Ampla Impressoras Digitais lança Consórcio Nacional na FESPA Brasil 2017

Desenvolvida em parceria com o Banco do Brasil, ação é alternativa ao crédito bancário para novos empreendedores e para os que desejam ampliar seu negócio

Ampla Impressoras Digitais lança Consórcio Nacional na FESPA Brasil 2017

Durante a FESPA Brasil 2017, será realizado o lançamento do Consórcio Nacional AMPLA, desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil, que tem como objetivo fomentar negócios de vendas de equipamentos atuando como uma alternativa ao crédito bancário.

A ação consiste na aquisição de cotas que, uma vez contempladas, serão transferidas para o cliente, que precisa dispor de apenas de uma entrada menor do bem, correspondente a cerca de 30% do custo total do equipamento a ser adquirido. O valor restante será financiado pelo Consórcio AMPLA em prazos que variam de 36 a 48 meses, e a garantia poderá ser, na maioria dos casos, coberta pela própria impressora adquirida e aval dos sócios.

Não é necessário que o cliente tenha conta no Banco do Brasil, e o custo total desta operação, com a soma das taxas de administração, fundo de reserva e correções monetárias, são menores que as cobradas pelo mercado convencional de financiamento bancário para pequenas e médias empresas. Toda a operação será concretizada mediante análise e aprovação de crédito pela Instituição financeira responsável pela administração do Consórcio.

O diretor de novos negócios da AMPLA, Ricardo Augusto Lie, declara: “Sabemos das atuais restrições – e lentidão – do crédito bancário para financiamento de novos equipamentos, e o Consórcio AMPLA é uma alternativa para quem precisa e quer investir em seu negócio”. E completa: “Escolhemos a FESPA Brasil para apresentar esta nova opção ao mercado, porque durante o evento, receberemos em nosso stand muitos clientes e parceiros de negócios, interessados em investir em nossas soluções de impressão digital”.

A AMPLA

Única fabricante 100% brasileira no mercado de equipamentos de impressão digital para grandes formatos, a AMPLA é hoje uma das empresas líderes da América Latina em seu segmento, unindo experiência empresarial com a filosofia de oferecer soluções completas e que agreguem valor aos negócios de seus clientes.

Com sua origem, há mais de 35 anos, na indústria gráfica, a empresa atua desde 2004 focada no mercado de máquinas e insumos para impressão digital. “Iniciamos nossas atividades importando impressoras da China – o modelo Vista da marca JHF - para suprir uma demanda do mercado de comunicação visual por equipamentos com custo mais acessível pois, na época, apenas os médios e grandes bureaus tinham condições de adquirir uma impressora jato de tinta de grandes formatos, enquanto os pequenos tinham que terceirizar a impressão de seus materiais”, conta Ricardo Augusto Lie, Sócio-Fundador e Diretor de Novos Negócios da AMPLA - filho do fundador da empresa, Lie Tji Thjun, hoje no Conselho Administrativo. Ricardo atua hoje no comando executivo da empresa ao lado do Diretor Técnico e terceiro Sócio-Fundador Adriano Coelho e do Diretor de Operações Sidnei Marques.

Rapidamente os fundadores da AMPLA perceberam que o mercado ficava mais exigente quanto à qualidade da impressão, funções mais amigáveis de operação e manutenção dos equipamentos e a empresa entendeu que precisaria dominar o projeto e a produção das próximas gerações de impressoras para atender as necessidades do mercado brasileiro, que também precisava de um fabricante nacional para realizar a compra dos equipamentos utilizando as linhas de crédito do BNDES.

Já em 2005, iniciaram os trabalhos de engenharia em uma pequena sala nos fundos da empresa e o primeiro fruto deste investimento: o upgrade para as impressoras JHF instaladas em campo. O segundo lançamento, em fins de 2005, foi carinhosamente chamado de ‘Frankestein’, que virou um protótipo e serviu de laboratório para a tão almejada primeira impressora jato de tinta de grandes formatos fabricada no Brasil, a TARGA, versões PLUS e XL, lançada em julho de 2006.

