A impressão conta com infinitas possibilidades para criar um produto atrativo, glamuroso, divertido, interativo e realmente único e especial. As tecnologias avançam e o impresso ainda é essencial para atrair o público de uma forma diferenciada. Até as grandes companhias de tecnologia perceberam isso. O case que comprova tal argumentação é o Almanaque Tudum, da Netflix.
Para começar, precisamos lembrar que a Netflix é um serviço de assinatura, ou seja, totalmente digital. Porém, mesmo ela sabe a importância do impresso e faz uma série de divulgações em outdoor, cartazes, impressões em estações de metrô, mobiliário urbano e muito mais. Porém, com o Almanaque Tudum, ele alcançou um novo nível de excelência em material impresso.
Mas, o que é o Almanaque Tudum?
O Almanaque Tudum é um produto que a Netflix faz anualmente. É, em resumo, um livro ilustrado que une diferentes tipos de impressão. Em uma data por ano, ela disponibiliza em um site especial a possiblidade de adquirir o produto de forma gratuita. Este ano, foram distribuídos 150 mil exemplares de 200 páginas, com toda a tiragem esgotada em um dia (exatamente: um dia!).
Toda a temática, claro, tem ligação direta com a Netflix e suas séries, especialmente as séries adolescentes, foco do Almanaque. Mas, para nós da indústria de impressão, o que impressiona é a variedade que a Leograf, responsável pela impressão, conseguiu utilizar na criação do material.
O Almanaque tem de tudo: pôsteres, adesivos, páginas para montar, destacar, muitas cores diferentes, uma variedades de substratos, a capa é holográfica, diversos itens para usar. É até difícil dizer em um parágrafo tudo que o material possui.
O Almanaque Tudum é, praticamente, um catálogo criativo de impressão mostrando as mais diferentes possibilidades. E é desta forma que as gráficas precisam pensar: como consigo atingir novos clientes, como posso fazer projetos mais criativos? Ter um catálogo criativo, cheio de ideias e referências, pode ser um ponto inicial. Faça seu próprio “Almanaque” com as capacidades criativas de impressão que você possui: uso de tintas especiais, uso de substratos diferenciados, acabamentos flexíveis, tudo que for possível para dar o efeito “uau” nos clientes.
O objetivo, claro, não é você vender “Almanaques” como esse. Mas vender, por exemplo, impressos em pequeno formato como cartões de visita, menus, cardápios, boletins, pequenos jornais, folders, cartões de aniversário ou qualquer outra data comemorativa, folhetos de viagens, bilhetes, entre outros itens tendo como base a ideia criativa e diferente que estava nele.
Na FESPA Digital Printing, de 20 a 23 de março de 2023, você verá ao vivo equipamentos e insumos para conseguir alcançar esta criatividade. São impressoras, equipamentos para os mais diversos acabamentos, tintas, mídias, foil, softwares e muito mais. É a chance de entender como produzir impressos, tanto de pequenos formatos para a área promocional até grandes projetos em comunicação visual, com uma criatividade diferenciadas e assim alcançar uma maior margem de lucro. Aproveite para fazer agora a sua inscrição gratuita de visitante.