O Brasil atravessou a maior crise institucional da história de sua democracia, isto mesmo, ATRAVESSOU!!!
No mercado de Comunicação Visual não foi diferente. Desde 2015, todos os fabricantes, distribuidores e convertedores passaram por situações difíceis, pois a economia recuou, impactando até mesmo o setor que sempre foi o grande propulsor da mídia offline em tudo que é PDV (ponto de venda).
O fato fez o mercado ir à procura de produtos de baixa qualidade e acontecer uma verdadeira “guerra de preços”, reduzindo as margens de lucros em toda a cadeia produtiva. A consequência trágica para aqueles empreendedores que não conseguiram “fazer o dever de casa” foi o fechamento de seus negócios e, ainda pior, muitos ainda estão carregando uma carga negativa de dívidas e tributos que poderá perdurar pelos próximos anos.
Mesmo com todo este cenário negativo dos últimos anos, o segmento cresceu. Aliás, continua crescendo. O número de fabricantes, distribuidores e convertedores aumentou e muito e para 2020 as expectativas são excelentes. Porém, será preciso mudar algumas coisas importantes: nós, profissionais da CV temos que rever nossos conceitos e ter atitude empreendedora, seja pessoal ou empresarial.
Empreendedores que controlam realmente seus negócios buscam valorizar seus produtos e serviços, lutam para conhecer melhor e reduzir suas despesas, minimizar seus erros, reduzir desperdícios, elevar e agregar melhor qualidade em seus processos.
Então, chego a uma conclusão que o segredo das boas empresas definitivamente não está no preço e sim em fatores organizacionais estratégicos, tais como:
# Planejamento e Execução – pensar, organizar, estabelecer metas e executar controlando periodicamente;
# Pessoas Certas e Treinadas – se tiver alguém que não contrataria novamente, demita-a, contrate novos e treine-os;
# Estruturas Adequadas – é preciso atentar-se para os processos práticos e versáteis, prudência nos investimentos;
# Mercados Alternativos – reveja seu negócio, faça uma análise detalhada (fatos e dados), pense em novos mercados;
# Equipamentos – existem novos equipamentos e ferramentas que facilitam processos e geram melhores lucros;
# Produtos/Serviços – sua percepção de qualidade pode ser muito diferente da percepção do seu cliente, atenção;
# Comunicação – sua empresa precisa ser especialista nisso, pois é o seu negócio;
# Força de Vendas – você tem um Plano de Vendas? Estabeleceu suas metas? Se não, corra: ainda dá tempo;
# Controle – muito controle (fazer mais com menos), lembre-se: quem não controla não gerencia;
# Liderança – procure bater as METAS com seu TIME e fazer o CERTO. Pronto! Será sucesso garantido.
O País voltou a crescer e as expectativas para 2020 são animadoras, então é preciso acreditar e “fazer o dever de casa” para aproveitar todas as oportunidades que o segmento irá nos oferecer.
Perceba que juntos podemos fazer melhor pela Comunicação Visual de nossa região e consequentemente do Brasil. Não podemos aceitar adaptações, improvisações e outras “gambiarras” sugeridas por pessoas/empresas não éticas e que acabam prejudicando e desvalorizando todo um segmento. Será muita imprudência do gestor líder.
O profissional de CV precisa ser diferenciado, desafiador, competente, resiliente, enfim obstinado por resultados positivos e inquietos com as coisas erradas.
No geral, precisamos de pensamentos e ações diferentes para obter RESULTADOS diferentes.
Lembre-se, VOCÊ é o melhor Consultor de VOCÊ mesmo.
Salvador-BA, janeiro de 2020.
Aguilar Lopes – Coach em Comunicação Visual