uma estratégia de venda de sucesso.
Onde posso encontrar mais informações?
O primeiro passo é consultar a FESPA Planet Friendly Guide que é gratuito para membros da FESPA Association.
Procure também as associações gráficas como a ABIGRAF Nacional e seus projetos como a Imprimir é dar Vida.
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