Artigo: Analisando as oportunidades de crescimento na impressão 3D

Existem oportunidades para empresas de impressão tradicionais no mercado de impressão 3D e, em caso afirmativo, como elas devem assumir esse trabalho?

Artigo: Analisando as oportunidades de crescimento na impressão 3D

Existem oportunidades para empresas de impressão tradicionais no mercado de impressão 3D e, em caso afirmativo, como elas devem assumir esse trabalho? O especialista da FESPA global, Rob Fletcher, falou com alguns dos principais nomes do setor para descobrir.

A impressão 3D é uma das áreas de impressão mais comentadas nos últimos anos, e com razão, com muitas das aplicações e projetos nessa área atraindo manchetes fora do setor. Seja criando partes do corpo para uso em operações ou produzindo peças para a Estação Espacial Internacional, aparentemente há muito com o que se animar.

Mas onde a impressão 3D se encaixa no mix de impressão tradicional? Embora a impressão 3D possa ser impressão por natureza e técnica, está muito longe da tinta no papel a que muitas empresas de impressão estão acostumadas.

Aqui, a FESPA global, através de seu especialista Rob Fletcher, conversa com dois grandes fabricantes do mercado de impressão 3D para saber mais sobre a tecnologia envolvida com esses aplicativos e como eles podem assumir esse tipo de trabalho.

Amplie seus horizontes

A Massivit 3D fornece soluções de impressão 3D para clientes em todo o mundo. Gaspare Bugli, gerente geral da Massivit 3D para a região da Europa, disse que a impressão 3D é um mercado realista para empresas de impressão tradicionais, explicando que muitos dos clientes do fabricante tradicionalmente produziam displays e pontos de venda ou pontos de compra com papelão ondulado ou outros materiais. mas sua criatividade muitas vezes se limitava ao material que estavam usando.

Legenda: Massivit 5000 da Massivit 3D foi projetada para superar as barreiras convencionais de impressão 3D relacionadas à velocidade e tamanho

“Você só pode dobrar uma prancha de papelão até um certo limite”, disse Bugli. “Usando a impressão 3D você não tem restrições: você pode projetar e produzir qualquer coisa que possa imaginar – seja de um arquivo CAD ou uma digitalização.

“Você pode obter detalhes intrincados para produzir displays ou pontos de venda dimensionais e impressionantes. A impressão 3D permite a produção de geometrias que eram historicamente muito caras para produzir ou simplesmente impossíveis. Ele permite uma marca confiável por meio da precisão digital e substitui os métodos de fabricação que consomem muita mão de obra.

“Hoje, as linhas entre os aplicativos de comunicação visual e os de outros setores, como design de interiores, são borradas, permitindo que fornecedores e impressores expandam seus serviços para acomodar sua clientela e oferecer aplicativos novos e exclusivos para sua clientela e clientes em potencial, ao mesmo tempo em que obtêm maiores margens de lucro.

“Um dos benefícios mais comuns relatados pelos clientes da Massivit 3D é a capacidade de penetrar em novos mercados com a ajuda de sua impressora 3D de grande formato – incluindo adereços e cenários de filmes, estandes de exposição personalizados, pontos de selfie para eventos e parque de diversões 3D interativo. Não há tecnologia melhor para exibições experimentais.”

Nesta nota, o que você deve procurar ao comprar uma impressora 3D? Bugli disse que, quando comparado a tecnologias de escultura ou subtrativas, como usinagem CNC, a qualidade e os detalhes que podem ser alcançados com uma impressora 3D é um “divisor de águas”.

Uma impressora 3D de grande formato e alta qualidade pode imprimir uma espessura de camada de 0,5 mm a 1,5 mm, enquanto usa recursos de configuração como o modo de resolução variável nas impressoras 3D Massivit, Bugli diz que usuários podem combinar alta velocidade de impressão com qualidade durante mesma impressão.

“Uma boa máquina também simplifica seu fluxo de trabalho de impressão 3D”, disse ele. “Ele deve ter uma interface amigável, algoritmos de corte avançados e automatizados para otimizar seus arquivos 3D e monitoramento e operações remotos para permitir a impressão autônoma e reduzir a mão de obra necessária.”

Legenda: A campanha Dimensional BRU impressa em 3D pela 3Motion usando o kit da Massivit 3D

Olhando para o que a Massivit 3D tem a oferecer, Bugli disse que o modelo mais recente vem na forma da Massivit 5000, acrescentando que ela foi projetada para superar as barreiras convencionais de impressão 3D relacionadas à velocidade e tamanho.