A inovação teve seu preço, relata Ricardo: “Como não havia nenhum fabricante deste tipo de equipamento no país, tivemos muita dificuldade para desenvolver mão de obra, tanto de engenharia de produto como de pessoas para a produção das máquinas. Outro desafio foi o desenvolvimento de fornecedores, pois a produção de uma máquina envolve dezenas de empresas parceiras. “Tudo era novidade também para nossos fornecedores”, resume o executivo.

No começo de 2009, a AMPLA constatou que aqueles clientes pequenos estavam crescendo de forma acelerada e isso demandava uma ampliação de sua capacidade de produção e uma maior qualidade de impressão. “Decidimos, então, dar outro importante passo e desenvolver uma nova plataforma de produtos que atendesse a esta nova demanda. Investimos pesado na ampliação de nossa capacidade fabril, na aquisição de máquinas CNC de última geração e no desenvolvimento de novos processos de produção. Em julho de 2010, apresentamos ao mercado a SAMBA XT, um marco para o setor e que mostrou, até para os mais céticos, que a AMPLA tinha capacidade de fabricar equipamentos para além do entry level, com produtividade superior e altíssima qualidade de impressão”.

Nos anos seguintes, a empresa remodelou suas linhas de impressoras de entrada e intermediária, esta última batizada de TARGA XT que ganhou, em 2015, sua 3ª geração, incorporando o conceito industrial com seu famoso chassis monobloco que confere extrema robustez ao equipamento, permitindo suportar altíssimas velocidades de impressão em regime estável de produção. “O mercado evoluiu e a AMPLA tem em seu DNA o compromisso de evoluir junto para que nossos clientes possam dar asas aos seus planos e executá-los com eficiência e lucratividade”, conclui Ricardo Lie.

Atuação internacional

Hoje, a AMPLA tem uma expressiva atuação, tanto no Brasil como no mercado externo, superando a marca de 3.000 impressoras operando no Brasil e contando com mais de 80 equipamentos instalados no exterior, competindo em igualdade de condições com outras marcas de prestígio global. Os pilares atuais de atuação da se focam nos seguintes mercados: impressão digital para comunicação visual (publicidade, marketing, PDV e eventos de grande impacto nacional); e impressão digital industrial (mercados coureiro, calçadista, moveleiro, de laminados sintéticos, moda e decoração, entre outros).

Um dos fatores decisivos para a inovação tecnológica contínua – e o consequente sucesso - da AMPLA é a permanente em pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações para a impressão digital. Os investimentos atuais da empresa miram o mercado global para competir com os principais fabricantes mundiais do setor.

A AMPLA desenvolve e aprimora tecnologia digital em três frentes distintas, mas que se complementam: Tecnologia Solvente – com foco nos mercados de comunicação visual em geral, coureiro-calçadista, decoração e arquitetura; tecnologia LED UV voltada principalmente para os segmentos de sinalização digital, PDV, decoração, envelopamento, cenografia, moveleiro, calçadista, brinquedos e prototipagem, incluindo a indústria de pequeno ou médio porte.

Assistência técnica

A AMPLA conta com uma rede de assistência técnica integrada por profissionais capacitados diretamente pela fábrica, distribuída em três filiais instaladas em pontos estratégicos do país - São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Lauro de Freitas (BA) - e técnicos alocados em Recife (PE), Porto Alegre e Brasília (DF), complementada pela estrutura oferecida pela Matriz, em Pinhais (PR), equipada com um showroom de fábrica.

Com uma rede de distribuidores e assistências técnicas autorizadas em praticamente todas as regiões do país, a AMPLA possui distribuidores nos seguintes mercados: América Central, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Índia, México, Oriente Médio, Peru, Reino Unido, Rússia e Uruguai.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil