A FESPA Digital Printing é reconhecida pelo mercado por ser uma feira focada em geração de negócios, com empresários qualificados que vão ao evento buscando compreender o panorama do setor e assim fazer os melhores investimentos. Desta forma, em toda edição são promovidas iniciativas técnicas gratuitas para o visitante ampliar suas ferramentas no momento da tomada de decisão. Tal posição ficou mais uma vez confirmada neste ano.
As Áreas de Conhecimento da FESPA Digital Printing surpreenderam os visitantes pela amplitude do conteúdo compartilhado em todos os dias de evento, com especialistas renomados em suas áreas de atuação apresentando novos conceitos, passando dicas e mostrando técnicas, tudo de forma gratuita, unindo teoria e prática. Isto vem do conceito da FESPA pelo mundo de "Profit for Purpose", ou seja, de "Lucro por um Propósito", promovendo constantes reinvestimentos para que o mercado se torne mais maduro e preparado para os desafios que surgem diariamente.
Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing, reforça a visão da feira: "Desde sua primeira edição, há 10 anos, nos preocupamos em unir exposição de produtos e compartilhamento de informação. Temos parceiros fantásticos e uma curadoria especial, para que o conteúdo apresentado possa realmente oferecer a transformação necessária e abrir um caminho de mais eficiência e produtividade ao nosso visitante. Mais uma vez, podemos dizer com alegria que cumprimos essa missão com o forte trabalho do time da APS e o suporte fundamental de nossos parceiros".
Iniciativas focadas na transformação
A Ilha da Sublimação, iniciativa comandada por Felipe Soares, da Print Center, mostrou novamente que a área de produtos personalizados está em alta e é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender. Foram palestras sobre técnicas de sublimação e transfer, novas tendências, além de conceitos de gestão, marketing, redes sociais e mais tópicos que fazem parte da rotina de quem atua na área.
Felipe Soares, diretor da Print Center e organizador da Ilha da Sublimação por mais um ano, relata o sucesso do evento: "O balanço que fazemos da Ilha da Sublimação na FESPA Digital Printing 2023 é o gostinho de quero mais! Foi um momento de pessoas que não sabiam nada e tomaram a decisão de empreender, e também de empreendedores veteranos que descobriram novas tecnologias e caminhos. Tivemos uma diversidade grande de conhecimento, teve distribuição de brindes, o povo cantou com a gente na Ilha da Sublimação, enfim, foi gerada uma energia e estamos com bateria carregada até 2024!".
O público aprovou a iniciativa. Wagner Amaral e Herta Amaral, de São Paulo, aproveitaram ao máximo o evento: "Viemos no ano passado para visitar a feira, mas não tivemos tempo suficiente para a Ilha. Então resolvemos vir este ano novamente para chegar mais cedo e curtir melhor. Tivemos a grande satisfação de aproveitar este momento na Ilha da Sublimação. Ganhamos brindes que não estávamos esperando. Conseguimos agregar conhecimento em algo que a gente já trabalha".
Wagner completa: "Trabalho com sublimação há mais de quatro anos. Estou com a minha esposa e hoje viemos agregar conhecimento de tudo aquilo que a gente já vem aprendendo no nosso dia a dia. Então é mais um motivo para agradecer. A feira vai agregar muito ainda no nosso trabalho porque essa área de atuação, tanto de sublimação como laser, a cada dia vem nos surpreendendo porque sempre tem novas tecnologias, novas maneiras de fazer o que nós fazemos e com mais tranquilidade".
Alexandre Pires de Carvalho Neto veio de Brasília para São Paulo especialmente para a Ilha da Sublimação e acompanhou todas as palestras: "Quero aprender mais sobre a área que trabalho, que é o mercado de sublimação e transfer, buscando sempre aprimorar nosso trabalho. A gente já procura oferecer um serviço de qualidade ao cliente, mas qualidade é obrigação, então temos que levar mais e isso eu vim buscar na Ilha da Sublimação. É uma oportunidade única. Quem não veio pode ter certeza que perdeu muita coisa. Apesar de toda experiência que já temos no mercado, estamos sempre aprendendo mais, e é uma grande oportunidade estar aqui junto com pessoas como Felipe, Tiago, Rubens ou com Alex Falcão, que é o precursor da Ilha da Sublimação. Todo esse esse know-how que a gente vem buscar aqui só enriquece nosso trabalho para estarmos sempre levando mais ao nosso cliente final".
Arena Maker e Espaço 3D
A Arena Maker apresentou novos conceitos de gestão, controle de cor e uso de redes sociais com o suporte de entidades como Abigraf, Senai e Sebrae, assim como mostrou como criar objetos diferenciados com o uso de termoplásticos, com apoio da VP Máquinas e seus parceiros.
Ana Paula Paschoalino, diretora da VP Máquinas e coordenadora da Arena Maker, relata a evolução da iniciativa: "Na Arena Maker, abrangemos outros tópicos além do acrílico, como a impressão digital UV sobre planos, que tem muito campo para se expandir. Foi muito bom ver pessoas que vieram buscar informação sobre colagem e outros tópicos. Na primeira vez que fizemos o Maker sobre acrílico, fomos plantando a sementinha e, agora, estamos vendo a Arena lotada com profissionais sedentos por informação. É uma vitória de todos nós, sabendo que o acrílico está mais presente do que nunca nesse ramo gráfico e de comunicação visual".