Os recursos da máquina incluem um sistema de material duplo, permitindo que um material diferente seja impresso em cada cabeça de impressão simultaneamente e fornece um volume de construção gigante, permitindo que as peças sejam impressas em até 1,8 m em questão de horas.

“Desde o lançamento da Massivit 5000 em 2021 e o desenvolvimento de novos materiais - como o material de alta definição DIM 110, o material retardante de chama DIM 20-FR e o material transparente DIM 300 - a Massivit 3D penetrou em vários novos segmentos de mercado que exigem fabricação personalizada, prototipagem e pós-vendas”, disse Bugli.

“Todos esses aplicativos adicionais permitem que nossos clientes diferenciem seus negócios dos concorrentes, oferecendo uma gama mais ampla de serviços. Isso é particularmente pertinente devido ao feedback que recebemos de nossos clientes sobre a necessidade de expandir sua oferta devido à pandemia de Covid. A impressão 3D de grande formato oferece essa possibilidade.”

Pesquise o mercado

Também equipada para apoiar as empresas do setor de impressão 3D está a Mimaki, que oferece diversas opções. O gerente de produto Mark Sollman disse que a impressão 3D pode ser um mercado realista para empresas de impressão mais tradicionais, mas é importante que as empresas pesquisem antes de comprar uma impressora 3D.

Legenda: A 3DUJ-2207 é a mais recente impressora 3D de nível básico da Mimaki com recursos de modelagem em cores

“Ou seja, isso deve ser para identificar que tipo de aplicativos eles querem criar e qual mercado eles gostariam de atingir”, disse Sollman. “De qualquer forma, devido à sobreposição, sua experiência na indústria de impressão pode realmente ajudá-los a identificar oportunidades e navegar no mercado de impressão 3D.”

Em termos do que as impressoras devem procurar ao investir em um novo kit de impressão 3D, Sollman disse que existem três áreas de maior importância. Em primeiro lugar, confiabilidade; ele disse que os usuários devem considerar por quanto tempo a máquina é capaz de funcionar ininterruptamente, bem como se o fabricante que fez a impressora é confiável o suficiente e capaz de fornecer serviço e suporte, se e quando eles precisarem.

Sollman disse que as empresas de impressão também devem verificar se a máquina pode fornecer resultados consistentes repetidamente, bem como se é capaz de acompanhar a demanda.

“Em termos de qualidade de impressão, depende muito dos requisitos de cada cliente – ou seja, eles precisam de impressão 3D colorida ou quão detalhado eles gostariam que o modelo fosse”, disse ele.

“Devido aos recursos completos de cores e ao alto nível de precisão, os clientes usam nossa máquina de impressão 3D para produzir modelos em escala precisos para a crescente indústria de animação e jogos, juntamente com modelos médicos para fins educacionais. Há também outros caminhos para a impressão 3D colorida, como sinalização 3D, modelo arquitetônico e prototipagem de produtos.”

Expandindo isso, Sollman escolhe algumas das máquinas disponíveis da Mimaki que são adequadas para empresas de impressão que estão mudando para a impressão 3D. A mais recente impressora 3D colorida é a 3DUJ-2207, uma impressora 3D básica com recursos de modelagem colorida.

“O rótulo de nível básico não significa que haja algum lapso na qualidade do acabamento ou consistência”, disse ele. “É puramente uma versão menor do 3DUJ-553 e, portanto, ideal para as linhas de produção menores encontradas em agências de design.”

Também disponível na Mimaki está o 3DUJ-553 maior, que pode ser encontrado em linhas de produção maiores e pode executar a nova tinta pura e transparente da Mimaki, MH-110PCL, lançada no início deste ano.

“Projetada especificamente para a impressora 3DUJ-553, esta nova tinta oferece grande clareza na modelagem e é uma grande melhoria em relação à nossa tinta transparente anterior, que tinha um tom amarelado distinto”, disse Sollman. “Combinado com a capacidade de imprimir em mais de 10 milhões de cores, esta nova tinta abriu uma área para modelagem mais detalhada, para modelos médicos, modelos arquitetônicos e muito mais.”

Embora talvez ainda seja um conceito estranho para o provedor de serviços de impressão tradicional, falando com especialistas nesse mercado, fica claro que existem oportunidades de crescimento na impressão 3D. Sim, a tecnologia pode levar algum tempo para se acostumar, estar equipada com a máquina certa, certamente há espaço para crescimento neste setor empolgante.

Fonte: FESPA.com

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil