A Amica Systems é uma empresa líder que desenvolve várias soluções personalizadas de impressão a jato de tinta para diversas aplicações, incluindo impressão por varredura e impressão digital de passe único, ou “single-pass”. E tanta tecnologia poderá ser agora conferida de perto no evento FESPA Brasil 2013, que irá ocorrer de 13 a 16 de março no pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
A feira irá mostrar o que há de melhor e mais atual em soluções de software e hardware para comunicação visual, grandes formatos, serigrafia, estamparia digital, decoração de vestuário, sinalização e sinalização digital.
"A empresa Amica Systems, embora não seja conhecida por esse nome no Brasil, é fornecedora de tecnologia, softwares, placas eletrônicas, cabeças de impressão, entre outros, de uma das maiores fábricas de impressoras de grande formato - desde 2007, portanto a Amica já está presente no Brasil, mas indiretamente", explica Seido Nakanishi, gerente executivo da empresa. "Você com certeza já viu produtos que já foram impressos com nossa tecnologia, como cartazes, banners e outros produtos de comunição visual", complementa Seido.
O objetivo da Amica Systems é atender aos grandes usuarios fináis e fábricas de impressoras e integradores de solução de impressão. "Nosso escritório tem a missão de desenvolver o segmento de mercado voltado às gráficas e impressão industrial, jato de tinta para impressão industrial com tecnologia de impressão em passe único, chamado de single-pass. Trata-se da tecnologia na qual a cabeça de impressão não se move - o material que é impresso que passa pela cabeça. Estamos promovendo essa tecnologia para ser aplicada em rotativas, como um complemento ao offset, para substituir impressoras flexográficas, impressoras de rotogravuras, impressoras a laser. É uma tecnologia nova, com poucas empresas trabalhando nelas - e estamos trazendo estas grandes soluções industriais", explica Seido.
A linha de produtos que a Amica Systems irá promover na FESPA Brasil 2013 é o Morpho - tanto a versão monocromática como colorida. Essa tecnologia permite adaptação na infraestrutura fabril. "Ou seja, se a empresa já tem rotativa offset, é possível integrar e transformar equipamentos atuais em impressoras digitais a jato de tinta com capacidade de imprimir em dados variáveis. Isso significa que ao invés de comprar máquina nova, o que é cárissimo, o empresário gráfico pode aproveitar o parque de impressão ou acabamento e o nosso projeto transforma o equipamento em impressora digital jato de tinta com uma fração do investimento", revela Seido. "Uma das grandes vantagens da tecnologia de impressão a jato de tinta, em comparação à impressão laser eletrostática, é o baixo custo operacional e de impressão. Típicamente, de 1/5 a 1/10 dos custos de impressão a laser eletrostática."
Por fim, Seido enfatiza porque uma empresa com tanto tecnologia de ponta, flexibilidade para soluções em parques gráficos e custos econômicos para os clientes deve estar na FESPA Brasil: "Para nós é de extrema importância esta feira porque a impressão digital a jato de tinta para aplicação na área gráfica está começando. Na Drupa deste ano vimos as grandes marcas apresentarem soluções de impressão digital a jato de tinta mas poucas empresas no Brasil estão investindo, pois a tecnologia é desconhecida. Então chegou o momento certo! Em 2013 veremos as empresas começarem a investir neste segmento".