Entre as novidades, o Espaço 3D surpreendeu. Além de palestras sempre cheias, o empresário de impressão entendeu, na teoria e na prática, o real impacto da impressão 3D em suas empresas, observando a produção de peças em tempo real tanto na parceria com o Universo da Criatividade como nos estandes das empresas do mercado que aumentaram suas participações no evento. O foco foi mostrar que a impressão 3D pode sim ser aplicada a mercados como o de brindes e comunicação visual. O balanço final foi de que, certamente, a área de 3D terá enorme força nas próximas edições da FESPA Digital Printing.
Rodrigo Dinardi, que comanda o Universo da Criatividade e coordenou o Espaço 3D, ficou feliz em ver a interação entre 3D e impressão: "O Espaço 3D foi um projeto único. Levamos muita informação através das palestras, colocamos impressoras, de diferentes portes e necessidades, para rodar peças em tempo real, e mostramos que o 3D com a área gráfica e de comunicação visual estão totalmente ligados. O mais interessante é que conseguimos desmistificar a visão de que o 3D é inalcançável ou demanda um forte investimento. Pelo contrário, entrar no 3D é simples e demonstramos aqui. Temos a certeza que o Espaço 3D vai crescer muito no próximo ano".
CAMBEA Super Fast e Eco Factory
O CAMBEA Super Fast, com realização da Alltak, fez sua estreia com êxito, em uma divertida competição de envelopamento mostrando o poder da comunicação visual não só na área automotiva como na decoração de ambientes e objetos. A nova prova tinha como missão descobrir quem conseguia envelopar com mais rapidez e qualidade itens como retrovisor, porta de madeira, vidro de janela, porta de van e capô de veículo. O campeão foi Robson Estevão Santana Motta, que levou para casa R$ 5 mil e brindes.
Marcelo Souss, diretor da Alltak e organizador do CAMBEA Super Fast, falou das expectativas pré-evento e como foi a realização: "Na FESPA Digital Printing deste ano, mudamos o formato do Cambea. Era um desafio deixar o Cambea mais próximo ao público que visita a feira. Então tínhamos a expectativa de como seria e demos o nome de CAMBEA Super Fast. Foi um sucesso de aceitação de todos, foi unânime que esse formato novo prestigiou mais os envelopadores, e essa era a meta mesmo".
A ideia é fazer com que a iniciativa cresça ainda mais: "Junto com a FESPA, a gente conseguiu tornar o CAMBEA Super Fast um sucesso e esse evento com certeza vai crescer muito. Conseguimos torná-lo o ponto de encontro do envelopador aqui dentro da feira, então a gente está muito feliz com esse resultado novo, e tenho certeza que mais ideias virão", completa.
Por fim, a FESPA Digital Printing mostrou ao vivo a fábrica inteligente de produção sob demanda de camisetas, bolsas e outros produtos de vestuário na Eco Factory, em parceria com o Grupo Bloom e Kornit Digital. Durante a feira, os visitantes entenderam este conceito de fabricação industrial e tiraram dúvidas, compreendendo como o pensamento 4.0 já está presente na indústria.
Felipe Sanchez, diretor do Grupo Bloom, celebrou o sucesso da Eco Factory: "É uma alegria enorme participar da FESPA, uma das maiores plataformas do mundo quando se fala em impressão digital, e trouxemos aqui o conceito de Eco Factory, um grande sucesso na feira. Mostramos que o futuro da impressão digital têxtil é on demand e fizemos ao vivo produções de clientes, sem uso de água, 100% com pedidos que já foram vendidos, então é a impressão digital, não só no aspecto decorativo, não só no aspecto de ser lindo, colorido, mas sob o aspecto de mudar o supply chain de começar a produzir aquilo que realmente já foi vendido. E é lá que está a sustentabilidade, então muito se falou sobre sustentabilidade sob a ótica de produzir aquilo que eu realmente já tenho demanda e, com isso, atacar de frente o problema clássico do têxtil de que 24% do que se produz não é vendido no preço target".
FESPA Expert
Para levar conhecimento o ano todo, a APS e FESPA, além de divulgar notícias, artigos e reportagens em seus canais de comunicação, promoveram o FESPA Expert, projeto que reúne especialistas que vivenciam o mercado e sabem de suas dores e demandas. Nesta edição, participaram Luciana Andrade, Felipe Soares, Marcelo Giovanelli e Tiago Ferraresi, que debateram visões sobre o setor, o que já fizeram e seguem fazendo para se manterem competitivos e como seguir lucrativo. Durante a feira, todos estiveram presentes e conversaram com os visitantes, além de palestrarem nas Áreas de Conhecimento.
Alexandre Keese faz um balanço das iniciativas: "A APS e a FESPA têm um enorme orgulho dos parceiros que construíram durante esta última década. São profissionais que dedicam seus esforços a colaborar com o contínuo desenvolvimento de nosso setor. Neste último ciclo, foram incontáveis parceiros, passando pelo time do FESPA Expert, que a cada semana entregava um conteúdo fantástico, uma série de convidados, especialistas ajudando nos conteúdos e todos que emprestaram seus tempos para palestras em nossas Áreas de Conhecimento. Só podemos agradecer a todos e garantir que seguiremos depositando nossos esforços para promover uma comunidade de impressão mais unida e bem preparada".
FESPA Digital Printing 2024
A partir de agora todas as atenções se voltam para a FESPA Digital Printing 2024, confirmada de 11 a 14 de março de 2024 novamente no Expo Center Norte, em São Paulo. Várias novas iniciativas já estão sendo pensadas pelos times da APS Eventos Corporativos e FESPA para encantar o visitante da principal feira do setor. Seguindo com o foco de reinvestir na elevação do mercado, a FESPA promoverá o FESPA Brasil Fórum no segundo semestre, e seguirá produzindo conteúdo focado nas necessidades do visitante em seu site e redes sociais.